Topo
E-mail redacao@noca.com.br
Faça do NOCA sua home Página inicial
Data Sexta-feira, 18 de janeiro de 2019
Anuncie Anuncie
       
Topo
Mural
BOM DIA! LÉA, quero ouvir a musica Miragem no Deserto com a Banda Noda de Cajú. Abraç...
FLAVIO VILANOVA ''O ADVOGADO", BRASILIA - DF
Boa noite! MEREÇO GANHAR PORQUE SOU FÃ DO PORTAL NOCA E DESSA DUPLA !ALEM DISSO, ACOMPANHO...
LIDINEIA DOS SANTOS ALMEIDA PINHO, Caxias ma - MA
+ mais mensagens
 
Faça sua Busca!

Notícias Colunas
Jotônio Vianna

Voto camarão?

Aumentar Fonte   Diminuir Fonte
 
10/05/2014 12:00h

Ainda em consequência da 'queda' de Luís Fernando (PMDB), e agravado pelos recorrentes disparates entoados por Lobão Filho (PMDB), parte dos sarneyzistas que têm pretensão de concorrer a uma vaga de deputado estadual ou federal no leste maranhense agora dizem que a disputa majoritária se tornou secundária em seus planos.

Nos bastidores, ouve-se que principalmente os 'fernandistas' órfãos da região já estariam pondo em prática a velha tese do 'voto camarão' na hora das negociações políticas que visam à disputa estadual proporcional. O intuito seria jogar a discussão da cabeça de chapa para escanteio, desde que isso facilite os acordos. O argumento se basearia na ojeriza dos 'fernandistas' locais a Lobão Filho e à incompatibilidade destes com Flávio Dino (PCdoB). Não há ainda declaração pública que confirme a estratégia, mas os rumores sobre isso surgem em conversas reservadas.

A ideia não é original, como se sabe, pois o apelo ao voto camarão é comum na Princesa do Sertão inclusive nas disputas municipais, quando muitos candidatos a vereador orientam e liberam seus cabos eleitorais a pedir voto para o candidato a prefeito que quiser, desde que lhe permaneçam fiéis. A novidade no caso é o instituto do voto camarão ser defendido em Caxias também na presente disputa majoritária estadual. Antes, era impensável aliados do clã Sarney na região ignorar as determinações emanadas do QG político da oligarquia instalado na capital.

Reação

Visto por esse prisma, a decisão de não votar ou não defender a cabeça de chapa do grupo Sarney seria uma reação clara dos aliados do leste maranhense à escolha do nome Lobão.

Apoio

.Mais: a prática do voto camarão, assim estabelecida, beneficiaria o candidato Flávio Dino, pois neste momento é Lobão Filho quem mais precisa de manifestações de apoio pelo interior do estado.

Dificuldades

.A concentração de 'Lobinho' na capital, por si só, aponta para as dificuldades que o candidato tem enfrentado nas tentativas de fechar acordos com lideranças interioranas.

Não arriscou

.Após o lançamento de seu nome como substituto de Luís Fernando, por exemplo, o candidato a governador sarneyzista ainda não arriscou se deslocar até o leste maranhense.

Secretaria

Comentários enviados à Coluna frisam que a desconexão no governo Léo Coutinho (PSB) se daria pelo fato de que "cada secretaria parece funcionar como uma prefeitura independente". E que dessa forma "cada secretário é um prefeito".

Brejo

. Ora, a descentralização, em princípio, é positiva, mas quando o secretário passa a acreditar que é intocável e, por isso, pode fazer o que lhe der na telha, aí a vaca vai para o brejo.

Norte

.Pois, afinal de contas, quando o povo escolhe o prefeito é porque acredita que ele, sim, dará o norte na condução administrativa e que aos seus auxiliares caberá a tarefa de executar as ordens emanadas do gabinete principal do Palácio da Cidade.

Fonte

.Na verdade, a fonte dos principais problemas da gestão Léo Coutinho é a extrema heterogeneidade da base aliada, que ao fim se mostra apenas um amontoado de lideranças políticas que se lixa para a opinião pública.

Buraco

.A falta de compromisso político-partidário que assegure minimamente a determinação de olhar as demandas coletivas dissociadas dos interesses individuais, porém, pode levar toda essa mesma base aliada para o buraco junto com o prefeito. E aí nem mel nem cabaça.

Protesto

Uma multidão saiu em protesto, ontem, à liberdade do assassino confesso da jovem Sayara Campos, morta a facadas pelo marido Alysson Silva, na Vila Lobão, onde morava o casal.

Protesto II

.Centenas de pessoas nas ruas de Caxias, a maioria vestida de branco, empunhavam faixas e cartazes rogando justiça às autoridades. Principal mira do protesto, a Polícia, Judiciário e Ministério Público.

Museu

Na 12ª Semana de Museus, de 12 a 16, o Memorial da Balaiada em Caxias, no Morro do Alecrim, contará com uma programação especial.

GONZO

 Vende-se - Um 'Guru' regional andou 'vendendo' o resultado de uma pesquisa na Assembleia Legislativa, recentemente!!! Principalmente no item da aferição que tratou da candidatura de deputado estadual, os olhos da figura esbugalhavam ao apontar os supostos preferidos do eleitor!!!

 Propaganda - Em tempo de tanta propaganda política na tevê e rádio, vale lembrar que quem paga pela chamada 'propaganda gratuita' somos todos nós, os cidadãos, pois as emissoras abatem o custo dela no imposto devido, e pelo valor da 'tabela cheia', a que não se aplica a nenhum anunciante comum!!!

| Versão para Impressão | Enviar por e-mail |
Últimas Notícias Colunas Anteriores
29/05 - Posição estratégica
22/05 - Falta de foco
17/05 - Estupefação em Caxias
10/05 - Voto camarão?
09/05 - Coisa amarrada
08/05 - Velhos ardis
04/05 - O poder que se esvai
03/05 - Efeito união
30/04 - Parece pouco?
27/04 - Do zero
*As informações, notícias e opiniões expressadas neste espaço são de inteira responsabilidade do colunista.
Rádio Online
TV Online

Tv Ofértas Seu canal de compras (play Boy)
Publicidade
Resolução Mínima de 800x600 © Copyright 2007, Noca.com.br
Desenvolvido por Mundi Brasil