Topo
E-mail redacao@noca.com.br
Faça do NOCA sua home Página inicial
Data Quinta-feira, 21 de fevereiro de 2019
Anuncie Anuncie
       
Topo
Mural
Gostaria de saber onde posso visualizar a lista dos convocados, concurso de Caxias Ma. Mesmo sabendo...
werbete lima, parauapebas pa - PA
BOM DIA! LÉA, quero ouvir a musica Miragem no Deserto com a Banda Noda de Cajú. Abraç...
FLAVIO VILANOVA ''O ADVOGADO", BRASILIA - DF
+ mais mensagens
 
Faça sua Busca!

Notícias Colunas
Entrevistas
Prefeito eleito Léo Coutinho concede entrevista exclusiva ao Portal Noca
Aumentar Fonte   Diminuir Fonte
 
09/10/2012 18:00h

No dia 07 de outubro de 2012 foram realizadas, em todo o país, as eleições municipais para Prefeito e Vereador. Em Caxias, o advogado Léo Coutinho (PSB), de 30 anos, casado, sucessor do atual gestor municipal Humberto Coutinho, foi eleito o novo Prefeito de Caxias. Com 40.004 votos, o equivalente a 53,80% dos votos válidos, Léo Coutinho concedeu entrevista exclusiva ao Portal NOCA logo após as eleições.

NOCA: Como você avalia a sua campanha eleitoral durante os últimos três meses?

Léo Coutinho: Nós procuramos fazer uma campanha ética. Apesar de todo o ataque, inclusive pessoal, eu acho que a arma do candidato é a palavra; mas a palavra tem que usada falando de propostas, de sonhos, falando do seu currículo, falando do que fez. Já os demais cinco candidatos me atacaram pessoalmente e isso é muito feio à democracia. O candidato não pode achar que vale tudo para chegar à prefeitura. Nós fizemos uma campanha limpa, honesta, respeitando todos os candidatos. Fico um pouco triste pela maneira que alguns conduziram, com base em ofensas e mentiras, além do abuso claro de meios de comunicação, mas graças a Deus o bem venceu.

NOCA: Na sua opinião, qual será o maior desafio durante a gestão municipal?

Léo Coutinho: Eu sou servidor há 11 anos. A minha geração já está no serviço público. Eu tenho amigos delegados, promotores, procuradores da república, e a nossa geração já está trabalhando muito pelo Maranhão, pelo Brasil. É bom ares novos, oxigenar. Nós queremos fazer um governo com duas premissas: "planejamento e metas". Uma política de meritocracia, para que realmente aqueles caxienses, aquelas pessoas que queiram trabalhar para o município tenham chance. Pretendemos muito focar em uma administração moderna, atual. Transparência, nós queremos dar uma ouvidoria eficiente através do nosso portal. Eu quero ter um contato com o povo. Cada secretário terá que me apresentar suas metas e eu vou cobrar que estas metas sejam atingidas.

NOCA: O facebook foi uma ferramenta bastante utilizada durante sua campanha política, além da promoção pessoal, mas também para manter contato direto com seus eleitores. Você pretende continuar utilizando esta rede social?

Léo Coutinho: O facebook hoje já é um costume da grande maioria das pessoas. Ele é uma mídia muito válida por que é um espaço aberto, democrático, onde todo mundo pode falar, pode deixar sua opinião. Eu pretendo que o próprio governo municipal utilize este canal. Além do canal de rádio, televisão, eu quero usar muito o Facebook para dar satisfação para o povo caxiense do nosso trabalho. Inclusive através desta rede queremos também acatar sugestões e críticas, que são importantes para o nosso crescimento. O povo me delegou os poderes para administrar nossa cidade e o povo tem direito de acompanhar e me cobrar.

NOCA: Fale algumas de suas propostas para os setores públicos.

Léo Coutinho: Nós pretendemos dar atenção para todos os setores. Na segurança, por exemplo, queremos investir no sistema de vigilância de câmera e parceria maciça com a Polícia Militar. Na educação, o atual prefeito trabalhou muito a infraestrutura. Quando o atual prefeito assumiu em 2004, as escolas estavam em situações muito precárias e hoje Caxias tem uma estrutura muito boa nas escolas, sendo reconhecida como uma das melhores do interior não só do Maranhão, mas do Nordeste. Agora a nossa meta é trabalhar a qualidade do ensino. Na habitação o atual prefeito já conseguiu 1.000 casas, que já estão sendo feitas, e já está trabalhando para conseguir mais 1.000. Essas obras devem terminar até o meio do ano que vem e meu dever será continuar esse trabalho. Eu vou garantir que essas casas sejam feitas com qualidade, como foram feitas no Residencial Eugênio Coutinho, e mais do que tudo garantir pela regularidade do processo de escolha dos beneficiários, para que realmente quem ganhe a casa sejam pessoas necessitadas.

NOCA: O que você acha que será o grande diferencial entre sua gestão e a do atual prefeito Humberto Coutinho?

Léo Coutinho: O atual prefeito é reconhecido por todos como o maior prefeito da história de Caxias. Trabalhou muito, fez muito e quem vai continuar governando a cidade é um grupo político, onde ele é o líder. Ressaltamos que quem fez Caxias ser muito melhor do que era 8 anos atrás foi um grupo. Eu não tenho como fazer nada só e nesse grupo ele errou e acertou ao longo destes anos e pretendemos trabalhar principalmente em cima destes erros. Vamos manter o que está bom, que já tem muito, e consertaremos o que erramos durante este tempo.

NOCA: Como funcionará este período de transição de governo?

Léo Coutinho: Nessa semana quero descansar. Minha mulher está a ponto de dar a luz o nosso segundo filho e quero dedicar este tempo a minha família. Mas já daqui a duas semanas eu vou montar uma equipe de transição, onde já veremos alguns nomes, de quem irá permanecer, o que vai mudar, porque no dia 1º de janeiro já pretendemos iniciar nosso trabalho com todo vapor. Graças ao apoio do atual gestor, teremos a liberdade de visitar pessoalmente todos os setores da prefeitura. Queremos desde já esclarecer que as pessoas que eventualmente saírem não significa que foram incompetentes ou que não trabalharam bem. Quem vai ser o prefeito agora é o Léo e não mais o Humberto, apenas nós temos que oxigenar.

NOCA: Você investirá em concurso público durante a sua gestão?

Léo Coutinho: O Dr. Humberto realizou alguns concursos e eu também farei concurso. Eu sou concursado, servidor publico por concurso e darei a mesma chance aos nossos caxienses. E a questão do concurso nem é uma decisão minha, ela vem da própria Constituição Federal. Então não é o prefeito Léo que quer, é a Constituição Federal que determina o concurso. A razão do concurso é a isonomia, a igualdade. Todo mundo tem direito de ocupar um cargo publico e o concurso público é uma forma de passar a peneira. Caxias precisa dos melhores do lado de Caxias e a maneira que temos de escolher os melhores é pelo concurso. Agora nós pretendemos que sentar no mês de janeiro e fazer o planejamento para ver as nossas reais necessidades.

NOCA: Como você vê a relação vereador e prefeito em uma administração pública?

Léo Coutinho: Na minha opinião, qualquer vereador que quiser conversar comigo, mesmo não sendo do nosso grupo, é a minha obrigação como prefeito recebê-lo. Eu quero crer que essas pessoas que se elegeram como vereadores, mesmo não sendo do nosso grupo, tem que ter uma coisa em mente: "acabou a eleição, agora nós só temos apenas um lado, o lado do povo". Então vamos esquecer o lado pessoal e tratar de trabalhar para o povo. Ter uma postura de pessoas que querem realmente trabalhar para a cidade e não ficar com picuinha política. Picuinha política acabou. Agora é hora de trabalho.

NOCA: As eleições 2012 em Caxias foram marcadas em sua maioria pela participação e vitória de candidatos jovens. Para você, também como um dos novos candidatos eleitos, qual a importância da juventude na política?

Léo Coutinho: Estou muito satisfeito de estar começando minha vida política ao lado de jovens, mas é muito importante também ter os companheiros mais experientes. Eu acho que será muito bom para Caxias, conciliarmos experiência com vontade. O jovem com a garra, a vontade, mas a experiência também para que não repitamos atitudes falhas por outras gestões.

NOCA: Suas considerações finais.

Léo Coutinho: Quero agradecer novamente ao povo de Caxias pela grande vitória. Que o bem venceu o mal. Já diz a bíblia que o mal não tem que ser combatido com o mal e sim com o bem. Quero parabenizar tanto o Portal Noca como a Rádio Tropical FM, na pessoa do Catulé Jr., meu amigo, uma pessoa que eu admiro, uma promessa política de Caxias também. De um lado tivemos alguns meios de comunicação, pessoas que se dizem jornalistas, que eu tenho certeza que envorganham toda a classe, mas apesar de tudo o jornalismo de Caxias está de parabéns. E conto com vocês no meu governo, para denunciar, me ajudar a fiscalizar e trabalhar. A imprensa de Caxias, eu tenho certeza, que irá nos ajudar muito nesses 4 anos que virão.

Últimas Notícias Confira Outras Entrevistas Listar Todas
05/09 - Polícia apreende veículo clonado com vereador no Maranhão
30/05 - Motociclista morre em acidente de trânsito em Caxias
07/05 - Motociclista morre após perder o controle e bater em árvore na zona rural de Caxias
25/04 - Flanelinha mata mototaxista a facadas no Centro
22/04 - PM captura foragido da Justiça no bairro Itapecuruzinho
08/04 - Lula responde a seis ações penais e é alvo de duas denúncias
04/04 - Deadpool muda o uniforme e apoia a luta contra o câncer
31/03 - ''Querem tirar Temer da vida pública'', diz Planalto sobre Operação Skala
30/03 - Colisão entre moto e caminhão deixa dois mortos na BR-226, em Caxias
27/03 - Inauguração do Mirante da Balaiada contará com show de Paulo Ricardo
Rádio Online
TV Online

Tv Ofértas Seu canal de compras (play Boy)
Publicidade
Resolução Mínima de 800x600 © Copyright 2007, Noca.com.br
Desenvolvido por Mundi Brasil