Topo
E-mail redacao@noca.com.br
Faça do NOCA sua home Página inicial
Data Quinta-feira, 21 de fevereiro de 2019
Anuncie Anuncie
       
Topo
Mural
Gostaria de saber onde posso visualizar a lista dos convocados, concurso de Caxias Ma. Mesmo sabendo...
werbete lima, parauapebas pa - PA
BOM DIA! LÉA, quero ouvir a musica Miragem no Deserto com a Banda Noda de Cajú. Abraç...
FLAVIO VILANOVA ''O ADVOGADO", BRASILIA - DF
+ mais mensagens
 
Faça sua Busca!

Notícias Colunas
Entrevistas
Queimadas, o que é proibido: TenCel Paulo Cesar tira as dúvidas
Aumentar Fonte   Diminuir Fonte
 
09/09/2015 16:37h

Iniciamos o B-R-O bró, nome dado para a época mais quentes do ano (setemBRO, outuBRO e novemBRO). Nesse período é comum aumentarem as queimadas o que faz nosso clima ficar ainda mais quente e cheio de cinzas.

Pensando nisso o Portal NOCA fez uma entrevista no Corpo de Bombeiro com o Tenente Coronel Paulo Cesar, para esclarece as principais dúvidas da população caxiense a respeito das queimadas.

NOCA Boa Tarde Coronel. Para darmos início é proibido fazer queimadas?

TenCel Boa tarde, na verdade as queimadas não são proibidas. O que deve se obedecer é uma prescrição de como executar essas queimadas.

A lei ambiental proíbe você de executar se elas não tiverem na legislação, como por exemplo, quando é próximo das redes de distribuição de energia elétrica, ferrovias ou rodovias e fontes e rios. No primeiro casos, a pessoa tem que guardar uma distância mínima de 100 (cem) metros aproximadamente; Já no segundo, essa distância é de 15 (quinze) metros. E no último essa distância é de aproximadamente 50 (cinquenta) metros.


NOCA O que característica uma verdadeira queimada?


TenCel Deve ser em relação ao dano que ela pode provocar. Pois digamos que em quanto à queimada está sobre controle ela não está sendo feito de forma de desordenada. Já que a pessoa, a partir do momento, começa a fazer o acerco e tem os cuidados para que não ocorra sua propagação você pode considerar qualquer tipo de queimada.


Por exemplo, nós temos na zona rural. Digamos que um proprietário de uma determinada fazenda ou roça ao executar uma queimada de um determinado mato. Ali pode ser considerada uma queimada, pois ela esta sobre seu controle.

Agora, a partir do momento em que ela foge do controle e que ele não tenha mais domínio sobre ele, podemos dizer que existe um incêndio.

NOCA E no caso da cidade? Exemplo que uma pessoa queimou o quintal e tocou fogo. Isso é proibido?


TenCel Não, isso tudo decorre da lei ambiental. Ela não proíbe qualquer tipo de queimada. Agora o que ocorre na cidade, principalmente na zona urbana, é botarem fogo em terrenos baldios, decorre mais do costume. Que acredito que a cidade aqui têm muitos anos que acontece essa prática.

A pessoa que limpa seu terreno ou seu quintal, invés de coletar aquele lixo para descartar no sistema de coleta público ele termina tocando fogo. Isso ai, já é mais uma área de competência dos órgãos ambientais voltado para saúde.

Porque se você observar no final da tarde, onde a ventilação diminui, a umidade continua baixa e você ver quando as pessoas provocam esse tipo de queimadas termina ocasionando tipo uma penumbra, pois a fumaça demora a dissipar e fica provocando um tipo de poluição estacionada sobre a cidade o que pode desencadear doença respiratória, ardência nos olhos, algumas coceiras e por ai vai. Agora o que seria adequando para coibir e de desenvolver uma conscientização da população seria pelos órgãos de saúde do município. No caso a secretaria de saúde e do meio ambiente.


NOCA Qual conselho o senhor da para quem vai fazer uma roça ou até limpar seu terreno, para que esse fogo não se propague e saia do controle?


TenCel Para evitar a propagação a pessoa deve ter todos os materiais que as evite e que ele tenha o controle. Se a pessoa for da zona rural, é bom ela ter um trator, pá, inchada e uma água armazenada.

Já para quem mora na cidade, não a necessidade de fazer uma queimada, mas se a pessoa insiste ela tem que ter o controle e fazer a separação do que deve ou não ser queimado. Nesse caso, o ideal, para quem mora na zona urbana, seria coletar esse lixo e descartar no sistema de coleta pública. Porque não é só grande quantidade de lixo que é coletado, e esses lixos podem ser coletados pelo serviço de coleta pública.


O Portal NOCA agradece pela entrevista e por ter tirado as dúvidas de muitos caxienses.

Mande informações ou sugestões a Redação do Portal Noca por WhatsApp pelos Telefones (99)981038891 e (99)82345673 ou pelo Facebook portalnoca@hotmail.com

Últimas Notícias Confira Outras Entrevistas Listar Todas
05/09 - Polícia apreende veículo clonado com vereador no Maranhão
30/05 - Motociclista morre em acidente de trânsito em Caxias
07/05 - Motociclista morre após perder o controle e bater em árvore na zona rural de Caxias
25/04 - Flanelinha mata mototaxista a facadas no Centro
22/04 - PM captura foragido da Justiça no bairro Itapecuruzinho
08/04 - Lula responde a seis ações penais e é alvo de duas denúncias
04/04 - Deadpool muda o uniforme e apoia a luta contra o câncer
31/03 - ''Querem tirar Temer da vida pública'', diz Planalto sobre Operação Skala
30/03 - Colisão entre moto e caminhão deixa dois mortos na BR-226, em Caxias
27/03 - Inauguração do Mirante da Balaiada contará com show de Paulo Ricardo
Rádio Online
TV Online

Tv Ofértas Seu canal de compras (play Boy)
Publicidade
Resolução Mínima de 800x600 © Copyright 2007, Noca.com.br
Desenvolvido por Mundi Brasil