PUBLICIDADE


Dia negro


Esse 16 de outubro ficará marcado nos anais da Academia Caxiense de Letras como um dia de verdadeiro luto, mas também para a cidade de Caxias no que se refere a educação, história e cultura. Antônio Pedro Carneiro e Jacques Inandy Medeiros, dois homens comprometidos em elevar o nome da princesa do sertão em suas respectivas profissões e posteriormente a frente da presidência da ACL, partiram de seus corpos físicos para adentrar no campo espiritual. Ambos no mesmo dia, com poucas horas de diferença.

O ano de 2019 não está sendo fácil para a Academia. Em janeiro assistimos a partida de nosso confrade Firmino Freitas Soares, da Cadeira Nº 02, que inclusive foi o homenageado na edição nº 02 do suplemento cultural digital ITAPICURU. Em agosto a Casa de Coelho Neto teve o infortúnio de perder o seu Presidente em exercício, Raimundo Nonato Medeiros Silva, que nos deixou perplexos pela jovialidade e disposição que ele apresentava sempre que estava em Caxias, pois residia em São Luís. Se pensávamos que essa seria nossa tragédia maior, infelizmente estávamos enganados. A perda no mesmo dia, de dois membros fundadores e dois ex-presidentes, veio como um furacão nas dependências de nossa academia.

A noticia do falecimento do confrade Pedro Carneiro veio a noite. Seu velório seria no auditório da Academia. Nada mais justo. Mesmo com viagem marcada para aquela noite, fui correndo às dependências da ACL prestar solidariedade à família. Meu respeito também, pois sua cadeira foi ocupada por mim quando ele passou ao grau de Membro Honorário. Mal entro na câmera fúnebre e recebo a noticia da gravidade da enfermidade do confrade Jacques Medeiros, o que se confirmou poucas horas depois, vindo a obtido em São Luís.

Antônio Pedro Carneiro presidiu a ACL no período de 2014 a 2016. Militar com aquele ar de regime rígido, foi um grande coração aqueles seus confrades. Em sua administração a ACL desenvolveu e apresentou até então, o seu mais importante trabalho para a história de Caxias, o livro Cartografias Invisíveis, lançado no ano de 2015. Como eu era um dos pesquisadores, e ainda não era membro da casa, estava frequentemente entre aqueles homens para ver como andavam os trabalhos. Pedro Carneiro estava sempre lá, dirigindo os trabalhos para que tudo ocorresse dentro do previsto. E ocorreu.

Jacques Medeiros foi Presidente entre 2002 a 2006. Já conhecia aquele homem bem antes devido a seus escritos nos jornais de Caxias e posteriormente em seus livros, principalmente o ‘Aconteceu em Caxias’ e ‘Fragmentos da história politica de Caxias e do Maranhão’. Minhas visitas aos eventos da ACL, ainda quando estudante universitário, era em seu período de presidente e a casa sempre aberta para visitação para jovens como eu. Passei a admira-lo e ele, idem. Sempre que me encontrava ele falava “você tem futuro meu jovem, vejo sua dedicação com Caxias que poucos tem”. Guardo com orgulho essas palavras que ouvi novamente no ano de 2018 quando fui tomar posse como membro do Instituto Histórico e Geográfico de Caxias. Coube ao Dr. Jacques fazer minha recepção aquele instituto, contando minha biografia e lembrando quando eu ainda jovem visitava como curioso a ACL.  

A Academia Caxiense de Letras está em verdadeiro luto. Presidente e mais dois que já a presidiram nos deixam. Deixam como corpo físico, pois o exemplo de retidão, moral e dedicação ao incentivo de nossa cultura e educação, ficarão por muito tempo naqueles ambientes.

Viva a memória de Antônio Pedro Carneiro e Jacques Inandy Medeiros!


Comentários


Colunas anteriores

Coelho Neto em caricaturas

Se Coelho Neto é o caxiense ilustre com mais registros fotográficos, é provavelmente o mais caricaturado, ilustrado e representado em desenhos nas mais diversas publicações de jornais e revistas. Gonçalves Dias, nosso querido poeta foi igualmente representado, mas isso após sua morte.  Coelho Neto é o que podemos considerar hoje uma celebridade em seu tempo, um “influencer” de sua época. Embora a fotografia...
Continuar lendo
Data:11/02/2022 21:28

A família de Coelho Neto

Coelho Neto e sua esposa Gaby.   “A família é o núcleo ou gérmen da sociedade. Nela é que se formam todas as virtudes e se amolda o caráter, que é a feição da alma.  É a oficina sagrada onde se prepara, entre o amor e o respeito dos pais e o exemplo dos antepassados, o futuro cidadão. O que se adquire na infância leva-se até a morte. Assim como o corpo se desenvolve na sua...
Continuar lendo
Data:05/02/2022 08:11

Coelho Neto em fotos

Sem dúvidas o nosso intelectual Coelho Neto é o caxiense ilustre mais fotografado de nossa história. Primeiro que o tempo em que ele viveu permitiu presenciar essa maravilha. Inventada em 1826 na França a fotografia chegou ao Brasil por volta de 1840, se tornando popular no final daquele século onde, além das tradicionais posses em perfil, registrava-se momentos de descontração entre familiares e amigos. Com a evolução dos...
Continuar lendo
Data:28/01/2022 11:45

PUBLICIDADE

Responsive image
© Copyright 2007-2019 Noca -
O portal da credibilidade
Este site é protegido pelo reCAPTCHA e pelo Google:
A Política de Privacidade e Termos de serviço são aplicados.
Criado por: Desenvolvido por:
Criado por: Desenvolvido por: