PUBLICIDADE

Responsive image

Fábio Kerouac

Um poeta caxiense em Hamburgo

Coronavírus


Nessa segunda-feira a chanceler alemã, Angela Merkel, deu uma entrevista anunciando as novas medidas contra a propragação do Coronavírus. São elas:
 
 
  • Muitas lojas ficam fechadas (excessão pra as lojas de alimentos e farmácia);
  • Aberturas de restaurantes entre 6 e 18Uhr;
  • Nenhuma reserva de hotel para turistas;
  • Proibido todos cultos e missas;
  • Fechamento de playground e instalações esportivas (academia de ginástica, por exemplo).
Na mesma segunda-feira, as escolas e creches não abriram, isto tinha sido decidido na última sexta-feira (13), antes de uma leva de crianças e jovens voltarem de férias (da Itália, França, Espanha, Suíça e outros países), na chamada férias para esquiar, uma parada anual de duas semanas no inverno europeu. Um dia antes dessa decisão, quinta-feira (12), o governo alemão tinha decidido que casas de óperas, casas de concertos de musica erudita, locais de shows de música pop e rock in roll (é nessa que eu entro!), discotecas e outras instalações que comportassem mais de mil pessoas não fossem abertas. Por essa decisão eu não fui ao show, nessa segunda-feira do Simple Minds, uma banda pop/rock dos anos 80. O show foi adiado! Pra quando, só Deus sabe!
 
 
A Alemanha registrava até o fim da tarde de segunda-feira 6.012 casos de Coronavírus, na cidade onde moro, Hamburgo, já tem 210 casos registrados, incluindo aí 3 crianças do ensino primário (elas estavam de férias no exterior?!). Os números por si só já é pra ficar com a pulga atrás da orelha e isso tem levado alguns alemães a uma quase paranóia coletiva, que os têm levado a "saquear" os supermercados e drogarias (aqui as drogarias são separadas das farmácias), levando destes estabelecimentos, além de gêneros alimentícios, papel higiênico e outros produtos, como álcool, sabonetes, pasta de dentes, etc.
 
 
Eu não entrei nessa paranóia, e no supermercado que fica embaixo do meu apê (moro numa zona da cidade considerada "privilegiada", moro no centro),  o movimento é normal, por assim dizer, mas se tem visto pessoas que não costumam vir por essas bandas fazer compras. No trabalho, uma amiga me disse que teve que andar por 4 supermercados para conseguir alguns gêneros, pois perto da casa dela faltava muita coisa nas prateleiras.
 
Mas o que não falta aqui, na Alemanha, é disposição pra sair (e não há proibição nesse sentido como na Espanha e Itália) e curtir o sol que tem feito nestes três últimos dias. O povo tá na rua! E eu estive na rua nesse último domingo aproveitando um fim-de-semana de folga (eu trabalho um fim-de-semana outro não) e pelas ruas encontrei as pessoas fazendo o mesmo que eu. Eu as vi nos Cafés também, assim como nos parques e sorveterias. Com uma certa distância dos desconhecidos, é claro, mas juntos ou até de mãos dadas com seus/suas companheiros (as)!
 
Passeando numa tarde de sol em Hamburgo
 


Comentários


Colunas anteriores

No aeroporto às moscas

  Eu amanheci ouvindo notícias tristes vindo da Espanha. Elas passavam na RTVE (Rádio e Televisão Espanhola) e anunciavam a luta daquele país contra o coronavírus, uma luta em que alguns países, como a Espanha, Itália e Estados Unidos, estão perdendo neste exato momento. Por enquanto o boxeador (coronavírus) está ganhando por pontos! Não sei o porquê, mas lembrei da música Comfortably Numb, do Pink...
Continuar lendo
Data:07/04/2020 17:35

Duas mulheres

Duas mulheres vão de mãos dadas elas se amam elas  se dão as mãos e nada as deixam incomodadas...   Elas se amam... as duas mulheres de mãos dadas pela rua... nenhuma delas estava nua e só andam de mãos dadas...   As mulheres de mãos dadas se amam e de mãos dadas,  as duas mulheres, às vezes se beijam   Estão sempre por aí, sem medo do amor... sem medo de ti, sem...
Continuar lendo
Data:31/03/2020 20:46

O Andarilho (trecho inédito)

São Paulo, março de 1989 Odete foi a única pessoa que nos acompanhou naquele triste e nublado domingo até à Estação da Luz. Com lágrimas nos olhos, ainda sem escancarar o choro, ela subiu no ônibus conosco até à Estação do Metrô Conceição sem dizer uma palavra. Já no metrô, ela começou a nos dar conselho e pedir que não nos metêssemos em...
Continuar lendo
Data:25/03/2020 10:08

PUBLICIDADE

Responsive image
© Copyright 2007-2019 Noca -
O portal da credibilidade
Este site é protegido pelo reCAPTCHA e pelo Google:
A Política de Privacidade e Termos de serviço são aplicados.
Criado por: Desenvolvido por:
Criado por: Desenvolvido por: