PUBLICIDADE

Fábio Kerouac

Um poeta caxiense em Hamburgo

Como Fortaleza está longe, vou a Paris

Na coluna anterior comentei algo sobre Paris (leiam a coluna anterior!), eu revelei que eu jamais pensei em morar na Europa e que o meu sonho simplesmente era conhecer Paris, ver o túmulo de Honoré de Balzac e Jim Morrison no Pére Lachaise e tomar uma cerveja na Champs-Élysées. Em 2004, quando vim pela primeira vez pra Alemanha, eu conheci Paris, fui ao Père Lachaise e fui à Champs-Élysées, só que não tomei cerveja ali, tomei uma cervejinha no Quartier Latin, pois a cerveja ali era 2,50 euros, já na Champs-Élysées a cerveja custava entre 8 e 9 euros! Paguei 10 euros na cerveja na mais famosa avenida francesa quando voltei ali em junho de 2017, numa excessão à regra, já que fui ali encontrar um primo e meu tio, o poeta e professor de Literatura da UESPI, Elio Ferreira, que estavam de passagem pela Europa.

Esta semana estarei completando 6 meses que trabalho na Casa de Idosos Kursana e com isso termina o meu Probezeit (período de experiência) e já tenho no final do mês 5 dias de férias, que eu iria usar pra ir pra Stuttgart, no Sudeste da Alemanha, onde ali eu iria encontrar um sobrinho que estaria vindo pela primeira vez para a Europa, para a Alemanha. Ele trabalha no IFMA da cidade de São João dos Patos e viria para a Alemanha na companhia de mais outros 39 funcionários do IFMA de todo o Estado do Maranhão para um período de aprendizado na cidade alemã. Aqui eles iriam passar 1 mês. A viagem que estava programada para ser realizada no dia 6 de maio, foi cancelada. O IFMA foi atingido pelos cortes na Educação feita pelo governo Bolsonaro. Talvez com menos Educação o Brasil será um país de todos! Com o inesperado cancelamento da viagem do meu sobrinho, decidi ir pra Paris. Se eu morasse em Teresina ou Caxias eu iria pra Fortaleza!

Volto a Paris dessa vez, acho que esta é a quinta vez que vou à Cidade Luz, com alguns dos objetivos da minha primeira viagem na cabeça: visitar os túmulos de Honoré de Balzac e Jim Morrisson. O túmulo de Jim eu revi em 2017, quando voltei a Paris pra comemorar os meus 50 anos, no dia 14 de julho, feriado nacional na França por causa da Queda da Bastilha. Mas não estarei visitando apenas os túmulos acima citados (vou incluir dessa vez uma visita ao túmulo de Oscar Wilde), quero visitar assim que sair do Père Lachaise o Café La Gentilhommière, por uma razão pessoal, ver de perto os destroços da Catedral de Notre Dame, passear em Montmartre e ver, é claro, a Torre Eiffel. De longe, já que eu não vou pagar 44,50 euros pra subir nela!

Estou indo a Paris no fim-de-semana que antecede aos meus 5 dias de férias e paguei pela passagem ida e volta 86,00 euros. Vou de ônibus! De Hamburgo a Paris são 12 horas de viagem. Na Cidade Luz vou ficar num hotel barato, vou pagar apenas 45 euros pela diária (e só vou pagar 1 diária, porque não vou ficar 2 noites ali, vou chegar às 9h15 da manhã do dia 26 e voltar para Hamburgo às 21h15 do dia 27). Como não bebo mais, não terei gastos exagerados, como não como muito não terei gastos extras, comer um baguete pela manhã e visitar um Burguer KIng tá de bom tamanho! E barato! Eu faria o mesmo se eu fosse à Fortaleza…