NOCA - O portal da credibilidade!


06/12/2018 15:29h

Caxias tem I Encontro Regional de Conselheiros Municipais de Educação

"O papel dos Conselhos Municipais de Educação na garantia do direito à educação: perspectivas e desafios à luz da BNCC", com este tema, acontece nesta quinta-feira (6) na Câmara de Vereadores o I Encontro Regional dos Conselhos Municipais de Educação de Caxias.

O I Encontro Regional dos Conselhos Municipais de Educação de Caxias é promovido pela União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação (UNCME), com apoio da Prefeitura de Caxias, por intermédio da Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (SEMECT).

Segundo o coordenador regional da UNCME, Nilo Pinheiro, "o evento visa mobilizar conselheiros municipais de educação, dirigentes municipais, educadores e entidades ligadas à educação da regional quanto aos desafios do Regime de Colaboração entre a União, Estados os Municípios na implementação da BNCC (Base Nacional Comum Curricular)".

"No Maranhão, somos quase 200 Conselhos Municipais de Educação, em torno de 3.000 conselheiros, buscando melhorar a qualidade social da educação dos municípios. Este é o 8º encontro que promovemos em 2018 com o fim de compartilhar informações sobre a formação dos Conselhos", disse Emerson de Araújo, coordenador estadual da UNCME/MA.

De acordo com a secretária de Educação de Caxias, Ana Célia, "os conselhos municipais, também chamados de conselhos de políticas públicas, são ferramentas importantíssimas que possibilitam aos cidadãos uma participação ativa no processo de criação de políticas públicas em nosso país, em nosso Estado e mais precisamente em nossos municípios".

Entre os participantes do evento, o vereador Mário Assunção, que além de representar o Legislativo Municipal é conselheiro. Para ele, "uma oportunidade de trocar experiências e, principalmente, passar por uma capacitação para entendermos a importância de um Conselho e fazer valer os direitos e deveres que ele preconiza dentro da formatação da educação do município".