PUBLICIDADE

Responsive image

Jesus Andrade

Direitos da Mulher

Lutando por igualdade entre homens e mulheres


“A discussão da igualdade de gênero está atrelada às conquistas dos direitos das mulheres e às transformações das relações sociais”.

As mulheres brasileiras representam mais da metade da população e cada vez mais são consideradas decisivas em diversos setores da sociedade. No entanto, as dificuldades enfrentadas ao longo da história da humanidade são muitas para que a população feminina consiga ocupar espaços de poder e decisão, numa sociedade extremamente machista, logo podemos perceber diversos obstáculos que impedem o desenvolvimento pleno e a cidadania das mulheres.

Mesmo considerando que o Brasil dispõe de leis consideradas internacionalmente avançadas na promoção dos direitos de mulheres e outras leis de caráter mais amplo, como por exemplo, da Lei 11.340/2006, a Lei Maria da Penha, que institui mecanismos para coibir a violência doméstica e familiar contra a mulher.  Em meados de 2015, o Brasil sancionou a Lei 13.104/2015 (Lei do Feminicídio), que passou a qualificar o homicídio feminino, prevendo como crime hediondo o assassinato de mulheres por “razões da condição de sexo feminino”, assassinatos esses cometidos em sua maioria por indivíduos nos quais as vitimas mantinham ou havia tido relações afetivas, logo é caracterizado como menosprezo ou discriminação à condição de mulher.

Vale lembrar que investir em ações para promover a igualdade de gênero é ter a certeza de um retorno positivo quanto aos resultados das políticas públicas, que irão incluir pessoas, transformar comunidades e mudar a história de muitas famílias, bem como a realidade de municípios e estados.

Considerando as reflexões apontadas acima acreditamos que os caminhos para a ação em direção ao alcance da tão sonhada igualdade entre os sexos depende de diversos fatores, todavia destacamos a importância do monitoramento dos direitos e a oferta qualificada de serviços, bem como o fortalecimento de equipamentos públicos de promoção de políticas para mulheres e meninas.

E fundamental também pensarmos na promoção de outras estratégias necessários para combater as desigualdades de classe e geração sempre articuladas com ações de combate ao racismo e outras formas de discriminação. Uma estratégia que merece destaque é a construção de parcerias que objetive potencializar a participação e o fortalecimento das organizações e movimentos da sociedade civil com vistas à promoção de uma cultura de Direitos Humanos – Direito a uma vida livre de violência. 

Posto isto, confiamos que as instituições tanto do poder público, com destaque para a Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres (SMPPM), quanto as entidades da sociedade civil, como o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher - CMDM, ONG "Mulheres e Meninas de Caxias", dentre outras,  estão na direção correta em contribuir para alcançar a igualdade de gênero e empoderar as mulheres e meninas, pois acreditamos que é um  caminho viável para seguir rumo a superação das desigualdades entre homens e mulheres.

Portanto, é com esse intuito que o CMDM faz um trabalho voltado para o controle e a participação social, logo realiza anualmente a “Marcha, Mulher, Movimento e Vida”, que tem por objetivo promover o empoderamento, a igualdade de gênero, a diversidade, a visibilidade social e lutar contra todas as formas de discriminação e violação dos direitos humanos das mulheres, com o apoio da SMPPM, da Prefeitura de Caxias, UJS, UBM, UNALGBT, das Instituições de Ensino Superior e Educação Básica, Grupo Crespos e Cacheados, Templo Religioso Pai Xangô; ADEFIC, dentre outras instituições importantes no cenário caxiense.

Convidamos a população caxiense para participar desse importante evento que acontecerá de acordo com a programação abaixo:

- Concentração as 16:00 – Praça Vespasiano Ramos;

- Saída as 17:00 - Caminhada pelo Centro Histórico de Caxias;

- Encerramento as 18:30 em frente a Prefeitura -  Aulão Branco.

Vista-se de branco e venha marchar conosco em defesa das mulheres!


Comentários


Colunas anteriores

A inserção da mulher no mercado de trabalho: protagonismo e transformação

Ao voltarmos o nosso olhar para a história dos movimentos sociais é nítido comprovar a presença das mulheres, bem como sua importante contribuição rumo aos processos de transformações sociais. Nísia Floresta, uma das pioneiras do feminismo brasileiro, defendia a emancipação das mulheres por meio da educação, assim como Bertha Lutz que lutou pelo direito ao voto feminino, nos anos 30, logo vale destacar...
Continuar lendo
Data:10/04/2019 10:54

Repúdio e indignação a todas as formas de violência contra a mulher

É com enorme repúdio e pesar que o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM) de Caxias vem a público externar a nossa indignação a todas as formas de violência e discriminação contra a mulher – em todas as partes do Brasil. Infelizmente, estamos vivenciando tempos sombrios, o nosso município não está fora desse grave problema de saúde pública. Repudiarmos o feminicídio, bem como a...
Continuar lendo
Data:03/04/2019 11:35

Lutando por igualdade entre homens e mulheres

“A discussão da igualdade de gênero está atrelada às conquistas dos direitos das mulheres e às transformações das relações sociais”. As mulheres brasileiras representam mais da metade da população e cada vez mais são consideradas decisivas em diversos setores da sociedade. No entanto, as dificuldades enfrentadas ao longo da história da humanidade são muitas para que a...
Continuar lendo
Data:27/03/2019 07:28

PUBLICIDADE

Responsive image
© Copyright 2007-2019 Noca -
O portal da credibilidade
Este site é protegido pelo reCAPTCHA e pelo Google:
A Política de Privacidade e Termos de serviço são aplicados.
Criado por: Desenvolvido por:
Criado por: Desenvolvido por: