PUBLICIDADE

Responsive image

Mário Assunção

Caxias em Pauta

Recursos extras em dezembro


Em dezembro de 2019, as prefeituras e o Governo do Estado recebem recursos extras oriundos do 1% extra do FPM (Fundo de Participação dos Municípios) e os recursos extras da sessão onerosa da venda do excedente dos campos do Pré-Sal.

Muitos entes da federação utilizam esse recurso para pagamento do 13º Salário dos servidores municipais e estaduais. Os estados, ainda, podem utilizar esse recurso para quitar as dívidas previdenciárias.

Com a crise recorrente que os entes da federação passam ao longo dos últimos quatro anos, esse recurso é utilizado para quitar as dívidas com prestadores e fornecedores.

Em Caxias, a crise que assola o Brasil está presente. Para tanto, faz-se necessário uma austeridade fiscal atrelada a uma política de aumento da arrecadação local. Porém, nosso município vive um momento de investimentos diretos nunca vistos na história.

Obras de grande envergadura como o shopping dos vendedores ambulantes, totalmente com recurso próprio, são provas irrestritas da retomada da capacidade do munícipio de investir. Esses recursos extras permitiram a aceleração da conclusão dessas obras estruturais importantes e, também, quitar alguns débitos com fornecedores e prestadores da prefeitura.

Portanto, na quadra econômica de crise nacional, a gestão municipal precisa ser austera e corajosa.


Comentários


Colunas anteriores

O retorno das universidades e faculdades

Com a redução dos números de casos e mortes pela pandemia o Brasil, começa a pensar protocolos de retorno de todas as atividades. O estado do Maranhão e Caxias conseguiram de forma profilática e terapêutica achatar a curva de crescimento do Covid-19 e vivemos hoje a redução maciça do número de casos e óbitos. Podemos observar a redução da ocupação dos leitos de UTI...
Continuar lendo
Data:19/08/2020 10:23

Afinal, o que esperar do retorno das aulas presenciais?

Após vários meses paradas, as escolas terão que se adequar aos novos tempos. Segundo uma pesquisa da Universidade de Minnesota, nos Estados Unidos, o coronavírus deve continuar circulando pelo mundo pelos próximos dois anos. Isso significa que, mesmo que a pandemia retroceda no Brasil, o retorno das aulas presenciais exigirá o máximo de cautela para que este ambiente não se torne um foco de transmissão da...
Continuar lendo
Data:12/08/2020 17:01

Educação em tempos de pandemia

Vivemos momentos difíceis que irão ficar marcados na memória das pessoas. Uma geração inteira marcada pelo Covid-19 e sofrendo seus efeitos ao longo dos anos. Em entrevista coletiva concedida na sede das Nações Unidas, o secretário geral António Guterres disse que uma das consequências mais devastadoras para a próxima geração é o fechamento das escolas. Segundo a ONU, até meados de julho, as...
Continuar lendo
Data:06/08/2020 15:31

PUBLICIDADE

Responsive image
© Copyright 2007-2019 Noca -
O portal da credibilidade
Este site é protegido pelo reCAPTCHA e pelo Google:
A Política de Privacidade e Termos de serviço são aplicados.
Criado por: Desenvolvido por:
Criado por: Desenvolvido por: