PUBLICIDADE

Saúde

UVZ realiza nebulização na Vila São José

A nebulização visa eliminar o mosquito do Aedes Aegypti.

Por: ASCOM/ Prefeitura de Caxias | Data: 11/04/2019 13:48 - Atualizado em 11/04/2019 13:55
Compartilhar

Os trabalhadores da Unidade de Vigilância em Zoonoses (UVZ) intensificam as ações de combate à infestação do Aedes Aegypti, que transmite a Dengue, Zika e Chikungunya, além da Febre Amarela Urbana. Desta vez a comunidade da Vila São José recebeu a nebulização que visa eliminar o mosquito. Estão sendo utilizados dois termonebulizadores, que espalham o inseticida Alfa-Cipermetrina, o qual, misturado ao óleo vegetal, deixa as partículas em suspensão e ajuda a matar o mosquito.

“O que está acontecendo é que temos muitas coleções de água, muito lixo exposto. Nós fazemos três levantamentos de índice rápido por ano. É em cima desse levantamento que estamos fazendo essas ações”, destaca Natanael dos Reis, coordenador da UVZ.

Ainda segundo Natanael, “o que a população deve fazer sempre: olhar as coleções de água existente em suas casas, para que não dê oportunidade do mosquito proliferar ali. Todo lixo recolhido, não colocar no quintal, no quintal do vizinho ou vias públicas, mas colocar para a coleta de lixo pegar. Uma tampinha com água é suficiente para fazer uma proliferação tamanha que pode trazer consequências gravíssimas para a população”.

Mais

Atualmente, a Vila São José apresenta um índice de infestação de 33.8%, acima do recomendado pelo Ministério da Saúde, que é de 1%. Esta é a segunda vez em menos de duas semanas que a equipe faz o trabalho preventivo. Além da Vila São José, mais oito comunidades também estão com índice de infestação do mosquito acima do recomendado, a exemplo dos bairros Luíza Queiróz, Baixinha, Salobro e Castelo Branco.

Cada bairro em situação crítica receberá cinco visitas dos profissionais com a nebulização, sendo uma visita a cada sete dias. Os moradores aprovam a iniciativa e acreditam que a população deve colaborar, não jogando lixo nas ruas e não deixando água parada em casa ou nos quintais, a fim de que não sirvam de criadouro do mosquito.

PUBLICIDADE

Veja Mais



Comentários

PUBLICIDADE

Responsive image
© Copyright 2007-2019 Noca -
O portal da credibilidade
Este site é protegido pelo reCAPTCHA e pelo Google:
A Política de Privacidade e Termos de serviço são aplicados.
Criado por: Desenvolvido por:
Criado por: Desenvolvido por: