PUBLICIDADE

Maranhão

Observatório do Turismo divulga perfil de visitante no feriado de Páscoa

O nível de confiança do levantamento é de 95%, com margem de erro de 5% e tem como objetivo sistematizar dados referentes ao fluxo de visitantes.

Por: Secom/ Governo do Maranhão | Data: 05/05/2019 09:45
Compartilhar

Dados do Observatório do Turismo.

O Observatório do Turismo do Maranhão, em parceria com a Secretaria de Estado do Turismo (Setur), divulgou resultado da pesquisa realizada durante o feriado da Semana Santa 2019. Os questionários foram aplicados por pesquisadores voluntários no dia 21 de abril nas áreas de embarque do Aeroporto Internacional Marechal Cunha Machado, no Terminal Rodoviário o e no Terminal de Passageiros da Ponta da Espera, levantando dados e opiniões sobre 9 indicadores que atestam a qualidade da infraestrutura, atendimento e serviços do turismo ofertados durante a estadia.

O nível de confiança do levantamento é de 95%, com margem de erro de 5% e tem como objetivo sistematizar dados referentes ao fluxo de visitantes. A pesquisa identificou que durante o período 75% dos turistas vieram do Nordeste, seguidos pelo Norte com 15%, Sudeste 7% e Centro Oeste 3%. Cerca de 50% dos turistas vieram acompanhados de seus  familiares e 63,53% já conheciam o destino São Luís. São José de Ribamar (41,67%), Alcântara (13,89%), Raposa (11,11%) e Barreirinhas (8,34%) foram as cidades mais visitadas por 35% de turistas que conheceram outros destinos além da capital maranhense.

Para mais de 56%, o tempo de estadia variou de 1 a 5 dias e os atrativos mais visitados foram o Centro Histórico e praias com 27,4% cada. Casa de parentes (47%) foi o meio de hospedagem mais utilizado pelos turistas que visitaram São Luís, seguido por hotel (10%) e pousada com (10%).

Quanto a faixa etária, a maior representatividade nesta pesquisa foi entre as faixas de até 25 anos e de 46 a 60 anos, ambas com 25,88%, além de se observar nesta pesquisa que o maior público foi do gênero feminino. Mais de 40% dos que visitaram São Luís gastaram acima de R$ 200,00 por dia, e atuam no setor público e outras áreas.

O lazer foi o segundo motivo dos turistas que visitaram São Luís, o que representa 31%, a maior parte esteve na cidade em razão dos familiares com 40% e por negócios representaram 17%. Quanto ao meio de transporte utilizado para chegar em São Luís, a maioria dos entrevistados optou pelo ônibus (47,67%), ferry (29%) e avião (14%).

Sobre a experiência turística em São Luís, 44,71% dos entrevistados afirmaram que foi boa e 25,88% destacaram que foi excelente. Os restaurantes, as hospedagens e os atrativos turísticos naturais, históricos e culturais foram classificados como bons em sua maioria. Assim como a iluminação pública, a sinalização turística, o transporte público e a segurança pública ficaram entre regular e bom. Nesta pesquisa, a Secretaria Municipal de Turismo de São Luís aplicou questionários no Terminal de Passageiros da Ponta da Espera.

Observatório do Turismo do Maranhão

O Observatório do Turismo do Maranhão foi criado em dezembro de 2016 com o objetivo de realizar pesquisas para levantar o perfil do turista que vem conhecer o Estado. Desde então foram realizadas mais de 20 pesquisas entre Alta Temporada (maior fluxo de turistas), Baixa Temporada (menor fluxo de turistas), São João, dentre outros.

O Observatório é um instrumento de planejamento e gestão para contribuição do desenvolvimento turístico do estado.

Centro de Atendimento ao Turista

Em abril, aproximadamente 1200 turistas procuraram informações e atendimentos nos CAT, desse quantitativo pouco mais de 1000 são visitantes nacionais e os demais estrangeiros.

PUBLICIDADE

Veja Mais



Comentários

PUBLICIDADE

Responsive image
© Copyright 2007-2019 Noca -
O portal da credibilidade
Este site é protegido pelo reCAPTCHA e pelo Google:
A Política de Privacidade e Termos de serviço são aplicados.
Criado por: Desenvolvido por:
Criado por: Desenvolvido por: