PUBLICIDADE

Geral

IFMA Caxias realizará campanha de doação de sangue

Ação será realizada na próxima quarta-feira (29). A campanha pretende reforçar a importância da doação regular para manter os estoques de sangue abastecidos, além de ampliar o cadastro permanente de doadores.

O Instituto Federal do Maranhão (IFMA) Campus Caxias promoverá, na próxima quarta-feira (29), uma campanha de incentivo à doação de sangue. Estudantes, servidores, colaboradores e comunidade externa podem participar da ação, que será realizada na Biblioteca, entre 14h e 20h. A iniciativa é da Coordenadoria de Assuntos Estudantis (CAE), em parceria com o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Maranhão (Hemomar). A campanha pretende reforçar a importância da doação regular para manter os estoques de sangue abastecidos, além de ampliar o cadastro permanente de doadores.

Para ser um doador, existem alguns requisitos básicos, como ter entre 16 e 69 anos (desde que a primeira doação tenha sido feita até os 60 anos), estar em boas condições de saúde e pesar no mínimo 50 kg. No ato, é necessário apresentar documento original com foto recente.

Para os doadores recorrentes, é necessário observar o intervalo entre as doações. Para os homens, podem ser realizadas até quatro doações por ano, com um intervalo de dois meses. Já as mulheres podem realizar até três doações por ano, observando o intervalo de três meses.

Não podem doar, por exemplo, pessoas que tenham tido resfriado (devem aguardar sete dias após desaparecimento dos sintomas), grávidas, lactantes, pessoas que tenham feito tatuagem e/ou maquiagem definitiva nos últimos 12 meses. Quem tiver contraído hepatite após os 11 anos de idade, doenças infecciosas transmissíveis pelo sangue, uso de drogas ilícitas injetáveis ou malária também está impedido de doar sangue.

Mais informações podem ser encontradas no site do Portal Brasil ou na cartilha elaborada pelo IFMA.

Vale destacar que o servidor que proceder com a doação tem direito a um dia de folga, de acordo com a Lei 8.112/1990.

Serviço

Campanha de doação de sangue

Quando: 29 de maio, das 14h às 20h

Onde: IFMA Campus Caxias

PUBLICIDADE

Veja Mais



Comentários

PUBLICIDADE

Responsive image
© Copyright 2007-2019 Noca -
O portal da credibilidade
Este site é protegido pelo reCAPTCHA e pelo Google:
A Política de Privacidade e Termos de serviço são aplicados.
Criado por: Desenvolvido por:
Criado por: Desenvolvido por: