PUBLICIDADE

Religião

Dia de Santo Antônio é comemorado com programação especial em Caxias

A festa é organizada pela Paróquia de Nossa Senhora de Nazaré.

Por: João Lopes/Direto da Redação | Data: 13/06/2019 15:44 - Atualizado em 13/06/2019 15:49
Compartilhar

Tradicional festejo em louvor à Santo Antônio no bairro Ponte (Foto: Cayle Alves)

O Dia de Santo Antônio é comemorado nesta quinta-feira (13) e em Caxias acontece uma programação especial no tradicional festejo em louvor ao santo na igreja que recebe seu nome no bairro Ponte.

As homenagens ao santo, conhecido como casamenteiro, começaram cedo, às 5h da manhã, com uma alvorada e queima de fogos. Ainda pela manhã, ocorreram duas missas.

Às 16h haverá a missa de preparação para, em seguida, os fieis saírem numa procissão luminosa pelas ruas do bairro. Logo após a celebração da santa missa, uma benção especial de todos os antônios e antônias.

Organizada pela Paróquia de Nossa Senhora de Nazaré, a festa em louvor ao santo traz o tema "A misericórdia do pai é graciosa, espaçosa e preciosa" e conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Caxias.

O festejo acontece na igreja que recebe o nome do santo na cidade (Foto: Cayle Alves)

Paralelo à programação religiosa, há atrativos dispostos na praça próxima à igreja, como Parque de Diversões, e venda de comidas e bebidas típicas do período junino.

Santo Antônio

Entre as várias versões de como Santo Antônio ganhou a fama de casamenteiro, está a de que uma jovem pobre não tinha recursos para casar e pediu sua ajuda. Ele teria dado um bilhete e pedido para que ela fosse até um ourives, que deveria dar o mesmo peso do papel em moedas. Como a balança não abaixava, o ourives foi obrigado a dar um grande dote para a moça.

Ele nasceu em 1194, em Portugal, e foi batizado de Fernando. Ainda jovem, trocou o nome para Antônio após ingressar na Ordem Franciscana. Antônio era conhecido por dar pão aos pobres e pregar o Evangelho.

PUBLICIDADE

Veja Mais



Comentários

PUBLICIDADE

Responsive image
© Copyright 2007-2019 Noca -
O portal da credibilidade
Este site é protegido pelo reCAPTCHA e pelo Google:
A Política de Privacidade e Termos de serviço são aplicados.
Criado por: Desenvolvido por:
Criado por: Desenvolvido por: