PUBLICIDADE

Saúde

UVZ informa sobre serviços veterinários disponíveis em Caxias

O horário de atendimento acontece de segunda a quinta-feira, de 7h30 às 11h30 e de 13h30 às 17h30.

Por: ASCOM/ Prefeitura de Caxias | Data: 17/06/2019 16:36 - Atualizado em 17/06/2019 16:37
Compartilhar

A Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ) informa serviços que estão à disposição da população caxiense.

Dentre os serviços ofertados estão: atendimento a animais de pequeno porte, como cães e gatos; aplicação de vacina antirrábica; pequenas cirurgias e realização de teste sorológico (TR DPP), específico para Leshimaniose visceral canina.

“Através do nosso médico veterinário, o animal que está em um estado crítico, debilitado, vai receber aqui anti-inflamatórios, antibióticos e vitaminas”, informa o coordenador da unidade, Natanael dos Reis. Segundo ele, a UVZ presta também um trabalho social com a castração gratuita de cães e gatos. “Com isso, estamos evitando que animais fiquem povoando o espaço e se transformem numa prole, o que é muito ruim”, relata.

Atendimento de animais de grande porte, como cavalos, para aplicações de algumas vitaminas, orientação sobre reprodução, alimentação, vacinação e demais procedimentos ambulatoriais são outros serviços também prestados pela unidade.

Natanael esclarece sobre as atividades que são de competência da UVZ. “Cirurgias de alto risco não cabem ser feitas aqui, não podemos fazer. O médico não vai se negar a fazer uma assistência pra fazer uma cirurgia além da castração, na medida do possível, quando ele está vendo que o animal pode ir a óbito. Acreditamos que as pessoas devem compreender qual é o papel da UVZ e que, com isso, fique claro que a prestação de serviço é no combate e controle das leishmanioses e de outros agravos”, diz o coordenador.

O médico veterinário da UVZ, Raimundo Assunção, fala sobre o atendimento da unidade. “Nosso trabalho é mais ambulatorial, porque nosso foco é em cima da quebra do ciclo urbano da raiva e a diminuição dos índices de Leshimaniose canina. O correto é o dono observar o animal e trazer para ter um atendimento em cima dos sinais que o animal possa ter”, alerta.

“Me deram um cartão explicando quais vacinas ele deve tomar, pra quê serve e quando tem que voltar novamente. O atendimento é gratuito e tem qualidade”, relata a estudante Alana Cecília, que levou seu cão para ser atendido no local.

O horário de atendimento acontece de segunda a quinta-feira, de 7h30 às 11h30 e de 13h30 às 17h30. A castração acontece às terças e quintas pela manhã. A UVZ fica localizada na Rua Maria do Rosário, s/n, Campo de Belém, ao lado da Cidade Judiciária.

PUBLICIDADE

Veja Mais



Comentários

PUBLICIDADE

Responsive image
© Copyright 2007-2019 Noca -
O portal da credibilidade
Este site é protegido pelo reCAPTCHA e pelo Google:
A Política de Privacidade e Termos de serviço são aplicados.
Criado por: Desenvolvido por:
Criado por: Desenvolvido por: