PUBLICIDADE

Oportunidade

IFMA Caxias seleciona professores para curso do Pronera

Estão sendo ofertadas 9 vagas para profissionais externos.

O Instituto Federal do Maranhão (IFMA) Campus Caxias está com inscrições abertas para seleção de profissionais externos (não vinculados ao IFMA) para atuarem como professores no curso técnico em Agropecuária, ofertado na forma Integrada ao Ensino Médio, em Regime de Alternância, no âmbito do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera).

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas presencialmente na sala da Coordenação do Pronera (UEP) até o dia 28 de junho.

São ofertadas 09 vagas para profissionais graduados nas seguintes áreas: Agronomia, Biologia, Ciências Agrárias, Ciência da Computação, Direito, Educação Física, Letras com habilitação em Inglês, Matemática, Sociologia e Zootecnia.

De acordo com o Edital Nº 154/2019, a seleção envolverá duas etapas. A primeira será de caráter eliminatório e consistirá em análise da ficha de inscrição e dos documentos apresentados no ato de inscrição. A segunda, de caráter classificatório, será a avaliação de títulos.

Os profissionais selecionados devem ter disponibilidade de um turno e carga horária semanal igual ou superior à definida como necessária pela coordenação do programa, no ato da contratação, podendo incluir sábados e/ou domingos no local de atuação. É necessário ainda que o profissional esteja disponível para eventuais deslocamentos, em função da realização de reuniões, capacitações, visitas de acompanhamento in loco, realização de cumprimento de atividades referentes à disciplina ou outros eventos do programa.

O resultado final do Processo Seletivo está previsto para 18 de julho. Vale ressaltar que os profissionais selecionados receberão bolsa conforme carga horária da disciplina.

Saiba mais 

A oferta do curso técnico em Agropecuária, no âmbito do Pronera, é resultado de parceria firmada entre Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA), Instituto Federal do Maranhão (IFMA), Prefeitura Municipal de Caxias e Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR) de Caxias.

O curso está sendo desenvolvido em Regime de Alternância, que prevê dois momentos formativos: o tempo escola e o tempo comunidade. O tempo escola é espaço onde serão trabalhados os diferentes saberes dos componentes curriculares. Neste período, além das atividades regulares de sala de aula, os professores utilizarão este espaço para definição e planejamento coletivo das atividades a serem desenvolvidas no tempo comunidade. Esse processo será desenvolvido em 70% da carga horária prevista para curso. Já o tempo comunidade corresponde a um período no qual os alunos irão desenvolver em suas comunidades as atividades complementares de sua formação, colocando em prática o aprendizado adquirido em sala de aula e fixando o conhecimento, que gradativamente modificará a realidade do entorno.

Organizado em alternância regular de períodos de estudos, o curso é ofertado em três anos letivos (seis módulos), com atividades em dois turnos.

Para mais informações sobre o curso, campo de atuação, dentre outras informações, acesse os sites do Catálogo Nacional de Cursos Técnicos, do IFMA  ou o do programa.

PUBLICIDADE

Veja Mais



Comentários

PUBLICIDADE

Responsive image
© Copyright 2007-2019 Noca -
O portal da credibilidade
Este site é protegido pelo reCAPTCHA e pelo Google:
A Política de Privacidade e Termos de serviço são aplicados.
Criado por: Desenvolvido por:
Criado por: Desenvolvido por: