PUBLICIDADE

Turismo

Maranhão está na moda: Observatório do Turismo aponta alta na taxa de ocupação hoteleira

A frase dita pelo governador Flavio Dino retrata bem o atual cenário do turismo.

Observatório do Turismo do Maranhão realizou levantamento da taxa de ocupação hoteleira em 5 cidades maranhenses. A coleta de dados foi feita por pesquisadores da Secretaria de Estado do Turismo (SETUR-MA) e da Secretaria Municipal de Turismo (SETUR-SLZ) durante o feriado de Corpus Christi, de 20 a 23 de junho de 2019.

O Maranhão está na moda. A frase dita pelo governador Flavio Dino retrata bem o atual cenário do turismo, como explica o gestor da SETUR, Catulé Júnior. ‘Em junho e julho, nossos destinos turísticos recebem milhares de visitantes. Nesse mês, devemos chegar a 150 mil de visitantes apenas pela malha área. Os hotéis também tem superado esse percentual chegando próximo a 40% de aumento em algumas cidades’ explicou o secretário de estado do Turismo.

Nessa edição foram selecionadas as cidades de Barreirinhas, Carolina, Imperatriz, São Luís e Tutóia. A novidade nesse ano foi à inclusão de Tutóia tanto pela importância do Polo Delta das Américas como também pela cidade compor a Rota das Emoções, premiado roteiro turístico brasileiro.O levantamento apontou que a cidade porta de entrada dos Lençóis Maranhenses, Barreirinhas, obteve uma taxa média de 85% de ocupação durante o período, já Carolina, na região da Chapada das Mesas, obteve 70,45%, Imperatriz com 34,40%, São Luís, capital do estado e patrimônio cultural da humanidade com 70,72%, e por fim, Tutóia, na região do Delta das Américas, com 61,60%.

Aumento da ocupação em relação ao mesmo período de 2018

Em relação ao período do feriado de Corpus Christi em 2019 houve aumento em comparação ao ano anterior nos seguintes destinos do Maranhão: São Luís com aumento de 20,72%, Barreirinhas com aumento de 21,43% e Carolina com aumento de 38,84%.

O coordenador do Observatório do Turismo do Maranhão, o Professor Doutor Saulo Ribeiro dos Santos (UFMA) acredita que o aumento da taxa média de foi em decorrência do início do período do São João no Maranhão. “Nossos festejos juninos foram amplamente divulgados em diversas plataformas soma-se a isso a participação em feiras e ações de promoção nos estados emissores o que contribui para aumentar o fluxo de visitantes”.

O professor de Turismo chama a atenção para que os empresários do setor hoteleiro contribuam com o fornecimento das informações sobre a taxa média de ocupação para que se tenha um maior volume de informações sobre a situação do turismo no estado. “Quanto mais informação tivermos sobre a realidade turística, melhor será para todos, pois, os destinos poderão captar novos empreendimentos, os empresários poderão fazer maiores investimentos e contratações, entre outros aspectos” esclarece que coordenador Saulo Ribeiro

Essa pesquisa faz parte da continuidade de coletas feitas desde 2017 sobre a taxa média de ocupação dos empreendimentos hoteleiros nos principais destinos turísticos do estado do Maranhão. Para o levantamento dos dados, adotou-se como metodologia o envio de e-mails, assim como ligação para os empreendimentos pré selecionados situados por localidade.

PUBLICIDADE

Veja Mais



Comentários

PUBLICIDADE

Responsive image
© Copyright 2007-2019 Noca -
O portal da credibilidade
Este site é protegido pelo reCAPTCHA e pelo Google:
A Política de Privacidade e Termos de serviço são aplicados.
Criado por: Desenvolvido por:
Criado por: Desenvolvido por: