PUBLICIDADE

Turismo

Mapa do Turismo do Maranhão 2019 é aprovado em reunião do Conselho Estadual

O documento segue agora para o Ministério do Turismo que vai apresentar o novo mapa do turismo nacional em agosto.

Por: Secom/ Governo do Maranhão | Data: 05/07/2019 10:55 - Atualizado em 05/07/2019 10:56
Compartilhar

Setur apresentou aos conselheiros todos os municípios que validaram seu dados para a entrada no Mapa 2019 (Foto: Divulgação)
 

O Conselho Estadual de Turismo aprovou, na quarta-feira (3), por unanimidade, o Plano de Regionalização do Turismo Maranhense. O documento segue agora para o Ministério do Turismo que vai apresentar o novo mapa do turismo nacional em agosto.

A Setur apresentou aos conselheiros todos os municípios que validaram seu dados para a entrada no Mapa 2019 após visitas técnicas concretizadas aos 10 polos turísticos do Maranhão no período de 6 de maio até 7 de junho de 2019.

O Conselho é uma instituição que tem o papel de garantir a participação da sociedade civil na definição das políticas públicas de turismo aplicadas pelo poder público em âmbito estadual.

O mapeamento faz parte do Programa de Regionalização (PRT) do Ministério do Turismo (MTur), que prevê a atualização do Mapa do Turismo brasileiro a cada dois anos. O Mapa do Turismo é um instrumento que possibilita o desenvolvimento das políticas públicas dos setores e locais, tendo como foco a gestão, a estruturação e a promoção do turismo de forma regionalizada e descentralizada.

“Somente a partir da aprovação do Mapa, o Estado do Maranhão consegue continuar consignatário do Programa Nacional de Regionalização, e trabalhar melhor o turismo por regiões que estão divididos os polos em desenvolvimento”, explicou o presidente do Conselho Estadual de Turismo e secretário adjunto de Turismo da Setur, Hugo Veiga.

A superintendente de Regionalização, Glória Pinto, ressalta que a validação feita pela Secretaria de Estado do Turismo e pelo Conselho Estadual do Turismo é um dos critérios exigidos pelo Ministério do Turismo para atualização do Mapa do Turismo Brasileiro. “Vamos encaminhar a atualização do novo mapa do turismo brasileiro para o Ministério do Turismo e ficaremos aptos a pleitear verbas federais para desenvolver ações e projetos em prol do turismo no Maranhão”, afirma a superintendente.

“Como presidente da Associação Brasileira de Agências de Viagem (ABAV) irei reunir todos os associados e repassar o que é, como foi feito e os benefícios do remapeamento no Maranhão, de todos os pontos turísticos dentro dos municípios. Só após o remapeamento, as agências irão saber quais municípios estão preparados para receber visitantes”, declara o presidente da ABAV, Jansen Santos.

Além desse alinhamento, a reunião do Conselho Estadual de Turismo abordou possibilidades de fortalecimento da entidade com fomento à parceria entre os segmentos que compõem o grupo.

Ao final da reunião, os membros do Conselho de Turismo do Maranhão marcaram a data da próxima reunião, que acontecerá no dia 14 de agosto na sede da Fecomércio, para deliberar a atualização e validação do estatuto interno do Conselho, com apresentação do secretário de Turismo do Estado, Catulé Junior, e novas eleições do Conselho.

A próxima reunião do PRT+Integrado (em que participam representantes do Estado, Ministério do Turismo, além de outras instâncias governamentais e) acontecerá no dia 21 de agosto em São Luís.

PUBLICIDADE

Veja Mais



Comentários

PUBLICIDADE

Responsive image
© Copyright 2007-2019 Noca -
O portal da credibilidade
Este site é protegido pelo reCAPTCHA e pelo Google:
A Política de Privacidade e Termos de serviço são aplicados.
Criado por: Desenvolvido por:
Criado por: Desenvolvido por: