PUBLICIDADE

Educação

Projeto do IFMA Caxias estimula a leitura nas férias

O objetivo é facilitar o empréstimo de livros durante as férias.

Nessa sexta-feira (19), teve início o período de férias para estudantes dos cursos técnicos de nível médio e do ensino superior do Instituto Federal do Maranhão (IFMA) Campus Caxias. Como forma de estimular a leitura nesse período, a Biblioteca do campus promove o projeto “Viaje Comigo”. A proposta é disponibilizar até três livros para estudantes, professores e técnicos administrativos. Nesse caso, eles realizam a devolução somente no dia 07 de agosto, quando terá início o segundo semestre letivo.

Na última segunda-feira (08), a Biblioteca liberou o prazo de devolução de qualquer livro, e o estendeu para a semana de início das aulas. Nesse período, o usuário não precisa renovar o livro e não pega multa. Vale destacar que os usuários interessados ainda podem realizar o empréstimo. “Dentro de algumas horas, conforme previsto no Calendário Acadêmico, terão início as férias dos estudantes do Campus Caxias, mas os alunos e servidores ainda podem vir fazer o empréstimo de qualquer livro, inclusive os cativos”, frisa Vanessa da Costa Bastos, auxiliar de biblioteca.

A bibliotecária do Campus, Eliana da Silva Mendes, ressalta que, no período de férias, a biblioteca funciona entre 9h e 15h “Nosso compromisso é com a democratização do acesso à informação de forma igualitária. Para isso, dispomos de um acervo físico com mais de 1.550 títulos e 5.716 exemplares já catalogados em nosso sistema de gerenciamento eletrônico Sophia Biblioteca”, disse a bibliotecária.

Clique aqui e conheça os serviços oferecidos pela Biblioteca

Nova biblioteca

Ainda este ano, a unidade de ensino será contemplada com uma nova biblioteca. Orçada em R$ 2,1 milhões, a obra foi garantida através de emenda do senador maranhense Roberto Rocha.

A atual biblioteca tem uma área de 190,5 m2, acomodando um acervo em 26 estantes de dupla face, 5 estantes simples em um espaço de aproximadamente 47 m2. A área destinada à consulta e ao estudo individual é de 90,3 m2 e ao processamento técnico é de 7,53 m2. Suas duas salas de estudo em grupo têm 15,06 m2, comportando até 12 pessoas.

De acordo com o projeto, a nova biblioteca será seis vezes maior que atual, ocupando um espaço de 1.149 m2 e acomodará 37 estantes de dupla face, com 18 mesas para estudos e 18 terminais de pesquisas com computadores. O espaço para catalogação será de 49,66 m2 e de atendimento passará a ser de 49.66 m2. Haverá ainda um espaço para administração de 24.37m2. O destaque na nova biblioteca será a construção de um auditório com capacidade para 50 pessoas, numa área de aproximadamente 100 m2.

Rampas de acesso para cadeira de rodas e banheiros adaptados para deficientes serão instalados nos novos ambientes. Além da concepção arquitetônica, a aquisição de tecnologias, os mobiliários e a sinalização também serão adequadas para promover a inclusão de pessoas com deficiência.

PUBLICIDADE

Veja Mais



Comentários

PUBLICIDADE

Responsive image
© Copyright 2007-2019 Noca -
O portal da credibilidade
Este site é protegido pelo reCAPTCHA e pelo Google:
A Política de Privacidade e Termos de serviço são aplicados.
Criado por: Desenvolvido por:
Criado por: Desenvolvido por: