PUBLICIDADE

Educação

Inscrições para o Pré-IFMA em Caxias seguem até sexta-feira (16)

Estão sendo ofertadas 80 vagas para estudantes do 9º ano de Aldeias Altas, Caxias, São João do Sóter e Senador Alexandre Costa.

Por: Ascom/ IFMA | Data: 13/08/2019 14:32 - Atualizado em 13/08/2019 14:33
Compartilhar

Hoje estudantes do IFMA, Antonio Adryel, Luana Conceição, Ruan Lucas e João Luís são frutos da iniciativa do Pré-IFMA.
 

O Instituto Federal do Maranhão (IFMA) Campus Caxias está com inscrições abertas para a 10ª turma do Pré-IFMA, curso preparatório para estudantes que desejam fazer o seletivo para ingressar no Ensino Médio no IFMA. A iniciativa visa promover a capacitação de estudantes por meio de reforço escolar nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática.

Inscreva-se

As inscrições podem ser feitas, via formulário eletrônico, no site do Campus Caxias (caxias.ifma.edu.br), até sexta-feira, 16 de agosto. Aos candidatos que não dispõem de acesso à internet, o IFMA disponibiliza inscrição na forma presencial, devendo ser feita no setor de Protocolo, no horário de funcionamento do setor. No momento da inscrição, o candidato deverá dispor da carteira de identidade (RG), CPF e do comprovante de matrícula de que está regularmente matriculado e cursando o 9º ano.

O curso é gratuito e vai ofertar 80 vagas, sendo 40 no turno matutino e 40 no vespertino. Podem participar do Pré-IFMA estudantes regularmente matriculados e que estejam cursando o 9º ano do Ensino Fundamental nas redes públicas municipal ou estadual nos municípios de Aldeias Altas, Caxias, São João do Sóter e Senador Alexandre Costa.

A seleção será feita por meio de sorteio público no dia 22 de agosto, às 15h, no auditório da unidade de ensino. O curso terá início no dia 2 de setembro, sendo a aula inaugural às 9h e às 16h, conforme o turno do estudante.

Para mais informações, consulte o Edital Nº 195/2019.

Resultados do Pré-IFMA

Com aulas duas vezes por semana, nos turnos matutino e vespertino, o Pré-IFMA envolve, desde as turmas anteriores, as aulas preparatórias e a realização mensal de testes simulados. João Luís Santos Alves participou da turma de 2018 e foi aprovado em 1º lugar para o curso de Agropecuária. “Sempre gostei de animais, tinha muito contato com a vida em fazenda, por isso, já vim pra cá decidido sobre o curso. Mas o Pré-IFMA foi fundamental para que eu conseguisse ser aprovado em primeiro lugar para o curso técnico em Agropecuária”, afirmou o aluno.

O aluno Ruan Lucas Cavalcante da Silva, da 9ª turma do preparatório, também pretendia cursar Agropecuária. “O cursinho me ajudou a escolher o curso, pois antes eu queria cursar Agropecuária. Depois de algumas semanas de aulas no preparatório, mudei depois de conhecer os outros cursos. Então, optei por Agroindústria”, disse Ruan Cavalcante. Ele foi aprovado em 3º lugar no Seletivo para ingresso em 2019 e conta que a participação no preparatório foi fundamental para ingresso no IFMA. “Com o Pré-IFMA, também consegui organizar minha rotina de estudos, pois quando estudava em casa era um pouco mais complicado”, confessou o aluno.

Em 2016, Antonio Adryel Marques Nogueira estava concluindo o Ensino Fundamental na escola municipal Antonio Rodrigues Bayma. Seu sonho era cursar o Ensino Médio em um Instituto Federal. “Minha dúvida era somente se tentaria no IFMA ou no Instituto Federal do Piauí. Quando comecei a fazer o Pré-IFMA, tive a certeza que meu Ensino Médio seria aqui”, frisou Adryel Marques que conseguiu ser aprovado em 2º lugar para o curso técnico em Informática, em 2017.

Através do Pré-IFMA, os estudantes podem conhecer os espaços físicos do Campus Caxias e familiarizar-se com os professores, técnico-administrativos e estudantes do IFMA. “Nós já colocamos um pé aqui, digamos assim. Meus professores no Pré-IFMA foram os próprios servidores do Campus, e isso me deixou muito mais segura. Eles me ajudaram demais, pois eu não estava sabendo o que estudar”, disse a aluna Luana Conceição Souza, que foi aprovada para o curso técnico em Agropecuária, em 2018.

O diretor-geral do Campus, João da Paixão Soares, destacou a significativa quantidade de aprovações de alunos do Pré-IFMA no Seletivo em anos anteriores. “Apesar do curso ser desenvolvido por três meses, o resultado é extremamente gratificante, pois observamos expressivas aprovações de candidatos no Seletivo”, disse o diretor-geral.

“Desde de 2010, o IFMA realiza esta ação como uma das formas de atender aos anseios da comunidade e garantir o ingresso no Instituto, por meio do reforço no conteúdos de Português e Matemática.”, lembrou Raimundo Nonato de Assunção Filho, diretor de Desenvolvimento Educacional.

Processo Seletivo para Ingresso no Ensino Médio em 2020

O ingresso nos cursos técnicos de nível médio ocorre através de Processo Seletivo Unificado. A seleção dos estudantes ocorre por meio de uma prova composta por 40 questões, sendo 20 de Português e 20 de Matemática. As inscrições vão de 06 de setembro a 06 de outubro. O período para solicitar a gratuidade da taxa inscrição vai de 20 de agosto a 04 de setembro.

Ao todo, o IFMA oferta 41 cursos em um total de 6450 vagas distribuídas em 27 municípios do Estado. Para o Campus Caxias, as vagas são para os cursos técnicos em Administração, Agroindústria, Agropecuária e Informática, todos na forma Integrada, em que o estudante cursa o Ensino Médio juntamente com uma formação profissional no IFMA.

 

PUBLICIDADE

Veja Mais



Comentários

PUBLICIDADE

Responsive image
© Copyright 2007-2019 Noca -
O portal da credibilidade
Este site é protegido pelo reCAPTCHA e pelo Google:
A Política de Privacidade e Termos de serviço são aplicados.
Criado por: Desenvolvido por:
Criado por: Desenvolvido por: