PUBLICIDADE

Geral

IFMA Caxias lança campanha para incentivar economia de energia

As peças da campanha serão expostas em áreas de visibilidade e nas redes sociais, chamando atenção para hábitos do dia a dia que podem reduzir o consumo de energia elétrica.

O Instituto Federal do Maranhão (IFMA) Campus Caxias lançou a campanha “Se liga, economiza!”, com o objetivo de reduzir o consumo de energia elétrica, uma das contas que mais pesam no orçamento da unidade de ensino.

As peças da campanha serão expostas ao longo dos próximos meses em áreas de visibilidade, como setores administrativos, salas de aula, laboratórios e vestiários, chamando atenção para hábitos do dia a dia que podem reduzir as despesas, por meio da participação consciente da comunidade acadêmica. Além disso, o Campus Caxias divulgará as peças nas redes sociais.

Clique aqui e acesse as peças.

Cartazes, banners, entre outras peças, lembrarão a importância do uso adequado de computadores, aparelhos de ar-condicionado e outros equipamentos. Paralelamente, a Direção-geral promoverá ações para incentivar a economia. “Dentre as atividades, vamos convidar a Companhia Energética do Maranhão (Cemar) para proferir palestra educativa para estudantes, servidores e colaboradores terceirizados sobre o uso da energia elétrica com segurança e sem desperdícios”, destaca o diretor-geral, João da Paixão.

As ações serão alinhadas com a Portaria Nº 378/2019, emitida pela direção-geral, onde foram estabelecidos horários para funcionamento dos aparelhos de ar-condicionado do Campus. A expectativa, de acordo com a direção-geral, é reduzir as despesas com energia elétrica entre 15% e 20%. O Gabinete da Direção fixou um cartaz no mural do hall de entrada, onde constam as contas de energias mensais. “A colaboração de estudantes, servidores e terceirizados é essencial e continuará sendo, para que possamos garantir a redução do consumo de energia elétrica nos próximos meses”, ponderou João da Paixão.

Confira algumas dicas para você economizar energia

Ar condicionado

– Desligar o aparelho quando o ambiente estiver desocupado;

– Manter o aparelho desligado ou apenas ventilando nos dias frios ou no inverno;

– Ao ligar o aparelho, manter as portas e janelas fechadas, evitando o desperdício do ar climatizado, e garantindo a circulação do ar;

– Otimizar o uso do aparelho, evitando utilizá-lo após as 18h;

– Manter a regulagem dos termostatos do aparelho em 23ºC.

Iluminação

– Desligar as lâmpadas das salas que não estiverem em uso, principalmente nos horários de almoço, jantar e no encerramento do expediente;

– Manter desligadas as lâmpadas das dependências desocupadas, bem como a iluminação ornamental interna e externa;

– Reforçar a orientação aos servidores e às equipes de segurança e zeladoria para desligamento das lâmpadas e sistemas de iluminação ao final do horário de expediente, observada a eventual necessidade de permanência de servidores nos respectivos ambientes de trabalho;

– Evitar acender lâmpadas durante o dia, priorizando a utilização de luz natural, sempre que possível;

– Reduzir a iluminação em áreas de circulação, pátios de estacionamento e garagens, desde que não prejudique a segurança nos locais.

Computadores

– Programar o computador para entrar em modo de espera após cinco minutos sem uso;

– Desligar o monitor, a impressora, o estabilizador, a caixa de som, o microfone e outros acessórios, sempre que não estiverem em uso.

Geladeiras e freezers

– Evitar que as portas fiquem abertas sem necessidade;

– Regular a temperatura dos equipamentos conforme a estação do ano e a capacidade utilizada;

– Manter os equipamentos fora do alcance de raios solares ou de outras fontes de calor.

Bebedouros

– Desligar o equipamento no final do expediente.

PUBLICIDADE

Veja Mais



Comentários

PUBLICIDADE

Responsive image
© Copyright 2007-2019 Noca -
O portal da credibilidade
Este site é protegido pelo reCAPTCHA e pelo Google:
A Política de Privacidade e Termos de serviço são aplicados.
Criado por: Desenvolvido por:
Criado por: Desenvolvido por: