PUBLICIDADE

Saúde

Cabrito é mordido em Caxias por morcego que transmite o vírus da raiva

Equipes da Aged e da UVZ se deslocaram até o local para fazer a captura de morcegos.

Por: Com informações e imagens da TV Mirante | Data: 27/11/2019 17:27 - Atualizado em 27/11/2019 17:32
Compartilhar

Em Caxias um cabrito foi mordido por um morcego hematófago que transmite o vírus da raiva. Não é a primeira vez que animais são atacados na região.

Equipes da Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (Aged) de São Luís e da Unidade de Vigilância em Zoonoses (UVZ) de Caxias se deslocaram até o Povoado São Felipe para fazer a captura dos morcegos.

O cabrito foi mordido por um morcego hematófago, que se alimenta de sangue e transmite o vírus da raiva. O animal é vacinado e ficou imune do vírus.

O caseiro José Ribamar lamenta as inúmeras vezes que os animais já foram atacados pelos morcegos. “Atacam mais os bodes e os cavalos à noite”, afirma ele.

É por volta das 19h que os morcegos começam aparecer e atacar os animais da propriedade; 9 deles já foram agredidos nesse ano.

A captura do morcego é feita com uma rede específica. A armadilha é um método usado pelos agentes. Após ser capturado, uma pasta vampiricida é passada nas costas do morcego e ao se misturar com os demais morre em menos de uma semana.

Das 20 amostras encontradas, 3 foram detectados hematófagos. O objetivo é acabar com os ataques.

Segundo o médico veterinário agropecuário da AGED Eric Takashi, em todo o estado já foram confirmados casos com vírus da raiva em 10 animais bovinos e em 8 raposas. “A pessoa tem que procurar a AGED mais próxima para relatar se tem caso, se há a necessidade de vacinação”, alerta.

Em julho, uma cadela mordida por uma raposa apresentava as reações do vírus da raiva. Nos meses de setembro e outubro não só os animais como os humanos também foram vítimas dos ataques.

Os morcegos hematófagos atacam humanos e animais. O vírus não tem cura se não fizer os primeiros socorros. “Temos a preocupação de levar à comunidade sempre as informações que as pessoas devem ter o cuidado de está procurando logo a Unidade Básica de Saúde ou a UPA”, ressalta Luis Medeiros, assessor especial da UVZ.

PUBLICIDADE

Veja Mais



Comentários

PUBLICIDADE

Responsive image
© Copyright 2007-2019 Noca -
O portal da credibilidade
Este site é protegido pelo reCAPTCHA e pelo Google:
A Política de Privacidade e Termos de serviço são aplicados.
Criado por: Desenvolvido por:
Criado por: Desenvolvido por: