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IFMA Caxias: inscrição para seleção de monitor do Pronera termina nesta quarta

Carga horária semanal do monitor será de até 20 horas, e o valor mensal da bolsa será de R$ 400.

Por: Com informações da Ascom/ IFMA | Data: 21/01/2020 21:12 - Atualizado em 21/01/2020 21:14
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Termina nesta quarta-feira (22) a inscrição para a seleção de monitor para atuar no curso técnico em Agropecuária, ofertado na forma Integrada ao Ensino Médio, no Âmbito do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera), no  Instituto Federal do Maranhão (IFMA) Campus Caxias.

A inscrição é gratuita e deve ser feita, no horário de 8h às 11h e de 14h às 17h, na sala da Coordenação do Pronera, localizada na Unidade de Estudo e Pesquisa (UEP).

De acordo com o Edital N° 008/2020, podem candidatar-se à monitoria estudantes do Campus Caxias regularmente matriculados a partir do segundo semestre no curso de bacharelado em Zootecnia, com idade maior que 18 anos e sem vínculo empregatício. Além disso, o candidato não pode receber bolsa de iniciação científica ou extensão, e deve ter disponibilidade para pernoitar na residência estudantil no Campus. No caso de aluno residente em assentamento, é exigida documentação específica, constante do edital de abertura.

O processo de seleção constará de duas etapas, sendo que a primeira consiste na análise do histórico escolar, a partir do Índice de Rendimento Acadêmico (IRA). Já a segunda fase de entrevista, na qual será avaliado o perfil do candidato. O edital informa que a carga horária semanal do monitor será de até 20 horas, e o valor mensal da bolsa será de R$ 400.

Seleção de professores

Também está aberta a inscrição para a seleção de professores para atuarem no curso técnico em Agropecuária, ofertado na forma Integrada ao Ensino Médio, no Âmbito do Pronera.

A inscrição é gratuita e deve ser feita até sexta-feira (24), no horário de 8h às 11h e de 14h às 17h, na sala da Coordenação do Pronera, localizada na Unidade de Estudo e Pesquisa (UEP). São ofertadas 14 vagas para profissionais graduados em Administração, Agronomia, Ciências Agrárias, Medicina Veterinária e Zootecnia.

De acordo com o Edital Nº 009/2020, a seleção envolverá duas etapas. A primeira será de caráter eliminatório e consistirá em análise da ficha de inscrição e dos documentos apresentados no ato de inscrição. A segunda, de caráter classificatório, será a avaliação de títulos. Vale ressaltar que os profissionais selecionados receberão bolsa conforme carga horária da disciplina

Os profissionais selecionados devem ter disponibilidade de um turno e carga horária semanal igual ou superior à definida como necessária pela coordenação do programa, no ato da contratação, podendo incluir sábados e/ou domingos no local de atuação. É necessário ainda que o profissional esteja disponível para eventuais deslocamentos, em função da realização de reuniões, capacitações, visitas de acompanhamento in loco, realização de cumprimento de atividades referentes à disciplina ou outros eventos do programa.

Saiba mais sobre o programa

O Pronera atende jovens e adultos de assentamentos criados ou reconhecidos pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), quilombolas e trabalhadores rurais acampados cadastrados, além de beneficiários do Programa Nacional de Crédito Fundiário. O Programa propõe e apoia cursos de educação básica (alfabetização, ensinos fundamental e médio), técnicos profissionalizantes de nível médio, cursos superiores e de pós-graduação (especialização e mestrado).

A oferta do curso técnico em Agropecuária, no âmbito do Pronera, é resultado de parceria firmada entre o Incra, o IFMA, a Prefeitura Municipal de Caxias e Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR) de Caxias.

O curso está sendo desenvolvido em Regime de Alternância, que prevê dois momentos formativos: o tempo escola e o tempo comunidade. O tempo escola é o espaço onde são trabalhados os diferentes saberes dos componentes curriculares. Neste período, além das atividades regulares de sala de aula, os professores utilizam esse espaço para definição e planejamento coletivo das atividades a serem desenvolvidas no tempo comunidade. Já o tempo comunidade corresponde a um período no qual os alunos desenvolvem, em suas comunidades, as atividades complementares de sua formação, colocando em prática o aprendizado adquirido em sala de aula e fixando o conhecimento, que gradativamente modificará a realidade do entorno.

 

 

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