PUBLICIDADE

Educação

IFMA Caxias oferta 33 vagas em Programa de Monitoria

Inscrições seguem até o dia 26 de fevereiro. Vagas são para os cursos de Ciências Biológicas, Ciência da Computação, Matemática, Química e Zootecnia.

Por: Ascom/ IFMA | Data: 20/02/2020 05:22 - Atualizado em 20/02/2020 05:23
Compartilhar

O Instituto Federal do Maranhão (IFMA) Campus Caxias lançou edital referente ao processo seletivo para monitoria com bolsa e monitoria voluntária para o primeiro semestre de 2020. Ao todo, são ofertadas 33 vagas, sendo 6 com bolsas e 27 voluntárias, destinadas a estudantes dos cursos de Ciências Biológicas, Ciência da Computação, Matemática, Química e Zootecnia.

As inscrições seguem até dia 26 de fevereiro, via formulário eletrônico, no site do Campus Caxias (caxias.ifma.edu.br). Podem candidatar-se às disciplinas estudantes que atendam os seguintes requisitos:

  1. estar regularmente matriculado e ter cursado 02 (dois) períodos letivos;
  2. ter aproveitamento igual ou superior a 7,0 (sete) na disciplina a qual está se candidatando; e
  3. ter sido aprovado na disciplina para o qual se candidata.

O processo de seleção será efetivado mediante aplicação de prova de conhecimentos específicos, que será aplicada no dia 03 de março, às 19h, no Bloco de Ciências Agrárias. O candidato deverá elaborar uma dissertação sobre tema a ser sorteado entre cinco possibilidades no momento de realização da prova escrita e/ou prova prática. A divulgação das cinco temáticas poderá ser consultada no site do Campus Caxias e nos murais no dia 02 de março.

Para mais informações, acesse o Edital Nº 055/2020.

Sobre o Programa de Monitoria

Utilizado como estratégia para auxiliar no processo de ensino e aprendizagem, conforme a Resolução Nº 15/2006, o Programa de Monitoria consiste em uma atividade auxiliar de ensino, pesquisa e extensão exercida por alunos que demonstrem capacidade de desempenho no âmbito de determinadas disciplinas cursadas.

São objetivos da monitoria:

  1. Proporcionar um maior envolvimento com a atividade de docência ao aluno que apresenta rendimento escolar comprovadamente satisfatório;
  2. Possibilitar um aprofundamento de conhecimento na área em que desenvolve a monitoria; e
  3. Assegurar a cooperação do corpo discente com o corpo docente, nas atividades de ensino, pesquisa e extensão.

Para atuação em disciplinas com bolsa, haverá retribuição financeira a título de incentivo no valor de R$ 400,00 por mês. Já a monitoria da categoria voluntária oportuniza a participação do aluno no programa, entretanto não haverá nenhuma compensação financeira pelo seu exercício. Nas duas categorias, o bolsista deve cumprir carga horária semanal de 12 horas.

O monitor tem as seguintes atribuições:

  1. Participar da elaboração do plano de trabalho de monitoria com o professor responsável;
  2. Auxiliar os professores em atividades de docência de uma determinada disciplina, inclusive nas tarefas didáticas de preparação de aulas e de trabalhos escolares;
  3. Auxiliar os professores em tarefas de pesquisa e de extensão, compatíveis com o seu grau de conhecimento;
  4. Auxiliar os professores na realização de trabalhos práticos e experimentais compatíveis com o grau de conhecimento e de experiência na disciplina;
  5. Auxiliar os alunos regulares orientando-os em trabalhos de laboratório, da biblioteca, do campo e outros;
  6. Facilitar o relacionamento entre alunos, professores e coordenadores de curso na execução dos planos de ensino, visando ao constante ajustamento no processo de ensino-aprendizagem.

São obrigações do monitor:

  1. Cumprir as normas constantes do regulamento;
  2. Executar o plano de trabalho apresentado;
  3. Cumprir a carga horária semanal de 12 horas de efetivo trabalho;

PUBLICIDADE

Veja Mais



Comentários

PUBLICIDADE

Responsive image
© Copyright 2007-2019 Noca -
O portal da credibilidade
Este site é protegido pelo reCAPTCHA e pelo Google:
A Política de Privacidade e Termos de serviço são aplicados.
Criado por: Desenvolvido por:
Criado por: Desenvolvido por: