PUBLICIDADE

Carnaval

92,5% aprovam o Carnaval do Maranhão, diz pesquisa

É um índice ainda maior que o verificado em 2019 (91%).

Por: Secom/ Governo do Maranhão | Data: 01/03/2020 10:14
Compartilhar

Público lotou a Beira Mar (Foto: Divulgação)

O Carnaval do Maranhão 2020 teve alto índice de aprovação do público, de acordo com pesquisa feita com foliões durante a festa. 

O evento teve aprovação de 92,5% dos entrevistados. É um índice ainda maior que o verificado em 2019 (91%). 

A pesquisa foi feita no Circuito Beira-Mar entre os dias 23 e 25 de fevereiro, com 600 pessoas. A margem de erro é de 4 pontos porcentuais.

O levantamento realizado pelo Instituto Interpreta, a pedido do Governo Maranhão, foi divulgado nesta sexta-feira (28), durante coletiva de imprensa no Palácio dos Leões. 

Participaram da coletiva os secretários de Estado Rodrigo Lago (Comunicação e Assuntos Políticos), Catulé Júnior (Turismo), Jefferson Portela (Segurança Pública) e a secretária adjunta da Cultura, Caroline Veloso.  

O secretário Rodrigo Lago lembrou que houve apoio do Governo do Estado em festas carnavalescas em vários municípios, mas somente em São Luís houve a participação de 700 mil pessoas nos quatro circuitos de carnaval. 

“Os números confirmam o sucesso da festa. Já é de fato um dos melhores carnavais do Brasil, confirmando a trajetória iniciada no ano passado, que começou a inserir o carnaval do Maranhão no roteiro turístico do carnaval nacional”, sublinhou Lago.    

Segurança

A segurança foi um dos destaques na pesquisa. Do total dos presentes na festa da Beira-Mar, 92,3% avaliaram o policiamento como ótimo ou bom. 

Essa sensação se refletiu no saldo final dos Circuitos carnavalescos, que não tiveram registro de Crimes Violento Letais e Intencionais (CVLI) nos cinco dias de folia. 

De acordo com o secretário Jefferson Portela, não houve qualquer registro de crime violento mesmo na temporada pré-carnavalesca. Ele explicou como foi preparado o forte de esquema de segurança nos circuitos. 

“Usamos isolamento, colocação de barreiras, revista pessoal, além da busca veicular. Envolvemos um grande número de policiais militares, corpo de bombeiros e policiais civis. Fizemos também o serviço velado no meio da multidão. Com o aumento do público, houve também aumento do controle”, detalhou Portela.    

Atrações musicais

Entrevista coletiva com os resultados do Carnaval 2020

(Foto: Divulgação)

As atrações musicais foram consideradas boas ou ótimas por 83,5% dos foliões. Entre os nomes que se apresentaram, estavam Margareth Menezes, Maria Rita, Otto e Zeca Baleiro.

Os artistas se apresentaram tanto no palco quanto nos trios elétricos que percorreram a Beira-Mar. 

Apesar das estrelas nacionais, das 400 atrações do carnaval 2020, mais de 90% eram artistas maranhenses.  

“O Carnaval do Maranhão 2020 foi um sucesso absoluto. Mais de 90% da programação foi de artistas maranhenses, ou seja, a gente valorizou a prata da casa. Foi um universo de vários ritmos e segmentos voltado a atender todo o público maranhense também para mostrar a nossa cultura para quem vem de fora”, ressaltou a secretária adjunta da Cultura, Caroline Veloso.   

Outros Circuitos

O Instituto Interpreta também fez pesquisa nos Circuitos Madre Deus, Passarela e Rio Bacanga. Este último foi a novidade do Carnaval deste ano. De acordo com o levantamento, 88,5% dos entrevistados aprovaram esses três Circuitos. 

Para 84,3%, as atrações foram ótimas ou boas. Entre os artistas, estiveram Saia Rodada, Avine Vinny e Mano Walter. No local, o policiamento foi avaliado como ótimo ou bom por 85,1% dos presentes. 

A pesquisa foi feita entre os dias 21 e 24 de março nos três Circuitos, com 600 pessoas. A margem de erro é de 4 pontos porcentuais.

O secretário de Turismo, Catulé Júnior, comemorou os bons resultados obtidos no setor. Dados do Observatório do Turismo apontam que São Luís teve 82% de ocupação hoteleira durante a festa. 

“Um carnaval da diversidade e democrático. Hoje, sim, o carnaval do Maranhão é um dos maiores do Brasil. Tenho certeza que no próximo ano estaremos comemorando resultados ainda melhores”, frisou Catulé.

PUBLICIDADE

Veja Mais



Comentários

PUBLICIDADE

Responsive image
© Copyright 2007-2019 Noca -
O portal da credibilidade
Este site é protegido pelo reCAPTCHA e pelo Google:
A Política de Privacidade e Termos de serviço são aplicados.
Criado por: Desenvolvido por:
Criado por: Desenvolvido por: