PUBLICIDADE

Educação

UFMA suspende aulas por 30 dias por conta do novo coronavírus

Medida foi anunciada nesta segunda-feira (16) e tenta prevenir o avanço da doença no estado. Até o momento, não há casos confirmados do coronavírus no Maranhão.

Entrada da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) em São Luís (MA) — Foto: De Jesus/O Estado/Arquivo
Entrada da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) em São Luís (MA) — Foto: De Jesus/O Estado/Arquivo

A Universidade Federal do Maranhão (UFMA) informou nesta segunda-feira (16) que vai suspender por 30 dias as atividades e aulas em todos os nove campus da instituição no estado. A medida que é preventiva tem como objetivo conter a disseminação do novo coronavírus (Covid-19) no Maranhão. Até o momento, não há casos confirmados no estado.

A suspensão começa a partir dessa terça-feira (17). A medida também determinou que servidores maiores de 60 anos e que compõe o grupo de risco, serão dispensados das suas atividades.

Coordenações de ensino e professores da instituição também serão orientados para manter as atividades curriculares dos alunos durante o período de suspensão das aulas presenciais. As atividades serão realizadas pelo SIGAA, sistema de ensino da UFMA, e a medida não deve causar prejuízos ao calendário do semestre letivo que permanece sem alterações.

De acordo com o Comitê de Emergência da UFMA, serão mantidas as atividades administrativas por seis horas ininterruptas para reduzir a exposição dos servidores da universidade. Os horários de funcionamento de cada área serão divulgados em breve.

‘Não podemos ter pânico’

O governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB) fez um pronunciamento tranquilizando os maranhenses a respeito de casos suspeitos do novo coronavírus no estado. De acordo com Dino, o estado está articulado com o Ministério da Saúde, seguindo as orientações de prevenção e contenção da doença.

Leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) no Hospital Carlos Macieira, em São Luís, estão sendo ampliados para atendimento de casos graves caso sejam confirmados no estado, e vierem a necessitar de internação em área isolada.

Cuidados

Para evitar a proliferação do vírus, o Ministério da Saúde recomenda medidas básicas de higiene, como lavar as mãos com água e sabão, utilizar lenço descartável para higiene nasal, cobrir o nariz e a boca com um lenço de papel quando espirrar ou tossir e jogá-lo no lixo. Evitar tocar olhos, nariz e boca sem que as mãos estejam limpas.

Dicas de prevenção contra o coronavírus — Foto: Arte/G1
Dicas de prevenção contra o coronavírus — Foto: Arte/G1

PUBLICIDADE

Veja Mais



Comentários

PUBLICIDADE

Responsive image
© Copyright 2007-2019 Noca -
O portal da credibilidade
Este site é protegido pelo reCAPTCHA e pelo Google:
A Política de Privacidade e Termos de serviço são aplicados.
Criado por: Desenvolvido por:
Criado por: Desenvolvido por: