PUBLICIDADE

Educação

IFMA Caxias suspende aulas e orienta sobre atendimento

Medidas visam dar segurança e tranquilidade à comunidade acadêmica e a todas as pessoas que circulam diariamente pela unidade de ensino.

Por: Ascom/ IFMA | Data: 18/03/2020 09:46 - Atualizado em 18/03/2020 09:47
Compartilhar

Após orientação do Comitê de Crise para o Enfrentamento ao Coronavírus (COVID-19) do Instituto Federal do Maranhão (IFMA), a Direção Geral do Campus Caxias instalou, nessa terça-feira (17), o Comitê Local para definição de estratégias de prevenção ao avanço do Coronavírus. Ao final da primeira reunião, o comitê emitiu nota com orientações aos servidores, estudantes e comunidade externa.

Ensino, pesquisa e extensão

Seguindo determinação da Comitê de Crise do IFMA, as aulas presenciais seguem suspensas por prazo indeterminado, inclusive os encontros presenciais dos cursos a distância das licenciaturas em Formação Pedagógica e Pedagogia, ofertados pela Universidade Aberta do Brasil (UAB).

As atividades presenciais de pesquisa e extensão estão suspensas por tempo indeterminado, devendo permanecer as que podem ser realizadas em regime de trabalho remoto, a exemplo de apresentação de projetos e relatórios, descritos em plano de trabalho.

Atendimento ao público

Os setores poderão trabalhar em regime de revezamento, prestando atendimento aos públicos interno e externo através de e-mail e/ou telefone, inclusive através de aplicativos de mensagens. Esse período deverá, no entanto, ser considerado de efetivo serviço, não se considerando folga ou férias, mas trabalho remoto, devendo o servidor estar à disposição do IFMA. O interessado em atendimento deve direcionar e-mail ao setor de demanda:

Clique aqui e consulte todos os contatos de e-mails e WhatsApp do Campus Caxias.

No período de suspensão de atendimento, o público pode acompanhar as atividades realizadas pelos setores através do Boletim de Serviço, que será publicado semanalmente no site Campus Caxias.

Funcionamento dos setores

Os setores do Campus Caxias funcionarão em regime de trabalho remoto, salvo os que possam sofrer prejuízos irreparáveis com a ausência prolongada dos servidores na unidade de ensino. Cada setor deverá apresentar, até 20 de março, um plano de trabalho, considerando o período de 17 a 31 de março, que contemple as atividades que serão executadas remotamente e quais necessitarão de comparecimento ao Campus.

Biblioteca - A Biblioteca Professor Queirois suspendeu o prazo, por tempo indeterminado, para devolução de qualquer livro. Além disso, o usuário não precisa renovar o livro e não pega multa. O atendimento ao público será feito exclusivamente através do e-mail: [email protected].

Coordenadoria de Assuntos Estudantis (CAE) - Elaborará campanhas de sensibilização aos estudantes, servidores e comunidade em geral, que serão divulgadas por todos os meios de comunicação disponíveis, inclusive através do site do Campus Caxias (caxias.ifma.edu.br), e-mail e redes sociais.

Processos seletivos

Os processos seletivos seguem normalmente com suas etapas previstas em cronograma, exceto as presenciais que estão suspensas por prazo indeterminado dos seguintes seletivos:

Informações sobre os processos seletivos podem ser obtidas através do e-mail: [email protected].

Eventos e reuniões

As reuniões deverão ser realizadas via webconferência, mediante o uso de programas ou aplicativos. A realização de eventos presenciais está suspensa por tempo indeterminado.

Atestados Médicos

Os atestados de afastamento gerados por motivo de saúde, enquanto perdurar o estado de emergência de saúde pública de importância internacional decorrente do coronavírus (COVID-19), deverão ser enviados no formato digital para o e-mail: [email protected], no prazo de até cinco dias contados da data da sua emissão, resguardado o direito ao sigilo das informações pessoais. O atestado de afastamento original deverá ser apresentado pelo servidor no momento da perícia oficial ou quando solicitado pelo dirigente de gestão de pessoas do órgão ou entidade.

O Campus esclarece que a adoção de tais medidas objetiva dar segurança e tranquilidade à comunidade acadêmica e a todas as pessoas que diariamente circulam pela unidade de ensino.

Confira abaixo algumas recomendações:

  • Lavar sempre as mãos com água e sabão ou higienizar com álcool 70%;
  • Evitar tocar olhos, nariz e boca, bem como cumprimentar sem beijos e abraços;
  • Ao tossir ou espirrar, cobrir nariz e boca com lenço ou com o braço, e não com as mãos;
  • Não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, toalhas, pratos e copos;
  • Evitar aglomerações e manter os ambientes ventilados.
  • Realizar a limpeza e desinfecção das superfícies das salas de aula e demais espaços após o uso;
  • Evitar atividades que envolvam grandes aglomerações em ambientes fechados;
  • Manter a atenção para indivíduos que apresentem febre e sintomas respiratórios (tosse, coriza, etc.). Orientar procura por atendimento em serviço de saúde e, conforme recomendação médica, manter afastamento das atividades;
  • Comunicar às autoridades sanitárias a ocorrência de suspeita de caso (s) de infecção humana pelo novo coronavírus (COVID-19).

PUBLICIDADE

Veja Mais



Comentários

PUBLICIDADE

Responsive image
© Copyright 2007-2019 Noca -
O portal da credibilidade
Este site é protegido pelo reCAPTCHA e pelo Google:
A Política de Privacidade e Termos de serviço são aplicados.
Criado por: Desenvolvido por:
Criado por: Desenvolvido por: