PUBLICIDADE

Saúde

Mobilização emergencial vacina idosos acamados contra a gripe H1N1 em Caxias

Mobilização acontece neste sábado (4) nos bairros da zona urbana.

Por: Ascom/ Prefeitura de Caxias | Data: 04/04/2020 15:30 - Atualizado em 04/04/2020 16:18
Compartilhar

Neste sábado (4), mais 2.650 doses da vacina contra a gripe H1N1, que foram enviadas pelo Governo do Estado, são administradas em idosos acamados nas próprias residências deles, nos bairros da zona urbana de Caxias.

A estratégia é alcançar toda a população mais vulnerável que compõe o grupo de risco. Ao todo, 26 equipes na zona urbana foram mobilizadas e contam com a participação dos agentes comunitários de saúde.

O trabalho acontece paralelamente ao esforço de enfrentamento à Covid-19, em que todos os profissionais de saúde de Caxias também estão comprometidos em atuar. A ideia é frear o avanço do vírus da influenza, que também pode causar danos à saúde dos caxienses, por isto o esforço preventivo.

“A Secretaria Municipal de Saúde informa a população que hoje as equipes das unidades básicas de saúde estão em mobilização, indo às residências para imunizar os idosos acamados com a vacina da gripe. Reconhecemos os riscos a essa população e utilizamos dessa estratégia para garantir a assistência e segurança a esses usuários. Se tem idoso acamado na sua casa, receba os profissionais e garanta a proteção contra a gripe”, diz Camila Lopes, coordenadora da Atenção Primária.

Cada equipe está trabalhando em suas devidas áreas. Os agentes comunitários que estão trabalhando neste sábado terão folga posteriormente, diante do espírito público de estarem à disposição para contribuir com a mobilização emergencial para vacinação deste público tão vulnerável e que precisa de proteção, em parceira firmada entre a Secretaria Municipal de Saúde e o Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde.

O objetivo da Atenção Primária de Caxias é garantir que a mobilização emergencial garanta acesso à proteção e evite o adoecimento dos idosos acamados que não podem se deslocar para uma UBS.

H1N1

A gripe H1N1 é uma doença causada pela mutação do vírus da gripe (influenza) e é popularmente conhecida como “gripe suína”. Os sintomas da doença e transmissão são bem parecidos com os da gripe comum, porém as complicações podem ser mais graves.

A transmissão do vírus ocorre de uma pessoa para outra, por partículas que saem da boca através de espirro, tosse ou fala. Além disso, é possível pegar a gripe por contato com superfícies contaminadas com gotículas respiratórias (o que pode incluir qualquer objeto).

PUBLICIDADE

Veja Mais



Comentários

PUBLICIDADE

Responsive image
© Copyright 2007-2019 Noca -
O portal da credibilidade
Este site é protegido pelo reCAPTCHA e pelo Google:
A Política de Privacidade e Termos de serviço são aplicados.
Criado por: Desenvolvido por:
Criado por: Desenvolvido por: