PUBLICIDADE

Responsive image

Sílvio Cunha

Caxias, Política e Sociedade

Pêndulo perigoso


Por mais que tente despistar e dizer o contrário quando interpelado sobre o assunto, o prefeito Fábio Gentil (PRTB) está em luta aberta contra os vereadores de Caxias e sua intenção parece ser a de formar um novo grupo político totalmente afinado com a sua direção. Essa constatação pode até parecer incrível, se levar-se em conta que, cerca de quatro atrás, foi exatamente com o apoio de uma frente de vereadores que ele conseguiu vencer o forte grupo Coutinho e assumir a Prefeitura de Caxias. Mas não é.

Depois de militar por 20 anos como vereador na CMC, inclusive se comportando e fazendo o que todos os colegas fazem no Legislativo Municipal para sobreviver, prefeito agora, ele quer tirar de suas costas a herança que acumulou junto à vereança local. De repente, a cobrança dos antigos colegas passou a ser um incômodo insuportável. Por isso, dá a entender que não quer mais a seu lado edis atuantes e conhecedores dos sutis meandros do eleitorado, mas, sim, novos nomes que comunguem dos mesmos ideais de fazer política sem se importarem com a decência e o respeito que se espera encontrar na figura de um vereador, coisa que está em voga em um país que resolveu execrar a classe política e o leigo imagina que é possível para o ser humano viver sem fazer política.

Estimulando a ação de pessoas que não escondem o interesse de entrar para o meio para se dar bem na vida, inclusive sem a menor atuação na vida da comunidade, FG alia-se às piores companhias que se pode ter, e reforça cada vez mais um comportamento egocêntrico que parece não ter limites, a ponto de acreditar que ninguém, ninguém mesmo, tem o direito de brilhar mais que ele. Com a cabeça tomada pelo poder e tendo em mãos a chave do cofre do tesouro municipal, a ideia de que é invencível domina sua mente e suas ações.

É compreensível agora entender-se o por quê dele vir quebrando os compromissos e promessas junto àqueles que o ajudaram a conseguir o poder. E o resultado disso está na conjuntura atual do seu grupo político, onde os aliados, pressentindo o perigo, já cuidam de se acomodarem em outras propostas capazes de os projetarem para mais alto e abrir de vez o sonhado e decantado desenvolvimento da região, destino incapaz de se consolidar somente com a participação individual de um agente político.

A semana trouxe a novidade da aglutinação política de parte dos pré-candidatos do movimento Renova Caxias, todos de oposição, o que é mais um indício do quadro de dificuldades que começa a ser pintado à frente do projeto de reeleição de Cabeludo. O encontro da oposição independente aconteceu no escritório do advogado Chico Sousa (PT), com o objetivo construir uma candidatura única pelo lado da oposição para as próximas eleições. 

A movimentação foi tão positiva que uma próxima reunião já foi marcada para os próximos dias. Participaram da reunião os pré-candidatos a prefeito Cesar Sabá (MDB), Ednaldo da Playboy (PROS), Magno Chaves (sem partido), Professor Arnaldo (PSOL) e o próprio Chico Sousa (PT), organizador do encontro.

Pelo grupo Coutinho, onde disputam indicação a vereadora Thaís Coutinho (PSB) e o ex-prefeito Júnior Martins (PSB), os movimentos entraram em banho maria, mesmo porque todos ainda aguardam a palavra final da deputada estadual Cleide Coutinho, nome da preferência e da confiança do governador Flávio Dino para dirigir Caxias, depois que o mandatário estadual desistiu de acomodar Cabeludo no seu grupo de apoio.  

Pelo que se vê, em que pese fazer um bom governo e estar colecionando prêmios, a exemplo do primeiro lugar nacional em Planificação da Atenção à Saúde, pela redução dos índices de mortalidade materna e infantil  no município e da região, Cabeludo não terá pela frente vida fácil, sem um grupo coeso e unido. Nas batalhas da eleição, ânimos acirrados tiram essas vitórias da cabeça do eleitorado. Aqui em Caxias já houve caso da administração começar o ano eleitoral com alto índice de aceitação e, mesmo assim, perder o pleito.

Caso não corrija as distorções, vamos ver se o seu lastro midiático será capaz de equilibrar a balança cujo pêndulo dá sinais de que poderá se mover para o lado oposto ao seu.

Prêmio do Turismo do Maranhão reconhecem personalidades que contribuem para o setor

Homenagens, reconhecimento e valorização àqueles que contribuíram para potencializar e desenvolver o setor turístico maranhense. O Prêmio do Turismo do Maranhão destacou pessoas e empresas em diversas categorias, em uma grande festa, na noite da última segunda-feira (9), no auditório do Convento das Mercês, no Centro Histórico de São Luís. O governador Flávio Dino e secretários de Estado participaram desta que é a primeira edição do evento. O prêmio é uma realização do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Turismo (Setur), dirigida pelo advogado caxiense Antonio José Bittencourt de Albuquerque Júnior (Catulé Júnior).

Na ocasião, o governador foi destacado com menção honrosa pela promoção de iniciativas de fortalecimento e valorização do turismo maranhense. Na lista de premiados, empresários e empreendimentos do ramo, agentes da cultura e turismo, personalidades que contribuíram para alavancar o setor. Entre os homenageados, a influenciadora digital Thaynara OG; o presidente da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema), Edilson Baldez; o guia de turismo, André Gutemberg; e o artesão Douglas de Jesus.Homenagens, reconhecimento e valorização àqueles que contribuíram para potencializar e desenvolver o setor turístico maranhense. O Prêmio do Turismo do Maranhão destacou pessoas e empresas em diversas categorias, em uma grande festa, na noite desta segunda-feira (9), no auditório do Convento das Mercês, no Centro Histórico de São Luís. O governador Flávio Dino e secretários de Estado participaram desta que é a primeira edição do evento. O prêmio é uma realização do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Turismo (Setur), dirigida pelo advogado caxiense Antonio José Bittencourt de Albuquerque Júnior (Catulé Júnior).

Flávio Dino lembrou que o turismo tem importância social e econômica indiscutível, por promover a geração de oportunidades de trabalho, emprego e renda. “Temos feito esforços para dinamizar ainda mais este setor, nas ações com a iniciativa privada e ao que cabe ao poder público. O prêmio coroa essa série de iniciativas e fortalece o setor. A premiação faz com que as parcerias com o setor privado se intensifiquem mais, mediante o reconhecimento aos que se destacaram ao longo do ano, e que possamos fazer mais no próximo ano”, enfatizou Dino.

O governador citou iniciativas para fortalecimento do setor turístico como o programa Nosso Centro, que promove ações de infraestrutura na área do Centro Histórico; projetos de qualificação do patrimônio histórico realizadas pelo Governo do Estado e parceiros; e melhorias no acesso a pontos turísticos, como o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses. Falou, também, na promoção de eventos culturais como o Carnaval, São João, Natal e Réveillon; e incentivo para participação do Maranhão em eventos nacionais.

“É uma festa muito importante em que o Estado reconhece os valores do nosso turismo, premiando aqueles que realizaram práticas inovadoras e deram destaque ao que o Maranhão tem de melhor neste setor”, avaliou o secretário de Estado de Turismo, Catulé Júnior. O secretário de Estado de Governo, Diego Galdino, também foi homenageado com a honraria.

Totalizaram 18 finalistas na disputa das seis categorias do prêmio – Bares e Restaurantes, Meios de Hospedagem, Guias de Turismo, Artesanato, Agências de Viagem e Municípios. Os vencedores ganharam troféus e passagens aéreas.

Encerrando a solenidade, os presentes confraternizaram em coquetel, ao som do grupo de chorinho Pixinguinha. (Fonte: SECTUR/MA)


Comentários


Colunas anteriores

Clima de indignação

O clima, nesse instante, é de indignação no seio da intelectualidade caxiense, diante da constatação de que uma trama está em curso para retirar as instalações do complexo ferroviário da cidade (antiga estação de trens), renovadas e prestes a ser inauguradas muito brevemente, do controle do Instituto Histórico e Geográfico de Caxias (IHGCx). Se esse gesto malévolo se consumar, haverão...
Continuar lendo
Data:15/04/2024 17:25

O quanto a má política é ruim para Caxias

Quando mostramos posição diante de certas situações equivocadas e prejudiciais que estão acontecendo em Caxias, no atual momento, logo somos confrontados por pessoas que, sem se preocuparem com qualquer tipo de avaliação, deixam-se levar por aleivosias via de regra plantadas por marqueteiros com a clara intenção de favorecer os que detém o poder político e administrativo no município. Esses partidários do...
Continuar lendo
Data:08/04/2024 15:36

A religião, a história e a política

O Domingo de Páscoa, que transcorreu em 31 de março, para os estudiosos evoca, de um lado, a grande celebração de louvor e graças a Deus, segundo a religião judaica, e de outro a morte e a ressurreição de Jesus Cristo na Palestina, através da qual, há mais de dois mil anos, o filho de Deus enviado à terra como homem, para redimir a humanidade de todos os pecados, lograra com êxito a penosa missão de legar...
Continuar lendo
Data:02/04/2024 17:16

PUBLICIDADE

Responsive image
© Copyright 2007-2019 Noca -
O portal da credibilidade
Este site é protegido pelo reCAPTCHA e pelo Google:
A Política de Privacidade e Termos de serviço são aplicados.
Criado por: Desenvolvido por:
Criado por: Desenvolvido por: