PUBLICIDADE

Responsive image

Wybson Carvalho

Recanto do Poeta

Veneza hoje


Balneário Hidromineral da Veneza está dentro de uma reserva florestal tombada pelo decreto estadual nº 11.681/1990, de aproximadamente 40 hectares. A área é composta de fonte de água mineral sulfurosa e lama negra com propriedades medicinais. É considerada um dos patrimônios da cidade e um dos principais atrativos turísticos da região.

O Balneário de Veneza também é uma excelente opção. Com suas fontes de águas minerais e lama medicinal, é muito procurada pelos caxienses e visitantes.

Também podem contar com outros locais: o Engenho D’Água, Ynhamum, Riacho de Ouro, Pesque-Pague Loane, Fazenda Nova, Trilha Tintor, Riacho do Ponte, etc...

A Veneza já é um atrativo em franca transformação num ponto turístico

O Parque Balneário Veneza é uma ambiência que pode ser, naturalmente, reabastecida durante a nossa vida com a luz solar, vento, água, plantas e animais. As características dos recursos renováveis que são expostos à natureza, mas necessita da conservação e preservação impostas pelo maior recurso natural: o homem. Por exemplo, o homem nunca vai ficar sem sol, o vento, e, principalmente, a água, para a sua própria sobrevivência aprazível durante a vida, porque a natureza, constantemente, fornece esses recursos.

Recursos naturais são tudo o que existe mesmo sem as ações da humanidade. Isto inclui todas as características naturais. Na Veneza, os benefícios para o homem; incluem a luz solar, atmosfera, água em forma de lago com lama medicinal imersa à Lâmina d’água, e, ainda, a vegetação vida animal e que, naturalmente, subsiste em cima ou dentro das características e substâncias até então identificados.

Áreas específicas, tais como “A Veneza”; são frequentemente caracterizadas pela biodiversidade e geodiversidade existente em seus ecossistemas. Os recursos naturais podem ser classificados de maneiras diferentes. Os recursos naturais são materiais e componentes (algo que pode ser usado) que pode ser encontrada dentro do ambiente. Cada produto feito pelo homem é composto de recursos naturais (em seu nível fundamental). Um recurso natural pode existir como uma entidade separada, tal como água fresca, e ar , bem como organismos vivos, tais como um peixe, répteis, batráquios e aves, e, ainda, as belezas florais da fauna. Todo esse acervo natural e paisagístico da Veneza Caxiense deve ser disponibilizado ao homem, com um procedimento de atrativo possível de ser transformado em Ponto Turístico – no cunho Ecoturismo -, através de trilhas com passarelas e corrimãos em madeira, e que nas quais, o homem deve conhecer e desfrutar dessa imensurável riqueza natural.

Alguns recursos naturais como a luz do sol e do ar pode ser encontrado em toda parte, e são conhecidos como recursos ubíquos. No entanto, a maioria dos recursos, acima citados, ocorre apenas em pequenas áreas esporádicas, e são referidos como recursos localizados e esgotáveis.

A importância da conservação dos recursos naturais

Os recursos são características do ambiente que são importantes e valorosos ao ser humano, de uma forma ou de outra. No entanto, o avanço da civilização moderna tem tido um grande impacto sobre os recursos naturais do nosso planeta. Assim, a conservação dos recursos naturais é muito essencial hoje. Há muitas maneiras que se pode conservar os recursos naturais.

Tudo que homem precisa fazer é olhar ao redor e ver o que os recursos naturais que está a utilizar e descobrir maneiras de limitar o seu uso. Portanto, o homem pode monitorar o quanto você está usando este recurso para minimizar o seu uso. No caso da Veneza, como um logradouro do Patrimônio Público, o executivo municipal precisa proteger e te protegido face à sua missão para com os bens patrimoniais e públicos da Municipalidade, mas, sobretudo, deve, e, tem feito, através de medidas e ações, chamar o homem – maior beneficiário do aprazível atrativo Veneza – a ter uma responsabilidade de conservação e preservação do bem natural com vistas à transformação em Ponto Turístico sustentável para usufruto do próprio homem em comunidade.

Veneza, um local aprazível e gastronômico

Pirão de Parida

Em Caxias, ações governamentais com vistas à revitalização do Balneário Veneza, transformando-o num aprazível local e no mais moderno e principal potencial turístico da região leste maranhense, receberão atenções especiais e receptivas de um público turístico local e de cidades circunvizinhas. Além das qualidades térmico-medicinais das águas da Veneza caxiense, ricas em enxofre e eficácias no tratamento de micoses epiteliais, que atraem milhares de banhistas, diuturnamente, ao balneário, a Veneza conta, ainda, como forte atrativo, o famoso Pirão de Parida O Pirão de Parida é a mais típica iguarias gastronômicas caxienses e é vendido nos Bares e restaurantes da Veneza e trata-se do seguinte:

Como fazer:

Receita com Ingredientes para o Pirão de Parida:

* 1 galinha ou capão caipira grande bem gorda(o)

* ½ xícara (chá) de suco de limão

* 2 dentes de alho em fatias finas

* 4 colheres (sopa) de óleo

* 2 cebolas médias picadas

* 1 xícara (chá) de farinha de mandioca crua

* sal a gosto

Lave a galinha ou o capão, corte pelas juntas e coloque em uma tigela.

Regue com o suco de limão e deixe descansar por 5 minutos.

A seguir, tempere com alho e sal. Aqueça o óleo em uma panela grande, de preferência de ferro, junte a galinha ou o capão e frite por 20 minutos, mexendo sempre, ou até que espetando a carne com um garfo não saia mais nenhum líquido. A galinha ou o capão deve ficar bem seca (o).

Junte a cebola e refogue por mais 4 minutos, mexendo de vez em quando.

A seguir, coloque 3 litros de água fervente, ou o suficiente para cobrir a galinha ou o capão, tampe a panela e cozinhe por 2 horas e 30 minutos, ou até a carne ficar bem macia. Se necessário, junte mais água quente.

No final, deverá ficar com muito caldo. Adicione a hortelã, acerte o sal e cozinhe por mais 5 minutos. Retire os pedaços de galinha ou do capão e disponha em uma travessa.

Para fazer o pirão, mantenha a panela no fogo e, aos poucos, junte a farinha de mandioca, sem parar de mexer, e cozinhe por 6 minutos.

O pirão deve ficar como um mingau grosso.


Comentários


Colunas anteriores

Poemas a incriminar

Oferta à vida  Haveria prata, ouro e diamantes, se eu preferisse caminhar certo pelos tortos e estabelecidos caminhos pautados em tua ambiência. mas, vesti-me do nada e rumei por veredas aziagas do meu inferno existencial a destruir ilações sobre nosso espaço.   Sentenciado  Inculpado, mas transformado num ser; enfermo, desiludido e tão só… sem horizonte a seguir e com inércia se alimentando de...
Continuar lendo
Data:16/04/2024 22:31

Poemas dantescos

Perdão  Natureza e obra eternas, unicidade ubíqua em onipotência e onipresença, — caí em tentações pecaminosas! livrai-me de insidiosa luz do fogo. mas não me deixeis nas trevas. não sou digno de beber do vinho e comer do pão! porém, lavai-me as feridas com meu próprio sangue, aliviai-me a dor para que sacie a minha própria fé, e, então, salvai-me do que fui ao...
Continuar lendo
Data:09/04/2024 17:21

A Caxias e a mim mesmo

Canção ao exílio    Em minha terra havia palmeiras e o canto dos sabiás. nela, exalava o perfume dos jardins urbanos. dela, ouvia-se a linguagem singela do cotidiano. com a minha cidade crescia a romântica dos poetas…   A inimizade humana passava por sobre ela em eólica turbulência rumo às outras plagas, para derramar-se noutros cenários de ganância existencial.   À minha terra, na...
Continuar lendo
Data:01/04/2024 17:27

PUBLICIDADE

Responsive image
© Copyright 2007-2019 Noca -
O portal da credibilidade
Este site é protegido pelo reCAPTCHA e pelo Google:
A Política de Privacidade e Termos de serviço são aplicados.
Criado por: Desenvolvido por:
Criado por: Desenvolvido por: