PUBLICIDADE

Responsive image

Wybson Carvalho

Recanto do Poeta

Bandeira e Brasão de Caxias


Bandeira de Caxias

Símbolo Municipal, institucionalizado sob a Lei nº 79 de 25 de agosto de 1949, condensado em uma Bandeira com as seguintes características: A Bandeira de Caxias tem formas retangulares, divididas em dois triângulos escalenos por uma faixa e ao meio da qual ficam os caracteres do povo caxiense: a) o triângulo superior é de cor azul celeste, representando o céu que paira, eternamente, sobre a terra traduzindo, assim, o fervor religioso dos caxienses pela divindade; b) o triângulo inferior é de cor verde escuro representando o sangue dos caxienses, derramado nas lutas pela Independência e no movimento da Balaiada; c) ao meio, uma faixa divisória em cor vermelha, em diagonal, e, nela, escrita a data de Adesão de Caxias à Independência do Brasil ao jugo português, 1º de Agosto de 1823, e, ainda, sobre a faixa um Livro em cor branca com caracteres em preto, representando a filosofia e a prosa de Teixeira Mendes, uma Lira dourada encimando ao Livro representando a poesia de Gonçalves Dias, Vespasiano Ramos, Veras de Holanda e Afonso Cunha, e, também, uma Espada ao pé da Lira representando o patriotismo, a coragem e a bravura de Luis Alves de Lima e Silva, o Duque de Caxias, apaziguador da Balaiada.

Brasão de Caxias
Caxias: adesão à Independência do Brasil

A bravura do povo caxiense foi, é, e sempre será uma característica marcante nas conquistas de uma cidadania livre e soberana.

Em 1822, quando ocorreu, simbolicamente, o “Grito da Independência do Brasil”, a Vila de Caxias na Província do Maranhão, fora habitada, predominantemente, por uma população lusitana. As classes hegemônicas, constituídas de portugueses, exerciam a dominação ao comércio, à igreja e à educação no lugar. E, portanto, assim, não queria contrariar os interesses da Coroa de Portugal à qual tínhamos o jugo de subordinação política e administrativa.

Mas, quase um ano depois, precisamente, em 1º de agosto de 1823, o povo caxiense livrou-se do domínio português e a aderiu à Independência do Brasil para se tornar soberano, também, à cidadania da pátria.

Duas datas marcantes estão afixadas na faixa/flâmula rubra abaixo do pendão verde: 31.10.1811; data na qual o antigo Arraial de Caxias das Aldeias Altas fora elevado à categoria de Vila, e, a seguinte, 06.07.1836; data na qual foi ratificada, em documentação oficial, a elevação da Vila, que um dia antes, em 05 de julho de 1936, houvera sido emancipada à categoria de cidade.


Comentários


Colunas anteriores

Poemas a sós

Instantes...           Há pouco tempo o sol e a lua se encontraram por minutos e, lamentavelmente, não se completaram em si próprios... pois, a natureza é a diversificada mãe dos astros...! Abandono e solidão ...!  ... teu silêncio e tua ausência invadem à minha alma e ao meu sentimento e se irmanam à leitura das páginas do teu livro. Sim, agora, sei os teus...
Continuar lendo
Data:24/04/2024 14:54

Poemas a incriminar

Oferta à vida  Haveria prata, ouro e diamantes, se eu preferisse caminhar certo pelos tortos e estabelecidos caminhos pautados em tua ambiência. mas, vesti-me do nada e rumei por veredas aziagas do meu inferno existencial a destruir ilações sobre nosso espaço.   Sentenciado  Inculpado, mas transformado num ser; enfermo, desiludido e tão só… sem horizonte a seguir e com inércia se alimentando de...
Continuar lendo
Data:16/04/2024 22:31

Poemas dantescos

Perdão  Natureza e obra eternas, unicidade ubíqua em onipotência e onipresença, — caí em tentações pecaminosas! livrai-me de insidiosa luz do fogo. mas não me deixeis nas trevas. não sou digno de beber do vinho e comer do pão! porém, lavai-me as feridas com meu próprio sangue, aliviai-me a dor para que sacie a minha própria fé, e, então, salvai-me do que fui ao...
Continuar lendo
Data:09/04/2024 17:21

PUBLICIDADE

Responsive image
© Copyright 2007-2019 Noca -
O portal da credibilidade
Este site é protegido pelo reCAPTCHA e pelo Google:
A Política de Privacidade e Termos de serviço são aplicados.
Criado por: Desenvolvido por:
Criado por: Desenvolvido por: