PUBLICIDADE

Responsive image

Wybson Carvalho

Recanto do Poeta

Sharlene Serra será homenageada na III FLICT em Caxias


Sharlene Serra

Será iniciada, nesta quinta-feira (26), aqui, em Caxias, a III Feira do Livro, Cultura e Turismo, numa promoção do Governo Municipal, através de sua Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia. Nesta terceira edição do evento, a homenagem será concedida a autora maranhense de renome nacional e internacionalmente, Sharlene Serra.

Graduada em Desenho Industrial pela universidade Federal do Maranhão, graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual vale do Acaraú, especialização em Educação especial em uma perspectiva inclusiva Pela Faculdade Santa Fé. Autora da Coleção Incluir. Desenvolveu projeto de redesign do Jogo Xadrez para pessoa com deficiência visual com participação no IBC – Instituto Benjamin Constant no Rio de janeiro. Artigo Cientifico publicado na revista cientifica acadêmica do núcleo de Pesquisa da Faculdade Santa Fé (Luminol): Novos olhares sobre a inclusão: A prática da leitura para o processo inclusivo em solo institucional. Congresso de pesquisadores em Educação Especial na UFSCAR Universidade Federal de São Carlos - São Paulo 2014. Formadora na área de Educação Inclusiva, trabalhando com palestras e consultoria em projetos referentes a materiais literários informacionais afins e participação nas culminâncias nas escolas através da coleção incluir Pesquisadora na área da educação especial na perspectiva inclusiva.

Viajar pelo mundo literário inclusivo é como abrir uma janela e contemplar novos horizontes, é enxergar o mundo de forma mais concreta e humanizada, é observar o outro como um ser de direitos e deveres e amá-lo com suas diferenças.  A Coleção Incluir promove o encontro de crianças com e sem deficiência e apresenta a todas, que o mundo só é fantástico por existir nele a multiplicidade, a diversidade, aprendemos com as diferenças existentes em cada um de nós e este aprendizado, propicia aos alunos uma educação humanizadora e certamente planta a semente, para construção de uma sociedade mais igualitária e fraterna.

Os outros livros que compõe a Coleção Incluir são: “Olhando Com Ritinha”, “Ouvindo Com Vitória”, “Caminhando Com Paulo” e “Aprendendo Com Biel”. No primeiro livro, a autora fala sobre a aprendizagem da pessoa com deficiência visual e apresenta as combinações do braile. No segundo, ela nos faz aprender que mesmo em silêncio, podemos nos comunicar e assim ouvir o som da inclusão. O terceiro da coleção, conta a história de um garoto cadeirante que faz uma mobilização para tornar a cidade mais acessível e mostra as dificuldades de acessibilidade enfrentadas, enquanto o quarto livro aborda sobre a Síndrome de Down, mostrando a escola como espaço ideal para o resgate de aceitação e eliminação de preconceitos.

Todos os livros da coleção têm como objetivo a educação inclusiva, onde através da leitura as crianças sem deficiência aprendem sobre as diferenças, estimulando, principalmente sobre a importância da acessibilidade atitudinal.

OBRAS:

Olhando com Ritinha: Abordagem para a "deficiência visual". É a história de uma garotinha com deficiência visual que nos faz entender a sua forma de ver e perceber o mundo a sua volta. Nos fala dos recursos principais para sua aprendizagem e nos apresenta o braille, o sistema de leitura e escrita tátil. Uma história que nos faz acreditar que a inclusão é possível.

Ouvindo com Vitória: Abordagem para a "deficiência auditiva". A história de Vitória, uma garotinha surda, que nos ensina a sua forma de comunicação. Iniciamos aprendizagem do alfabeto em LIBRAS de forma rimada e divertida. Aprendemos neste livro que a comunicação é importante e que existem diferentes formas de se comunicar.

Caminhando com Paulo: Abordagem para "deficiência física".  A história de Paulo um cadeirante que lutava para tornar a sua cidade mais acessível. O livro mostra as dificuldades de acessibilidade que ele enfrenta no dia a dia. Inicia com a ênfase sobre o direito de qualquer cidadão, o de ir e vir. É uma história reflexiva para as questões atuais sobre acessibilidades e inclusão da pessoa com deficiência.

Aprendendo com Biel: Abordagem sobre "deficiência intelectual". Biel tem Síndrome de Down. O livro conta a história de um garotinho que ensinou a todos que para amar não precisa ter pressa. Aborda sobre as questões da síndrome de down, mostrando a escola como o ponto chave para o resgate de aceitação e eliminação de preconceitos, revela que com amor as diferenças passam a ser entendidas e aceitas. 

O novo livro da escritora maranhense Sharlene Serra, intitulado, “Interagindo Com Lucas” A obra aborda o TEA - Transtorno do Espectro Autista, e faz parte da Coleção Incluir, que já possui quatro títulos iniciais publicados. O novo trabalho da autora narra a chegada do menino Lucas em uma escola inclusiva, que já tem a preocupação do respeito às diferenças. Lá ele é recebido com carinho e atenção, e conhece Pedro, que inicia a busca de informações para entender sobre o autismo.

Outras Publicações:


Comentários


Colunas anteriores

Poemas a incriminar

Oferta à vida  Haveria prata, ouro e diamantes, se eu preferisse caminhar certo pelos tortos e estabelecidos caminhos pautados em tua ambiência. mas, vesti-me do nada e rumei por veredas aziagas do meu inferno existencial a destruir ilações sobre nosso espaço.   Sentenciado  Inculpado, mas transformado num ser; enfermo, desiludido e tão só… sem horizonte a seguir e com inércia se alimentando de...
Continuar lendo
Data:16/04/2024 22:31

Poemas dantescos

Perdão  Natureza e obra eternas, unicidade ubíqua em onipotência e onipresença, — caí em tentações pecaminosas! livrai-me de insidiosa luz do fogo. mas não me deixeis nas trevas. não sou digno de beber do vinho e comer do pão! porém, lavai-me as feridas com meu próprio sangue, aliviai-me a dor para que sacie a minha própria fé, e, então, salvai-me do que fui ao...
Continuar lendo
Data:09/04/2024 17:21

A Caxias e a mim mesmo

Canção ao exílio    Em minha terra havia palmeiras e o canto dos sabiás. nela, exalava o perfume dos jardins urbanos. dela, ouvia-se a linguagem singela do cotidiano. com a minha cidade crescia a romântica dos poetas…   A inimizade humana passava por sobre ela em eólica turbulência rumo às outras plagas, para derramar-se noutros cenários de ganância existencial.   À minha terra, na...
Continuar lendo
Data:01/04/2024 17:27

PUBLICIDADE

Responsive image
© Copyright 2007-2019 Noca -
O portal da credibilidade
Este site é protegido pelo reCAPTCHA e pelo Google:
A Política de Privacidade e Termos de serviço são aplicados.
Criado por: Desenvolvido por:
Criado por: Desenvolvido por: