PUBLICIDADE

Responsive image

Wybson Carvalho

Recanto do Poeta

Significado do Natal


O que é o Natal:

O Natal é uma data comemorativa que simboliza o nascimento de Jesus Cristo. Esta celebração acontece há mais de 1.600 anos no dia 25 de dezembro.

Natal se refere a nascimento ou ao local onde alguma pessoa nasceu. Por exemplo, a expressão "cidade natal" indica a cidade onde um determinado indivíduo nasceu. A palavra "natal" significa "do nascimento".

Significado de Jesus

Jesus é um nome de origem hebraica que significa Salvador. As primeiras fontes de informações sobre a vida do Jesus mais conhecido mundialmente são os quatro Evangelhos Canônicos, presentes no Novo Testamento, que relatam desde o seu nascimento até sua morte. Segundo as Escrituras Sagradas, Jesus é a imagem central do Cristianismo, o redentor da humanidade.

Jesus, para o islamismo, é conhecido como Isa, ou Isa ibn Maryam (Jesus filho de Maria), é considerado um dos principais profetas do Islã. Para um segmento do judaísmo, Jesus é um profeta, para outro é um apóstata. Vários nomes são usados para designar Jesus, entre eles, Cristo, Senhor, Filho de Deus, Mestre, o Profeta, o Messias, o Cordeiro de Deus e Rei dos Judeus.

Origem do nome Jesus

O nome Jesus vem do hebraico "JHVH", chamado de o tetragrama inefável, que significa a "Eternidade de Deus", pois HVH é o infinitivo hebraico do verbo ser, e o prefixo J, transpõe os verbos hebraicos para o futuro. Em aramaico, a língua corrente da Palestina, que deu origem a diversos idiomas falados até hoje, o termo "Jeshua Hamashia", significa Jesus Cristo o Messias, e é encontrado no Novo Testamento com a grafia "Yeshu ha Notzri". Em português, o nome "Javé", ou ainda "Jeová", têm o mesmo significado "a Eternidade de Deus". O monograma "JSH", Jesus Salvador dos Homens, do grego "IHSUS", aparece nos evangelhos dos apóstolos Marcos e Lucas. A forma latina "Jesus Hominibus Salvatoren" (IHS), foi criada no século XV e adotada por Santo Inácio de Loyola, como emblema da Companhia de Jesus e hoje é um dos símbolos da Igreja Católica. "IXOYE" é um acróstico que significa Jesus Cristo, Filho de Deus Salvador, com origem nas iniciais de palavras gregas.

Origem do Natal

O Natal é a data em que os cristãos comemoram o nascimento de Jesus Cristo. Durante muitos anos após seu nascimento, essa comemoração era feita em dias diferentes, pois não se sabia a data exata de seu nascimento. Foi somente no século IV que se estabeleceu a comemoração do natal no dia 25 de dezembro, pelo Papa Julius. Além da inexistência de documentos históricos que confirmem a data de nascimento de Cristo, uma das explicações para a escolha do dia 25 eram as festas pagãs que costumavam ser realizadas nesse dia. Essa era a data em que os romanos comemoravam o solstício de inverno. A celebração era uma homenagem ao Deus Sol (natalis invicti solis) e era o momento em que os romanos pediam por fartura. Anos mais tarde, o Deus Sol foi substituído por Mitra, um Deus da mitologia grega. Além desses rituais, outra celebração que pode ter influenciado a definição da data do Natal é o Yule ou Jól, uma comemoração realizada pelos nórdicos da Era Viking, também em celebração ao solstício de inverno. Acredita-se que a escolha do dia 25, portanto, era uma forma de conseguir mais adeptos ao cristianismo, utilizando-se de algumas referências dos rituais pagãos.

História do Natal

De acordo com as história bíblicas, Jesus Cristo nasceu em Belém (Palestina) e era filho de José e Maria. José era um judeu e precisava ir para Belém participar de um censo que seria realizado pelo Império Romano. José e Maria saíram de Nazaré e viajaram 140 km até Belém, pelas margens do Rio Jordão. Maria fez a viagem montada em uma mula, pois precisava poupar energia para o parto. Chegando na cidade, Maria e José não conseguiram lugar na hospedaria, que estava lotada. O casal, então, foi colocado em uma caverna que era utilizada como estábulo. Maria deu à luz a Jesus Cristo naquela noite e colocou o bebê em uma manjedoura. Logo após seu nascimento, Maria e José receberam a visita dos Três Reis Magos - Melchior, Baltazar e Gaspar. Segundo histórias da Bíblia, os Reis Magos foram guiados pela Estrela de Belém até o local do nascimento e entregaram como presentes à família ouro, mirra e incenso.

Significado dos Símbolos de Natal

Durante as comemorações de Natal, vários símbolos são utilizados para celebrar o nascimento de Jesus Cristo.

Conheça os principais objetos e rituais dessa celebração:

Presépio

A tradição do presépio foi iniciada por São Francisco de Assis no século 13, quando ele reproduziu a cena do nascimento de Jesus Cristo com objetos. De origem hebraica, a palavra presépio significa manjedoura de animais ou estábulo.

Atualmente, é comum que as pessoas montem seus presépios próximos à árvore de Natal.

Árvore de Natal

A árvore de Natal é um dos símbolos mais populares do Natal. Há muitas versões sobre a associação da árvore ao Natal. Uma delas é que o formato triangular do pinheiro representaria a Santíssima Trindade. O costume de trazer árvores para dentro de casa e enfeitá-las data da antiguidade, mas começou a ser utilizada pelos cristãos por volta de 1500, com Martinho Lutero.Na América Latina, apenas no século XX teve início essa tradição. Atualmente, as árvores são naturais ou artificiais e costumam ser enfeitadas com bolas coloridas, luzes e estrelas.

Papai Noel

O Papai Noel é um dos símbolos mais importantes do Natal. Sua criação foi inspirada no bispo São Nicolau, que costumava ajudar as pessoas pobres e foi canonizado pela Igreja Católica. A primeira imagem do Papai Noel foi desenhada pelo alemão Thomas Nast, no final do século XIX. Esse desenho inspirou Haddon Sundblom, o desenhista que criou o Papai Noel para as publicidades da Coca-cola. As propagandas do refrigerante foram responsáveis por popularizar a imagem do Papai Noel, tal qual conhecemos hoje.

Estrela de Belém

Segundo o relato do Evangelho de Mateus da Bíblia, a Estrela de Belém guiou os Três Reis Magos até o local do nascimento de Jesus. Para a religião cristã, a Estrela de Belém simboliza uma estrela-guia para a humanidade. Um dos enfeites mais importantes da árvore de Natal, inclusive, é a estrela, que é colocada em seu topo.

Presentes de Natal

A tradição dos presentes do natal é inspirada na história dos Três Reis Magos, que levaram ao menino jesus ouro, mirra e incenso de presente. Essa tradição também foi influenciada pelo bispo Nicolau, que se tornou São Nicolau e é a inspiração para a figura do Papai Noel. Nicolau era um homem generoso e costumava ajudar as pessoas mais necessitadas.

Velas de Natal

Há uma lenda de que na Alemanha, um senhor costumava colocar velas nas janelas para iluminar os caminhos dos viajantes que se perdiam. Essa tradição se mesclou com o símbolo de jesus, que seria aquele que iluminaria os caminhos da humanidade, que a tiraria das trevas.

Guirlandas

As guirlandas são feitas de ramos verdes e frutas vermelhas. Acredita-se que elas sejam uma referência à coroa usada por cristo durante sua crucificação e que as frutas vermelhas simbolizem o sangue. Hoje as guirlandas costumam ser penduradas nas portas das casas e simbolizam um convite para que o espírito natalino entre na casa.

Ceia de Natal

As ceias de Natal são tradições que vêm dos povos antigos europeus, que costumavam fazer banquetes para celebrar os alimentos e a fartura do ano. As ceias de Natal hoje costumam ser realizadas na noite do dia 24 de dezembro e são uma das ocasiões mais importantes para a reunião das famílias cristãs.


Comentários


Colunas anteriores

Poemas à poesia-musa

Lembranças  Eras tu e teu pensamento cruel e frio, pois, pensavas em todas as outras pessoas  - menos em mim... e, cruel e frio, ao silêncio eu pensava, lembrava e gritava a ti - pensas e lembras de mim - aí, então, sentirás meu pensamento só em ti...! Tripartite  do ser  O quê é para ser falado minha alma brada em voz.   O quê é para ser calado  minha atitude cala à...
Continuar lendo
Data:25/03/2024 16:53

Tripartite do ser

O quê é para ser falado minha alma brada em voz.   O quê é para ser calado  minha atitude cala à vós.    Ao quê não pode ser almejado  à minha razão desistiu de nós.
Continuar lendo
Data:18/03/2024 15:09

Poemas ao anverso do eu

Eu nenhum...!  Preso às más circunstâncias  escravizo-me em fugas à procura do meu eu... sem encontrar êxito ao afã,  multiplico as buscas pelo zero  à esquerda de mim... Procura inútil...!  Aprisionado sim,  mas - vez em quando -  fujo da cela que há em mim procurando encontrar a solidão que a fuga me faz... fugitivo me busco em outra ambiência solitária que essa...
Continuar lendo
Data:11/03/2024 14:43

PUBLICIDADE

Responsive image
© Copyright 2007-2019 Noca -
O portal da credibilidade
Este site é protegido pelo reCAPTCHA e pelo Google:
A Política de Privacidade e Termos de serviço são aplicados.
Criado por: Desenvolvido por:
Criado por: Desenvolvido por: