PUBLICIDADE


185 anos da Freguesia de São Benedito


Em 08 de maio de 1835, a Lei Provincial nº 13, que deu origem a diversas freguesias pelo Maranhão, criava em Caxias a Freguesia de São Benedito.

No século XIX, a divisão territorial não se dava com bairros ou zonas, como atualmente conhecemos nas cidades. A população ainda era muito dispersa, muitos abastados aristocratas residindo em áreas rurais de longa extensão. Quando havia considerável numero de habitantes ou povoados, tal região se tornava uma Freguesia. Naquela época o Estado e a Religião Católica estavam diretamente ligados e as igrejas tinham influência nas terras das vilas e cidades. Um cidadão que residia em determinada vila, fazia toda sua obrigação civil, militar e religiosa na igreja matriz daquela freguesia.

Em Caxias a primeira a ser criada foi a Freguesia de Nossa Senhora da Conceição e São José, e a segunda a Freguesia de Nazaré, do outro lado do rio Itapecuru, na Tresidela. A Freguesia de São Benedito seria desmembrada da região do lado direito do Itapecuru, no leste, onde estavam os habitantes e comerciantes portugueses.

Art. 7º - A atual Freguesia de Nossa Senhora da Conceição da Vila de Caxias fica dividida em duas, formando o primeiro Distrito civil daquela Vila a Freguesia já existente, e o segundo a Freguesia novamente criada cuja Matriz será interinamente a Igreja de São Benedito, em quanto se não edificar a nova, que deverá ser colocada na povoação denominada Limpeza”.

A povoação Limpeza era situada ao norte, no Riacho Limpeza, depois do Riacho do Ouro. Essa capela acabou não sendo construída, ficando então a Igreja de São Benedito elevada como a Matriz da nova freguesia no ano seguinte, em 1836.

A construção da igreja é mais antiga, datada de 1803 quando um fazendeiro de nova Manoel da Silva Pinto, doou um terreno para a construção da capela, onde a obra durou até 1815. Com o tempo, a igreja foi ampliada, ganhando duas torres e novos ambientes.

Neste 08 de maio, completou-se 185 anos da criação da Freguesia de São Benedito.


Comentários


Colunas anteriores

Coelho Neto em caricaturas

Se Coelho Neto é o caxiense ilustre com mais registros fotográficos, é provavelmente o mais caricaturado, ilustrado e representado em desenhos nas mais diversas publicações de jornais e revistas. Gonçalves Dias, nosso querido poeta foi igualmente representado, mas isso após sua morte.  Coelho Neto é o que podemos considerar hoje uma celebridade em seu tempo, um “influencer” de sua época. Embora a fotografia...
Continuar lendo
Data:11/02/2022 21:28

A família de Coelho Neto

Coelho Neto e sua esposa Gaby.   “A família é o núcleo ou gérmen da sociedade. Nela é que se formam todas as virtudes e se amolda o caráter, que é a feição da alma.  É a oficina sagrada onde se prepara, entre o amor e o respeito dos pais e o exemplo dos antepassados, o futuro cidadão. O que se adquire na infância leva-se até a morte. Assim como o corpo se desenvolve na sua...
Continuar lendo
Data:05/02/2022 08:11

Coelho Neto em fotos

Sem dúvidas o nosso intelectual Coelho Neto é o caxiense ilustre mais fotografado de nossa história. Primeiro que o tempo em que ele viveu permitiu presenciar essa maravilha. Inventada em 1826 na França a fotografia chegou ao Brasil por volta de 1840, se tornando popular no final daquele século onde, além das tradicionais posses em perfil, registrava-se momentos de descontração entre familiares e amigos. Com a evolução dos...
Continuar lendo
Data:28/01/2022 11:45

PUBLICIDADE

Responsive image
© Copyright 2007-2019 Noca -
O portal da credibilidade
Este site é protegido pelo reCAPTCHA e pelo Google:
A Política de Privacidade e Termos de serviço são aplicados.
Criado por: Desenvolvido por:
Criado por: Desenvolvido por: