PUBLICIDADE


184 anos de Caxias


Neste domingo, 05 de julho, Caxias completa 184 anos em que fora elevada a categoria de cidade. A data é o dia em que se comemora de forma oficial o aniversário da cidade muitas vezes confundida com o 1º de agosto, data de nossa adesão a independência do Brasil, ocorrida em 1823.

As cidades surgem de diversas formas, sejam planejadas em torno de um ponto de referência como um forte militar, rios ou no litoral. Caso de São Luís, fundada em 1612, em um ponto estratégico onde foi construído o Forte que deu nome a cidade. As demais cidades maranhenses no período colonial surgiram praticamente de forma espontânea devido as ocupações de comerciantes e aventureiros onde já existiam aglomerados de indígenas. Foi assim que surgiu nossa Caxias com o nome da missão jesuítica Guanaré, depois São José das Aldeias Altas e Caxias das Aldeias Altas.

Os portugueses estabeleceram no Brasil uma organização político administrativa e jurídica para a criação e desenvolvimento urbano como arraial, vilas e cidades. Cada uma dessas aglomerações urbanas tinha uma característica e a sua elevação seria de acordo com a população, comercio e localização estratégia. Dessa forma, se destacaram duas regiões que foram elevadas a categoria de Vilas, como Alcântara e Caxias das Aldeias Altas.

No século de 1820, quando o Brasil tornara-se um país, o Maranhão tinha cerca de 150 mil habitantes, onde São Luís concentrava a maior parte dessas pessoas, seguida de Alcântara e a terceira Caxias, com pouco mais de 16 mil habitantes em um vasto território que ia nas proximidades de Brejo até Pastos Bons.

Nesse período a Vila de Caxias cresceu com seu comércio, principalmente pelo escoamento da produção da região pelo Rio Itapecuru. Importantes estabelecimentos comerciais se instalaram aqui e os filhos da aristocracia voltavam da Europa após os cursos profissionais. Já tínhamos dois jornais A Crônica (1833/34) e Justiceiro (1835).

O Deputado Provincial Leocádio Ferreira de Gouveia Pimentel Beleza apresentou um Projeto de Lei para elevar a Vila de Caxias das Aldeias Altas para cidade, durante a Legislação 1835/36. O Projeto propunha a mudança do nome da cidade para ‘Assembleia das Aldeias Altas’. Sua proposta acabou aprovada pela Assembleia Legislativa Provincial. No dia 05 de julho de 1836, a Lei Provincial Nº 24, é sancionada pelo Presidente da Província do Maranhão, Antônio Pedro da Costa Ferreira, elevando a categoria de cidade as Vilas de Alcântara e Caxias, removendo o topônimo Aldeias Altas.

Em 1931 o prefeito João Guilherme de Abreu, em comemoração a esta data, mudou o nome da antiga Rua do Cangalheiro para Rua 5 de Julho. Décadas depois a rua em que levava a data de aniversário da cidade mudou de nome para Rua Clodomir Cardoso, em homenagem ao ilustre advogado, político e intelectual maranhense.

Parabéns Caxias, pelo seu aniversário!


Comentários


Colunas anteriores

Coelho Neto em caricaturas

Se Coelho Neto é o caxiense ilustre com mais registros fotográficos, é provavelmente o mais caricaturado, ilustrado e representado em desenhos nas mais diversas publicações de jornais e revistas. Gonçalves Dias, nosso querido poeta foi igualmente representado, mas isso após sua morte.  Coelho Neto é o que podemos considerar hoje uma celebridade em seu tempo, um “influencer” de sua época. Embora a fotografia...
Continuar lendo
Data:11/02/2022 21:28

A família de Coelho Neto

Coelho Neto e sua esposa Gaby.   “A família é o núcleo ou gérmen da sociedade. Nela é que se formam todas as virtudes e se amolda o caráter, que é a feição da alma.  É a oficina sagrada onde se prepara, entre o amor e o respeito dos pais e o exemplo dos antepassados, o futuro cidadão. O que se adquire na infância leva-se até a morte. Assim como o corpo se desenvolve na sua...
Continuar lendo
Data:05/02/2022 08:11

Coelho Neto em fotos

Sem dúvidas o nosso intelectual Coelho Neto é o caxiense ilustre mais fotografado de nossa história. Primeiro que o tempo em que ele viveu permitiu presenciar essa maravilha. Inventada em 1826 na França a fotografia chegou ao Brasil por volta de 1840, se tornando popular no final daquele século onde, além das tradicionais posses em perfil, registrava-se momentos de descontração entre familiares e amigos. Com a evolução dos...
Continuar lendo
Data:28/01/2022 11:45

PUBLICIDADE

Responsive image
© Copyright 2007-2019 Noca -
O portal da credibilidade
Este site é protegido pelo reCAPTCHA e pelo Google:
A Política de Privacidade e Termos de serviço são aplicados.
Criado por: Desenvolvido por:
Criado por: Desenvolvido por: