Nesse ano de 2020, completa-se 125 anos da Estrada de Ferro Caxias a São José das Cajazeiras, atual município maranhense de Timon. A estrada foi um marco no progresso do Maranhão no final do século XIX. Época em que Caxias foi considerada a ‘Manchester brasileira’ com suas fábricas têxteis e forte produção comercial.
O sistema de transporte ferroviário surgiu na Inglaterra, na década de 1820, durante a segunda etapa da Revolução Industrial. A locomotiva era uma máquina movida a vapor e que andava sobre trilhos de ferro, sendo possível levar mercadorias e pessoas, inaugurando também linhas para viagens de passageiros. Essa maravilha tecnologia ajudou a impulsionar a industrialização e o comércio dos países que a adotaram devido a rapidez de locomoção entre as localidades.
A primeira estrada de ferro no Brasil foi construída em 1854, com uma extensão de 15km no município de Magé, Rio de Janeiro. Essa estrutura pioneira executada pelo Barão de Mauá tinha como objetivo o melhoramento do escoamento do café até o porto, de onde seguia para a Capital do Império e dali, as demais regiões brasileiras. Diversas estradas de ferro surgiram pelo país e no Maranhão, já na década de 1860, tentou-se a implantação deste sistema de transporte traçado pelo engenheiro Nicolau Vergueiro Le Cocq. Mas a exploração desse tipo de transporte só seria impulsionada a partir da instalação da República em 1889.
Com a criação da Companhia de Melhoramentos do Maranhão, presidida pelo engenheiro Aarão Reis, as obras da primeira estação férrea no Maranhão iniciaram em 1891, na prospera cidade de Caxias. A estrada ligava Caxias até as margens do Rio Parnaíba, em São José das Cajazeiras (já elevada a Vila de Flores) vizinha com a capital piauiense Teresina. A estrada passava também nas terras do Engenho D’água, importante fazenda e usina de cana de açúcar da família Castelo Branco da Cruz. Ali fio construída uma estação e que foi batizada de Estação Cristino Cruz, industrial e um dos políticos responsáveis pela sua construção, que ali residia.
A inauguração ocorreu oficialmente em 03 de abril de 1895, mas só entrou em funcionamento meses depois com a primeira viagem entre Caxias a Flores, ocorrida em 9 de julho daquele ano. O jornal Gazeta Caxiense na edição do dia seguinte a esta viagem noticiou de forma bem crítica o início deste serviço:
“A inauguração da estrada de ferro era um fato ansiosamente esperado pelo público, entretanto realizou-se friamente, sem festejos de natureza alguma, o que é muito para estranhar, se não para lamentar, atento a importância do objeto”.
O impresso nos informa dessa viagem inaugural importantíssima, mas ocorrida de forma tão lamentável. É preciso salientar que o jornal, naquele momento, fazia oposição a administração municipal que tinha como Intendente o Coronel Libânio Lobo. Era bastante comum menosprezar qualquer ação política do lado oposto ainda que a realidade tenha sido diferente.
Embora a estrada de ferro Caxias a Cajazeiras seja a primeira linha de trem intermunicipal no Maranhão, não foi a primeira estrada desse tipo no estado. A pioneira ferrovia foi implantada no Engenho Central, situado em Pindaré-Mirim, inaugurado em 1884. Essa pequena via férrea ligava o engenho a seu canavial.
Já no início do século XX durante os primeiros anos de atividades, a estrada necessitava de investimentos em sua estrutura e maquinário, o que nunca ocorrera. Quando veio a aprovação da construção de uma estrada férrea ligando São Luís até Teresina, no ano de 1905, esperava-se que desse novo fôlego aquela estação. Mas com o projeto iniciado em 1915, veio também a necessidade de uma nova estação, agora mais moderna. Até mesmo o local era outro, um pouco mais distante da velha estação. Essa mudança se deu provavelmente pela proximidade do antigo complexo ferroviário com o Rio Itapecuru, pois com a necessidade da construção de uma ponte metálica e o seu nivelamento com o terreno, o trajeto do trem ficaria inviável até os antigos galpões. Com a inauguração da nova estrada, a antiga ficou desativada com seus imóveis servindo de oficina e depósito.
O tempo tratou de dar fim a estação, abandonada pela administração pública por décadas. O teto desabou, colunas e paredes caíram e com elas muitas lembranças e histórias de nossa cidade. Parte de suas estruturas mantém-se de pé graças a CEFOL (Centro de Folclore e Arte Popular de Caxias) que ocupa suas dependências sem apoio governamental ou de empresas, apenas com o intuito de manter viva a cultura popular caxiense.
Hoje, 9 de junho de 2020, completa-se 125 anos daquela primeira viagem da primeira estação ferroviária maranhense.
Caxias é história.
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