PUBLICIDADE


A Bandeira de Caxias


No dia 25 de agosto comemora-se nacionalmente o Dia do Soldado. A data escolhida foi o dia do nascimento de Luís Alves de Lima e Silva, o Duque de Caxias, que nasceu no dia 25 de agosto de 1803. Embora essa data tenha uma certa ligação como nossa cidade, afinal o Patrono do Exército Brasileiro eternizou o seu título com nossa Caxias, o dia 25 de agosto é importante para nosso calendário por um outro motivo: a criação da bandeira municipal.

Com a queda do regime ditatorial de Getúlio Vargas (1930/1945), o Brasil ganhou uma nova Constituição promulgada em 1946. O seu Artigo 195 dizia que “São símbolos nacionais a bandeira, o hino, o selo e as armas vigorantes na data da promulgação desta Constituição”. Esse artigo também estabelecia que os Estados e Municípios poderiam ter seus símbolos próprios.

Na administração do Prefeito Eugênio Barros (1948/50), reuniu-se alguns intelectuais da cidade para se discutir como deveria ser a nossa bandeira. Qual seria a nossa cor? Qual tema melhor define a sociedade caxiense? Qual símbolo deveria nos representar? Após discussão sobre a nossa história e cultura, elaborou-se um estudo que foi apresentado ao prefeito, onde destacou-se a nossa poesia, personagens históricos e as lutas da Adesão e Balaiada. O projeto foi então aceito pela Câmara Municipal e sancionada por Eugênio Barros.

A Bandeira Municipal de Caxias foi instituída como um dos símbolos municiais pela Lei Nº 79 de 25 de agosto de 1949.

Assim ela foi definida:

Artigo 1º - “... A bandeira de Caxias, será em forma retangular, dividida em dois triângulos escalenos por uma faixa, no meio da qual ficarão os símbolos da terra:

  1. O triangulo superior será de cor azul celeste, representando o maravilhoso céu que paira eternamente sobre nossa terra, e traduzirá ainda o fervor religioso do povo caxiense pelas coisas divinas.
  2. O triangulo inferior será de cor verde escuro, representando as suas riquezas vegetais, que são os sustentáculos de sua vida econômica.
  3. A faixa divisória será de cor vermelha, representando o sangue de seus heroicos filhos, derramado nas lutas da Balaiada e da Independência. Sobre essa faixa será feita a seguinte inscrição: “1º de Agosto de 1823 – Data da adesão de Caxias à causa da Independência Nacional”.
  4. Sobre a referida faixa e bem no centro da Bandeira, serão colocados os seguintes símbolos:

- Um livro em cor branca com caracteres pretos, representando a filosofia e a prosa de Teixeira Mendes, Coelho Neto, Cesar Marques e Teofilo Dias;

 - Uma lira dourada, encimando o livro, representando a poesia de Gonçalves Dias, Vespasiano Ramos, Veras de Holanda e Afonso Cunha;

E uma espada prateada, passando sob o é da lira e o livro, representando o patriotismo, a coragem e a bravura do inconfundível general Luiz Alves de Lima e Silva, Duque de Caxias, apaziguador das sanguentas lutas da Balaiada.

25 de agosto de 2020 completou-se 71 anos da Bandeira de Caxias.


Comentários


Colunas anteriores

Coelho Neto em caricaturas

Se Coelho Neto é o caxiense ilustre com mais registros fotográficos, é provavelmente o mais caricaturado, ilustrado e representado em desenhos nas mais diversas publicações de jornais e revistas. Gonçalves Dias, nosso querido poeta foi igualmente representado, mas isso após sua morte.  Coelho Neto é o que podemos considerar hoje uma celebridade em seu tempo, um “influencer” de sua época. Embora a fotografia...
Continuar lendo
Data:11/02/2022 21:28

A família de Coelho Neto

Coelho Neto e sua esposa Gaby.   “A família é o núcleo ou gérmen da sociedade. Nela é que se formam todas as virtudes e se amolda o caráter, que é a feição da alma.  É a oficina sagrada onde se prepara, entre o amor e o respeito dos pais e o exemplo dos antepassados, o futuro cidadão. O que se adquire na infância leva-se até a morte. Assim como o corpo se desenvolve na sua...
Continuar lendo
Data:05/02/2022 08:11

Coelho Neto em fotos

Sem dúvidas o nosso intelectual Coelho Neto é o caxiense ilustre mais fotografado de nossa história. Primeiro que o tempo em que ele viveu permitiu presenciar essa maravilha. Inventada em 1826 na França a fotografia chegou ao Brasil por volta de 1840, se tornando popular no final daquele século onde, além das tradicionais posses em perfil, registrava-se momentos de descontração entre familiares e amigos. Com a evolução dos...
Continuar lendo
Data:28/01/2022 11:45

PUBLICIDADE

Responsive image
© Copyright 2007-2019 Noca -
O portal da credibilidade
Este site é protegido pelo reCAPTCHA e pelo Google:
A Política de Privacidade e Termos de serviço são aplicados.
Criado por: Desenvolvido por:
Criado por: Desenvolvido por: