PUBLICIDADE


Quatros anos na Casa de Coelho Neto


Desde a semana passada a Academia Caxiense de Letras vive expectativas de novos tempos. É que foram abertas cinco vagas para novos membros efetivos, com número de inscritos que chegaram a quase vinte pessoas no total. Esse grande número de interessados em ingressar na Casa de Coelho Neto, demonstra que a Academia continua viva na sociedade, despertando grande sentimento de amor pela nossa cultura e história. Além da chegava de novos imortais, foi aberta também eleição para a nova Diretoria para o biênio 2022/23. Tudo para ser votado durante o mês de agosto e setembro, quando será feita a apuração das eleições e o anúncio do resultado dos contemplados.

Particularmente hoje, me sinto mais feliz ainda. Pois foi justamente no dia 19 de agosto, quatro anos atrás, que tive a honra de tomar posse como membro efetivo desta casa, em uma solenidade marcante que só os eventos culturais realizados ali, tem essa magia indescritível. 

Reencontrar confrades que residem em outras cidades, amigos que estavam ansiosos pela minha posse, familiares igualmente orgulhosos e a sociedade em geral, sempre presente igual um sertanejo que aguarda uma chuva para beber durante a seca, se embebedando da cultura caxiense. 

Infelizmente, algumas pessoas queridas que estavam presentes naquela cerimonia não estão mais entre nós. Meus queridos confrades Carvalho Junior, que foi ‘iniciado’ junto comigo naquela solenidade de posse, o então Presidente da ACL, Raimundo Medeiros, o saudoso professor Jacques Inandy Medeiros e meu querido pai, Eziquio Barros Filho, que fez esforço para estar ali presente em um de seus últimos (senão último) evento público. De fato, foi um dia lindo e memorável.    

Tenho certeza que os novos pretendentes aguardam com a mesma ansiedade que eu naquela época. A surpresa e apreensão no abrir da urna para a contagem de votos até o anúncio de que aquela jornada acabou em sucesso. 

Desejo boa sorte a todos os candidatos a uma Cadeira na ACL e a nova Diretoria que irá assumir os trabalhos daqui para frente. 

Vivas à Academia!


Comentários


Colunas anteriores

Coelho Neto em caricaturas

Se Coelho Neto é o caxiense ilustre com mais registros fotográficos, é provavelmente o mais caricaturado, ilustrado e representado em desenhos nas mais diversas publicações de jornais e revistas. Gonçalves Dias, nosso querido poeta foi igualmente representado, mas isso após sua morte.  Coelho Neto é o que podemos considerar hoje uma celebridade em seu tempo, um “influencer” de sua época. Embora a fotografia...
Continuar lendo
Data:11/02/2022 21:28

A família de Coelho Neto

Coelho Neto e sua esposa Gaby.   “A família é o núcleo ou gérmen da sociedade. Nela é que se formam todas as virtudes e se amolda o caráter, que é a feição da alma.  É a oficina sagrada onde se prepara, entre o amor e o respeito dos pais e o exemplo dos antepassados, o futuro cidadão. O que se adquire na infância leva-se até a morte. Assim como o corpo se desenvolve na sua...
Continuar lendo
Data:05/02/2022 08:11

Coelho Neto em fotos

Sem dúvidas o nosso intelectual Coelho Neto é o caxiense ilustre mais fotografado de nossa história. Primeiro que o tempo em que ele viveu permitiu presenciar essa maravilha. Inventada em 1826 na França a fotografia chegou ao Brasil por volta de 1840, se tornando popular no final daquele século onde, além das tradicionais posses em perfil, registrava-se momentos de descontração entre familiares e amigos. Com a evolução dos...
Continuar lendo
Data:28/01/2022 11:45

PUBLICIDADE

Responsive image
© Copyright 2007-2019 Noca -
O portal da credibilidade
Este site é protegido pelo reCAPTCHA e pelo Google:
A Política de Privacidade e Termos de serviço são aplicados.
Criado por: Desenvolvido por:
Criado por: Desenvolvido por: