PUBLICIDADE

Responsive image

Jacinto Ferreira

Crônicas, Acontecimentos, Gente

Cadê a Empatia?


Não é fácil ter empatia pela dor alheia. Pra isso, temos que entender e trazer para dentro de si, o mandamento cristão que diz: "Amar ao próximo como a ti mesmo". E isso claro, é bem difícil! 

Como amar a vizinha fofoqueira, o colega de trabalho que nos tenta trapacear, o parente que nos oprime, o pseudo-amigo que nos suga em inveja, ou mesmo, aquela pessoa que simplesmente nosso santo resolveu não bater com o dela?! É barra! 

Se não conseguimos, acho que não vale a pena intoxicar nossos dias,  tentando forçadamente falsamente, imprimir um sentimento que em nós não encontra adubo, capaz de o fazer germinar. 

Peço perdão para em parte reduzir o mandamento cristão que mencionei, mas, vejo que se não conseguimos amar o outro como a nós mesmos, podemos ao menos praticar para com ele, à empatia!

Praticar a empatia é se pôr no lugar do outro, buscar entender o que lhe causa dor e o que o faz ser da forma que é.  Sempre há um motivo, e se há um motivo deve haver também um meandro de compreensão.

Um dia desses morreu um vizinho de rua; nem eu, nem minha mãe tínhamos contato algum com o mesmo, além de cordiais cumprimentações dadas ao acaso. E tal como sempre fez, minha mãe novamente me aconselhou a passar 7 dias corridos sem escutar música em casa, em respeito à dor da família enlutada. Isso é empatia, que por sua vez é civilidade, noção de humanidade, e claramente, valor cristão. 

Ela a cada dia é mais precisa, pois vivemos e sentimos na pele um mundo mal, onde a dor alheia é palco de uma platéia sedenta por mais atrocidades, e minguada generosidade. Onde o aplauso soa falso e a vaia, verdadeira.


Comentários


Colunas anteriores

Gente que Acontece: Caldos e Cia – muito mais além que Caldo de Kenga

O retorno do ‘Quadro Gente que Acontece’ vem quente, saboroso e convidativo. Tal qual, é a narrativa, que nesta edição, temos o prazer em trazer para a degustação noticiosa de nossos leitores.  Falamos aqui da ‘Caldos e Cia’, box situado no Complexo Turístico Mirante da Balaiada, que há exatos cinco anos, é um dos pontos de lanches mais bem conceituados em Caxias. Por detrás e na frente deste...
Continuar lendo
Data:19/10/2023 16:24

Ao Dial, minha reverência e homenagem

Próximo dia 25 é Dia do Rádio. Dessa invenção tão maravilhosa de Landell de Moura e Marconi (não quero polemizar, rsrs). Esse veículo sonoro que desde minha tenra idade foi meu mais onipresente companheiro.  Por ele – na verdade, pela falta dele – até perdi uma unha do pé, quando brincava com um tijolo e o figurava de rádio. Depois, eu tive vários. Todos do Paraguai. Custeados pelo suor de...
Continuar lendo
Data:20/09/2023 18:04

Gente que Acontece: além comércio, a propagação do bem através da Casa de Oxóssi

A Umbanda é uma lei sagrada. Sacramentada na fé de um povo que sabe que não anda só, que em seu caminho é protegido por espíritos de luz, e que como cantado em um de seus hinos mais populares, é ela uma religião sincrética que, vindo do reino de Oxalá, reverbera a filosofia da paz e do amor.  E é no pilar destes sentimentos, calcado numa fé energética, imã, altamente cativante e de persona...
Continuar lendo
Data:06/09/2023 17:18

PUBLICIDADE

Responsive image
© Copyright 2007-2019 Noca -
O portal da credibilidade
Este site é protegido pelo reCAPTCHA e pelo Google:
A Política de Privacidade e Termos de serviço são aplicados.
Criado por: Desenvolvido por:
Criado por: Desenvolvido por: