PUBLICIDADE

Responsive image

João Lopes

Diário da Princesa

Líderes da Balaiada representados no Memorial


Caxias foi palco de uma das maiores batalhas do período do Brasil Colonial, a Balaiada – considerada a maior revolução maranhense, ocorrida no período de 1838 a 1841. A revolta teve como líderes de maior expressão: Manuel Francisco Ferreira dos Anjos (O Balaio); Raimundo Gomes Vieira Jataí (O Cara Preta); Cosme Bento das Chagas (O Líder Negro), e; Lívio Lopes Castelo Branco e Silva.

No Memorial da Balaiada é possível ver representações destes personagens e conhecer um pouco de suas histórias. Abaixo, descrições levantadas pela Agência Assembleia.

O Balaio era branco, alto, filho de pobres agricultores, participou do exército dos independentes. Depois que este foi dissolvido, voltou a vida de roceiro e fabricante de balaios; vivia com a sua família à margem do Rio Mearim por onde passava a estrada que liga a Vila de Itapecuru Mirim a Chapadinha.

Caboclo fazendo balaio

O Cara Preta era chefe do grupo de vaqueiros que a 13 de dezembro de 1938 tomou de assalto a cadeia da Vila da Manga; era capataz do fazendeiro Inácio Mendes de Morais e Silva, vigário de Freguesia do Arari, no Baixo Mearim.  

Raimundo Gomes Vieira Jataí, conhecido popularmente como Cara Preta.

Já o Líder Negro, era natural da Vila de Sobral, Província do Ceará. Intitulava-se o ‘defensor da liberdade” e reuniu mais de 3 mil escravos para participarem da luta que chamava de ‘guerra da lei da liberdade republicana’.

Cosme Bento das Chagas, mais conhecido como Negro Cosme.

Lívio Lopes Castelo Branco e Silva era natural do Piauí, membro do partido liberal (Bem-te-vi). Liderava os oficiais e soldados desertores da Guarda Nacional, políticos e juízes de paz. Arregimentou m reforço rebelde de 800 homens para participar do cerco à Caxias, quando da sua ocupação em 1º de julho de 1839.

Lívio Lopes Castelo Branco e Silva


Comentários


Colunas anteriores

Projeto social “Pela Fé e Coragem” transforma vidas

Criado em dezembro de 2020 pela administradora Aurideia Assunção e o empresário e graduando em Direito Francisco Carlos, o projeto social “Pela Fé e Coragem” vem desenvolvendo um verdadeiro trabalho de formiguinha. Sem nenhum apoio financeiro dos poderes executivo e legislativo, o projeto se mantém através de doações da comunidade caxiense e apoiadores.  Mas, a cada dia chega mais longe, levando alimentos, roupas,...
Continuar lendo
Data:17/11/2021 15:18

Moradores da Vila São José com títulos de propriedades assegurados

Etapa final garantiu a entrega a todas as 662 famílias da Vila São José / Foto: Asscom Prefeitura Caxias Todos os moradores do bairro Vila São José, do Município de Caxias, já estão com os títulos de suas propriedades assegurados. Em ação realizada na última sexta-feira (5), mais 178 famílias foram beneficiadas na última etapa do Projeto Integra, iniciado pela Corregedoria Geral da...
Continuar lendo
Data:10/11/2021 11:35

Mensagem Final na Missa de 7º Dia de Arthur Almada Lima Filho

“ARTHUR TINHA MAIS OBRAS A INAUGURAR, MAIS LIVROS A ESCREVER, MAIS LUGARES PARA VISITAR, MAIS AMIGOS PARA REVER...” Irmãs e Irmãos em Cristo: Nem todas as pessoas aqui se conhecem, mas todos conhecemos uma pessoa -- ARTHUR ALMADA LIMA FILHO. Portanto, o Arthur, seja o Arthur desembargador do Tribunal de Justiça do Maranhão; o Arthur juiz de Direito, magistrado, promotor público, advogado; o Arthur professor, educador, reitor; o Arthur criador de...
Continuar lendo
Data:04/11/2021 09:54

PUBLICIDADE

Responsive image
© Copyright 2007-2019 Noca -
O portal da credibilidade
Este site é protegido pelo reCAPTCHA e pelo Google:
A Política de Privacidade e Termos de serviço são aplicados.
Criado por: Desenvolvido por:
Criado por: Desenvolvido por: