PUBLICIDADE

Responsive image

João Lopes

Diário da Princesa

Adesão do Maranhão à independência foi assinada há 198 anos em Caxias


Termo oficial de adesão do Maranhão à independência do país foi assinado no dia 7 de agosto de 1823, na Igreja da Matriz em Caxias.

O Maranhão era rico e tinha forte ligação com Portugal, por isso, resistiu até o último momento quanto a aderir à independência do Brasil em relação à Portugal. Foi preciso cercar São Luís por mar e ameaçar destruir a cidade para que o província se rendesse por completo. Isto foi no dia 28 de julho de 1823, há exatos 198 anos.

O motivo da resistência maranhense à época era por conta da elite que dominava o Maranhão. O grupo não aceitava as ordens vindas do Rio de Janeiro, capital do Brasil Imperial, por ter interesse em continuar com as relações com Portugal por conta das situações política e econômica.

O termo oficial de adesão do Maranhão à independência do país foi assinado no dia 7 de agosto de 1823, na cidade de Caxias, distante 368 km de São Luís. A solenidade foi na Igreja da Matriz.

Mais

Thomas Cochrane, escocês, foi quem chefiou a esquadra de guerra da Marinha Brasileira. Como ele venceu a batalha, entrou para a história também como o primeiro marquês do Maranhão.

“No Maranhão, a adesão só acontece no dia 28 de julho, na Bahia foi 2 de julho e no Pará, 15 de agosto. Isso mostra como tínhamos projetos diferentes no país naquele momento. No caso do Maranhão, os interesses quanto a exportação, a manutenção da escravidão e as relações políticas eram muito mais vinculados a Portugal do que aquela ideia nova de união com o Rio de Janeiro”, disse o historiador Marcelo Cheche Galves.

Segundo o historiador, as tropas militares do Império chegaram ao Maranhão após desembarcarem por Piauí e Ceará. Eles entram no Maranhão na região onde hoje é o município de São Bernardo. De lá foram até as lavouras de algodão, às margens do Rio Itapecuru. Esta incursão foi por volta do início de junho. A região do Itapecuru aderiu imediatamente à ideia defendida pelas tropas do Império. São José de Matões, em Caxias, foi o primeiro vilarejo a aceitar a imposição.

Em São Luís, depois da batalha que resultou na adesão de todo a província à ideia vinda do Rio de Janeiro, os movimentos de resistência não pararam e vários eventos como conflitos em via pública e arrombamentos de lojas, por exemplo, foram registrados até o fim do ano seguinte: 1824.

Com informações do G1 MA


Comentários


Colunas anteriores

Projeto social “Pela Fé e Coragem” transforma vidas

Criado em dezembro de 2020 pela administradora Aurideia Assunção e o empresário e graduando em Direito Francisco Carlos, o projeto social “Pela Fé e Coragem” vem desenvolvendo um verdadeiro trabalho de formiguinha. Sem nenhum apoio financeiro dos poderes executivo e legislativo, o projeto se mantém através de doações da comunidade caxiense e apoiadores.  Mas, a cada dia chega mais longe, levando alimentos, roupas,...
Continuar lendo
Data:17/11/2021 15:18

Moradores da Vila São José com títulos de propriedades assegurados

Etapa final garantiu a entrega a todas as 662 famílias da Vila São José / Foto: Asscom Prefeitura Caxias Todos os moradores do bairro Vila São José, do Município de Caxias, já estão com os títulos de suas propriedades assegurados. Em ação realizada na última sexta-feira (5), mais 178 famílias foram beneficiadas na última etapa do Projeto Integra, iniciado pela Corregedoria Geral da...
Continuar lendo
Data:10/11/2021 11:35

Mensagem Final na Missa de 7º Dia de Arthur Almada Lima Filho

“ARTHUR TINHA MAIS OBRAS A INAUGURAR, MAIS LIVROS A ESCREVER, MAIS LUGARES PARA VISITAR, MAIS AMIGOS PARA REVER...” Irmãs e Irmãos em Cristo: Nem todas as pessoas aqui se conhecem, mas todos conhecemos uma pessoa -- ARTHUR ALMADA LIMA FILHO. Portanto, o Arthur, seja o Arthur desembargador do Tribunal de Justiça do Maranhão; o Arthur juiz de Direito, magistrado, promotor público, advogado; o Arthur professor, educador, reitor; o Arthur criador de...
Continuar lendo
Data:04/11/2021 09:54

PUBLICIDADE

Responsive image
© Copyright 2007-2019 Noca -
O portal da credibilidade
Este site é protegido pelo reCAPTCHA e pelo Google:
A Política de Privacidade e Termos de serviço são aplicados.
Criado por: Desenvolvido por:
Criado por: Desenvolvido por: