PUBLICIDADE

Maranhão

São João digital vai celebrar a cultura, o turismo e gastronomia maranhense

De 23 a 26 de junho, o Sebrae Maranhão e a Secretaria de Turismo do Estado do Maranhão realizam evento digital para comemorar as festividades do período junino.

Por: Ascom/ Setur-MA | Data: 22/06/2020 08:22 - Atualizado em 22/06/2020 08:25
Compartilhar

Os festejos juninos chegaram. Uma das principais festas populares que tanto encanta pelos ritmos, apresentações envolventes e diversas riquezas festejadas em louvor a São João, nesse ano será diferente. Mesmo sem o calor presencial, do bumba-meu-boi atravessando o estado do Maranhão e a performance das coreiras com suas saias coloridas nos arraiais, o São João será comemorado, dessa vez “em casa”.

Uma iniciativa do Sebrae Maranhão e o Governo do Estado do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado de Turismo (Setur), vai permitir vivenciar os festejos juninos, a gastronomia e artesanato típicos característicos do período, por meio do São João Digital, que acontece de 23 a 26 de junho. A iniciativa conta uma programação especial de oficinas gastronômicas e de economia criativa, transmissões ao vivo, apresentações culturais, entre outras.

“O mês de junho é sempre muito especial, pois aprendemos a confraternizar por meio das manifestações culturais que fazem a história e reafirmam a identidade dos maranhenses. Infelizmente nesse ano não poderemos estar presencialmente próximos. É preciso manter acesa a chama do São João, da nossa cultura e faremos isso de forma variada e online para comemorarmos os festejos juninos em 2020. A crise vai embora, mas a beleza e o encanto do Maranhão ficam!” explica o secretário estadual de turismo, Catulé Júnior.

A proposta do São João Digital é levar aos turistas, agentes de viagens e o público em geral, uma vivência de São João diferente, a partir de experiências que remetam ao seu festejo e história, de forma única e cheio de diversidades.

O coordenador estadual de Turismo e Cultura do Sebrae no Maranhão, Luís Walter Muniz, destaca que o São João Digital surge como um momento único de inovar para sociedade e para os empreendedores, que também poderão aproveitar o momento para se capacitarem, com a programação de oficinas envolvendo a economia criativa, o turismo e a gastronomia.

“Nesse período junino, o Sebrae não poderia ficar de fora. E junto com a Secretaria de Turismo preparamos o São João Digital que vai ampliar o raio de ações e preparar nossos empreendedores e a sociedade em geral. Trata-se de um momento de integração do turismo, economia criativa, assim como a gastronomia. Aproveitem e acompanhem nossa programação, mesmo nesse distanciamento, estamos juntos”, frisa” Walter.

A programação e as lives podem ser acompanhadas pelas redes sociais do Sebrae Maranhão e perfil promocional da Setur, as inscrições para as oficinas na loja virtual https://loja.ma.sebrae.com.br/loja/ .

A transmissão online que fechará a programação semanal será transmitida nos instagrans @materradeencantos e @sebraemaranhão. Vamos descobrir as curiosidades e assistir às apresentações dos sotaques de bumba meu boi no dia 26 de junho, sexta-feira, às 19h.

CAPACITAÇÕES

Na programação de oficinas, o Sebrae preparou capacitações exclusivas voltadas para economia criativa e turismo. No dia 23 de junho, o Criativo de Moda e ludovicense, Manoel Mougeot, comanda a oficina Vitrine Virtual Junina. Na oficina, os empreendedores criativos receberão dicas e orientações dos cenários juninos para elaborarem sua vitrine virtual e alavancarem as vendas no período festivo de São João.

Outra atração que vai trabalhar fortemente a gastronomia são as oficinas comandadas pelo chef maranhense e descendente de libaneses, Júnior Ayoub. O chef vai compartilhar ensinamentos e orientações para elaboração de pratos tipicamente maranhenses, como a oficina de Cuxá com espetada de peixe pedra.

E para explorar as possibilidades artísticas desse período festivo, valorizando a cultura maranhense, a arquiteta urbanista e escritora maranhense, Rosiane Farias Bastos, comandará a oficina Aquarela Junina, no dia 25 de junho. Quem não sabe desenhar ou nunca pintou aquarela, vai ter a oportunidade de conhecer as técnicas e efeitos, utilizando materiais acessíveis para obter resultados satisfatórios.

As inscrições para as oficinas são gratuitas e estão sendo realizadas na loja virtual do Sebrae Maranhão (https://loja.ma.sebrae.com.br/loja/).

Programação das oficinas

23/06 – (terça-feira) – Oficina Vitrine Virtual Junina
Horário: 17h
Inscrições gratuitas através da Loja Virtual Sebrae Maranhão
Palestrante: Manoel Mougeot

24/06 – (quarta-feira) – Oficina Cuxá com espetada de peixe pedra
Horário: 17h
Inscrições gratuitas através da Loja Virtual Sebrae Maranhão
Palestrante: Junior Ayoub

25/06 – (quinta-feira) – Oficina Aquarela Junina
Horário: 17h
Inscrições gratuitas através da Loja Virtual Sebrae Maranhão
Palestrante: Rosiane Farias Bastos

26/06 – (sexta-feira) – Oficina Caldo de Tarioba com pão de Santo Antônio
Horário: 17h
Inscrições gratuitas através da Loja Virtual Sebrae Maranhão
Palestrante: Junior Ayoub

PUBLICIDADE

Veja Mais



Comentários

PUBLICIDADE

Responsive image
© Copyright 2007-2019 Noca -
O portal da credibilidade
Este site é protegido pelo reCAPTCHA e pelo Google:
A Política de Privacidade e Termos de serviço são aplicados.
Criado por: Desenvolvido por:
Criado por: Desenvolvido por: