PUBLICIDADE

Geral

Dia Nacional do Bumba-Meu-Boi é comemorado nesta terça-feira

Em 2020, projeto "Bumba Minha Casa" leva apresentação de grupos de boi ao público pela internet.

Por: Por G1 MA | Data: 30/06/2020 12:42 - Atualizado em 30/06/2020 12:46
Compartilhar

São João no Maranhão — Foto: Foto: Agência São Luís
São João no Maranhão — Foto: Foto: Agência São Luís

Neste dia 30 de Junho comemora-se o Dia Nacional do Bumba-Meu-Boi. Patrimônio Cultural do Brasil, a manifestação cultural que une em seus rituais o lúdico e o religioso, é uma das principais manifestações populares praticadas no País. O Bumba-Meu-Boi é também um importante símbolo da cultura do Maranhão, estando intimamente ligado à identidade de seu povo, mas pode ser encontrado em diversas partes do país.

O artesanato, os instrumentos musicais, o bordado do couro do Boi e da indumentária dos participantes representam a devoção a São João, São Pedro e São Marçal. Porém, embora esteja muito ligado à religiosidade católica, o Bumba-Meu-Boi também traz em suas coreografias muitos elementos de cultos afro-brasileiros.

Entenda o Boi

O folguedo mistura personagens humanos e animais fantásticos, que gira em torno da morte e ressurreição de um boi. A brincadeira do Boi conta, por meio de danças, músicas e vestimentas, a história de Pai Francisco e sua mulher, Mãe Catirina.

Na lenda encenada pelos participantes, Pai Francisco, trabalhador de uma fazenda, rouba a língua do boi para satisfazer os desejos de sua mulher Catirina, que estava grávida. O dono da fazenda encontra o boi doente e pede ajuda aos pajés para curar o animal. Depois de ver seu boi curado, o fazendeiro perdoa Pai Francisco e celebra a saúde do boi com uma grande festa.

Boi da Maioba é uma das atrações do Arraial da Maria Aragão — Foto: Divulgação/Governo do Maranhão
Boi da Maioba é uma das atrações do Arraial da Maria Aragão — Foto: Divulgação/Governo do Maranhão

Encontrado em todas as regiões brasileiras, o Bumba-Meu-Boi recebe diferentes nomes e contém características específicas conforme o estado onde é praticado. Bumba-meu-boi, Boi-bumbá, Boi Surubi, Boi Calemba, Boi-de-mamão, Boi Pintadinho, Boi Maiadinho, Boizinho, Boi Barroso, Boi Canário, Boi Jaraguá, Boi de Canastra, Boi de Fita, Boi Humaitá, Boi de Reis, Reis de Boi, Boi Araçá, Boi Pitanga, Boi Espaço e Boi de Jacá são algumas das nomenclaturas utilizadas pela brincadeira do boi nos estados.

Na região Norte, nos estados do Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia e Roraima, festeja-se o Boi-bumbá, durante o ciclo junino, assim como no Maranhão, onde é chamado de Bumba-meu-boi, Bumba-boi, Bumba ou simplesmente Boi. Em outros estados, o Bumba-Meu-Boi mantém a nomenclatura maranhense, mas o ciclo de festas é celebrado no período natalino.

O Bumba-Meu-Boi encontrado no Maranhão pode ser de Zabumba (o mais antigo), de Orquestra (originado do encontro do Boi de Zabumba com uma procissão, mescla tambores com instrumentos de sopro), da Ilha (criado em São Luís), da Baixada, de Cururupu ou de Costa de Mão. A divisão é feita por “sotaques”, que são os ritmos tocados no Bumba Meu Boi.

Como parte do reconhecimento da relevância do Bumba-Meu-Boi para cultura nacional, o Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), aprovou, em 2017, por unanimidade, a candidatura do Complexo Cultural Bumba-Meu-Boi do Maranhão para a Lista Representativa do Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade.

Boi de Morros é destaque da programação do São João do Maranhão — Foto: Flora Dolores / O Estado
Boi de Morros é destaque da programação do São João do Maranhão — Foto: Flora Dolores / O Estado

Bumba Minha Casa

A programação do São João do Maranhão vai poder ser acompanhada de um jeito diferente em 2020. Durante três noites, o projeto Bumba Minha Casa apresentará lives com atrações imperdíveis e tradicionais, com transmissão pela internet. A programação será apresentada pela influenciadora Thaynara OG e pelo radialista da Mirante FM, João Marcos.

A primeira live será realizada dia 29 de junho, com a live dos grupos Boi da Maioba, Boi de Axixá, Boi Barrica e a cantora Alcione.

Já a segunda noite de espetáculos acontecerá no dia 3 de julho e contará com o Show de Mano Borges, participação de Betto Pereira, César Nascimento e Erasmo Dibell, além do Boi de Nina Rodrigues e Boi de Santa Fé.

A terceira e última noite do Bumba Minha Casa será no dia 10 de julho e contará com apresentações do Boi de Maracanã, Boi de Morros e o show da banda Mesa de Bar.

PUBLICIDADE

Veja Mais



Comentários

PUBLICIDADE

Responsive image
© Copyright 2007-2019 Noca -
O portal da credibilidade
Este site é protegido pelo reCAPTCHA e pelo Google:
A Política de Privacidade e Termos de serviço são aplicados.
Criado por: Desenvolvido por:
Criado por: Desenvolvido por: