PUBLICIDADE

Caxias

Rede Municipal de Saúde conta com 75 leitos exclusivos para o enfrentamento à covid-19

Trabalho é desenvolvido respeitando os protocolos de saúde amparados em decisão coletiva pelo Comitê de Prevenção e Enfrentamento ao Novo Coronavírus.

Por: ASCOM/ Prefeitura de Caxias | Data: 27/07/2020 12:27 - Atualizado em 27/07/2020 12:29
Compartilhar

A Prefeitura de Caxias, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, coordenou a abertura de leitos de enfermaria e de Unidades de Terapia Intensiva (UTI) para o enfrentamento à covid-19. Ao todo, são 75 leitos destinados para o enfrentamento à doença. O trabalho é desenvolvido respeitando os protocolos de saúde amparados em decisão coletiva pelo Comitê de Prevenção e Enfrentamento ao Novo Coronavírus.

“Caxias é sede para a região e está preparada para receber pacientes de vários municípios. Nós temos uma demanda espontânea, além daquela que nos é referenciada por sermos macrorregião de saúde”, destaca Mônica Gomes, coordenadora de Planejamento da Secretaria Municipal de Saúde e integrante do comitê.

A UPA dispõe de uma UTI com 05 leitos, podendo expandir com segurança para seis leitos, e mais 20 leitos de enfermaria (leitos de retaguarda). O Centro Médico, hospital de campanha alugado pela prefeitura, funciona em plenas condições com 30 leitos de enfermaria e mais uma UTI com 10 leitos. Também foram abertos mais 10 leitos de UTI no Complexo Hospitalar Gentil Filho, elevando para 75 o número de leitos exclusivos para salvar as vidas dos caxienses acometidos pelo coronavírus.

“O que o comitê preconiza é que todas as medidas e ações, todos os protocolos, estão sendo mudados conforme a necessidade da rede. Nós pensávamos que não iríamos precisar dessa quantidade de leitos que temos instalados na rede”, lembra a coordenadora.

Mais

O objetivo da prefeitura é garantir que os sintomas precoces da covid-19 sejam tratados ainda na Unidade Básica de Saúde (UBS). “Nós temos a Atenção Primária dotada de 37 unidades básicas de saúde, nas quais trabalham 58 equipes de Saúde da Família. Nós temos 13 unidades que terão horário estendido; hoje temos cinco com horário estendido, e todas elas dispõem de kits para o tratamento precoce da covid-19. Todos os pacientes que necessitam já saem da UBS com seu kit. O maior objetivo do Comitê de Prevenção e Enfrentamento ao Novo Coronavírus é prevenir uma internação de pacientes em terapia intensiva. E todos os serviços estão sendo oferecidos próximo ao paciente na própria Unidade Básica de Saúde, que já dispõe de todas as condições para o tratamento precoce da covid-19”, explica Mônica Gomes.

PUBLICIDADE

Veja Mais



Comentários

PUBLICIDADE

Responsive image
© Copyright 2007-2019 Noca -
O portal da credibilidade
Este site é protegido pelo reCAPTCHA e pelo Google:
A Política de Privacidade e Termos de serviço são aplicados.
Criado por: Desenvolvido por:
Criado por: Desenvolvido por: