PUBLICIDADE

Turismo

Secretaria de Estado do Turismo assina acordo de cooperação com Ministério do Turismo de Cabo Verde

A expertise maranhense será usada para a criação de Observatório do Turismo no país.

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Turismo (Setur), assinou no final da tarde da segunda-feira (03), o Acordo de Cooperação Mútua celebrado com governo de Cabo Verde para cooperação técnica visando subsidiar a criação de Observatório do turismo no país.

O acordo tem vigência até 03 de agosto de 2021 e ratifica o reconhecimento mundial das atividades desenvolvidas pelo Observatório de Turismo do Estado do Maranhão. A parceria foi firmada com o Instituto do Turismo de Cabo Verde, órgão vinculado ao Ministério do Turismo e Transporte. A ação fortalece o trabalho que vem sendo colocado em prática na Setur, visando expandir seus modelos operacionais, além de estreitar laços com povos que tenham cultura e potencial turístico semelhantes.

Para o secretário de Estado de Turismo do Maranhão, Catulé Júnior, o Observatório do Turismo e as pesquisas de demanda turística são essenciais. “Os estudos fornecem análises estatísticas que são fundamentais para que o poder público consiga traçar estratégias de gestão e para que conheça melhor as necessidades dos turistas. Ficamos muito felizes em receber a carta de intenção encaminhada por Cabo Verde, a assinatura dessa parceria reforça o reconhecimento externo do investimento do Governo do Estado nas ações relacionadas ao Turismo”, diz o secretário.

Em sua fala, o administrador do Instituto do Turismo de Cabo Verde, Américo Lopes, agradeceu e afirmou o interesse de Cabo Verde em aprofundar as relações. “Tivemos uma pronta e positiva resposta da SETUR, que desde a primeira hora disponibilizaram em nos apoiar na criação do Observatório do Turismo, e que se materializa agora, através deste acordo de cooperação que acabamos de assinar. Aproveitamos uma vez mais, para agradecer a disponibilidade e a expertise nesta matéria e dizer que tudo faremos para honrar este compromisso, agora assumido, no sentido de materializar este nosso projeto”, disse.

A Supervisora de pesquisa do Observatório do turismo do Maranhão, Hanna Coelho destacou a importância do trabalho conjunto. ” Recebemos o contato de Cabo Verde em reconhecimento ao trabalho que o projeto vem realizando nos últimos meses para a criação de um Observatório do Turismo no local. O alcance dos resultados é reflexo de uma gestão estratégica otimizada e assertiva”, explicou.

Cooperação Técnica

Pelo Termo de Cooperação, cabe à Setur disponibilizar todas as informações referentes ao “Observatório do Turismo do Maranhão”, necessárias à criação do “Observatório de Turismo de Cabo Verde”, como: modelos de estatuto; modelos de projetos; planos estratégicos; modelos de questionários; softwares e ferramentas utilizadas; procedimentos metodológicos de recolhimento de informações da demanda; informações sobre o SISTUR (Sistema de cadastro das empresas e prestadores de serviços em turismo) e permitir que seus servidores se mobilizem para participar de reuniões e oficinas de trabalhos destinadas à consecução do objeto, de forma remota;

“Acerca do processo de elaboração do projeto, um plano colaborativo foi pensado para que as atividades sejam realizadas de forma simultânea através de ferramentas online. O Instituto receberá orientações sobre o planejamento estratégico do Observatório a ser criado, quais metodologias podem utilizar, como formalizar parcerias e desenvolver estudos e pesquisas”, explicou a supervisora de pesquisa do Observatório do Turismo do Maranhão, Hanna Coelho.

Os últimos oito meses o Observatório do Turismo do Maranhão desenvolveu um intenso trabalho para ampliar os resultados das pesquisas do turismo no Estado, onde as parcerias já existentes foram fortalecidas e novas estão no sendo desenvolvidas. A coordenação executiva criou em parceria com a SEATI o novo portal que possibilita aos visitantes o acesso direto a todos os boletins produzidos. As pesquisas acerca da demanda turística foram aperfeiçoadas e estudos de oferta consolidados.

Observatório do Turismo

O Observatório do Turismo do Maranhão é uma rede de dados e informações acerca do Turismo coordenado pela Secretaria de Estado do Turismo em parceria com diversas entidades como instituições de ensino, institutos de pesquisa, secretarias municipais e estaduais.

O Observatório é um instrumento de planejamento e gestão disponibilizando informações e dados sistematizados, que possam contribuir com o desenvolvimento turístico do estado. O objetivo das pesquisas de demandas realizadas é levantar o perfil do turista que vêm conhecer o Estado.

PUBLICIDADE

Veja Mais



Comentários

PUBLICIDADE

Responsive image
© Copyright 2007-2019 Noca -
O portal da credibilidade
Este site é protegido pelo reCAPTCHA e pelo Google:
A Política de Privacidade e Termos de serviço são aplicados.
Criado por: Desenvolvido por:
Criado por: Desenvolvido por: