PUBLICIDADE

Carta do Leitor

Como contribuir para a previdência social?

O técnico do Seguro Social José Vieira Chaves Júnior tira dúvidas de como contribuir para a previdência social.

Por: Direto da Redação | Data: 03/09/2020 11:29 - Atualizado em 03/09/2020 11:37
Compartilhar

Tem dúvidas sobre como contribuir para a previdência social? Nesse primeiro momento vou abordar apenas uma pequena parte desse assunto.

Gostaria de enfatizar que essa análise serve para quem contribui proporcional ao salário-mínimo. Então se você contribui acima disso teria que analisar o caso concreto.

DÚVIDA DE HOJE!!!!!

Sou autônomo e devo contribuir como Contribuinte Individual ou MEI? (vou deixar a categoria facultativa para um tópico a parte devidos suas peculiaridades)

MEI paga menos na teoria (5% sobre o valor do salário mínimo, mais R$ 1,00 ou R$ 5,00, dependendo da atividade que exerce), enquanto Contribuinte Individual paga 11% sobre o mínimo. 

Mais o que poucas pessoas se atentam é que nessa categoria de o contribuinte chamada MEI (Microempreendedor Individual), se você atrasar determinado mês fica em débito com a Receita Federal.

Já quem contribui como Contribuinte Individual desembolsa 11% do salário-mínimo, porém caso deixe de pagar alguns meses não é gerado débito perante a União, possibilitando com isso você intercalar contribuições.

Daí vem uma das vantagens desse contribuinte, pois depois que você já pagou as contribuições mínimas para adquirir a qualidade de segurado, estará apto a receber os diversos benefícios da previdência e para manter esse direito sempre ativo, basta você pagar pelo menos uma contribuição anual para a previdência.

Porém, é importante ressaltar que pensando em aposentaria, se você nunca pagou ou pagou muito pouco até agora, poderá ter que pagar mais que uma contribuição mensal. Com poucas exceções, nunca será necessário pagar todo mês como o MEI.

Para dar um exemplo, se um jovem de 18 anos começa hoje a contribuir para a previdência como CI (11% do salário-mínimo) e continua até a idade de 65 anos, que é o exigido pela nova legislação, ele vai ter contribuído por 564 meses quando se aposentar.

O grande desconhecimento das pessoas é não saber que só precisamos pagar 180 meses de contribuição para ter o mesmo direito a aposentaria no valor do mínimo. Então, se ele contribuir 4 meses no ano (dos 18 ao 64), quando ele chegar a mesma idade (65) terá o mesmo direito de quem contribuiu todos os meses (564) pagando apenas 188 contribuições.

DICA: No primeiro ano de contribuição contribua 12 meses seguidos e depois adote a pagamento intercalado, pois assim você já adquire qualidade de segurado para vários benefícios, como o auxílio-doença, logo no final do primeiro ano de contribuições.

PUBLICIDADE

Veja Mais



Comentários

PUBLICIDADE

Responsive image
© Copyright 2007-2019 Noca -
O portal da credibilidade
Este site é protegido pelo reCAPTCHA e pelo Google:
A Política de Privacidade e Termos de serviço são aplicados.
Criado por: Desenvolvido por:
Criado por: Desenvolvido por: