PUBLICIDADE

Maranhão

Caxias recebe II Seminário Anual de Fortalecimento dos Comitês de Bacias Hidrográficas

Objetivo do seminário é qualificar os comitês para sua atuação como órgãos do Sistema de Recursos Hídricos.

Por: Sema | Data: 23/10/2020 07:57 - Atualizado em 23/10/2020 07:59
Compartilhar

Fortalecer e qualificar os comitês para sua atuação como órgãos do Sistema de Recursos Hídricos é objetivo do II Seminário Anual de Fortalecimento dos Comitês de Bacias Hidrográficas do Estado do Maranhão. O evento, que aconteceu nessa quinta-feira (22) em Caxias, é uma realização Conselho Estadual de Recursos Hídricos (CONERH) e pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais (SEMA) e tem como uma das finalidades a descentralização das atividades do poder público  e a participação popular dos interessados em participar dos pré-comitês e comitês de bacias hidrográficas do Maranhão.

O objetivo do seminário é qualificar os comitês para sua atuação como órgãos do Sistema de Recursos Hídricos que tem, entre suas atribuições, o exercício direto dos princípios basilares da Política das águas maranhenses no que diz respeito à articulação interinstitucional, a gestão integrada e a defesa dos recursos hídricos.

De acordo com a Secretária Executiva do Conselho Estadual de Recursos Hídricos do Maranhão (CONERH), Ana Cristina Fontoura, é um momento ímpar para a gestão dos recursos hídricos do Maranhão, segundo ela “estamos na segunda edição do Seminário Anual de Fortalecimento dos Comitês de Bacias Hidrográficas, um seminário promovido pelo Conselho Estadual de recursos hídricos cuja presidência é da Secretaria de Meio Ambiente, no caso é do nosso Secretário de Diego Rolim. Então, neste segundo momento, fortalecendo os comitês, interagindo diálogo entre os diversos setores da sociedade em prol da gestão de recursos hídricos efetiva compartilhada e transparente”, afirmou.

Para Cláudio Alencar, conselheiro do CONERH e promotor de justiça de Defesa do Meio Ambiente (8? Promotoria Especializada) “a realização de eventos dessa natureza é de fundamental importância para integração da sociedade civil diretamente não só por representantes, o conselho já é um organismo que exerce o controle externo da política pública mas se aproximar do cidadão ouvir seus reclamos e assim tornar muito mais viável a sua atuação”, pontuou.

Já segundo Ozenildo Correia, conselheiro do CONERH e Presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica  do Rio Munim, enfatizou a importância do seminário para o fortalecimento e capacitação dos interessado em participar dos comitês de bacias hidrográficas, de acordo com Ozenildo, “é importante porque os comitês se reúnem dentro de um seminário para tratar da conjuntura atual, tratar do que está sendo feito em cada comitê e, juntamente, construir um plano estadual para que os comitês possam ser fortalecidos”, concluiu.

PUBLICIDADE

Veja Mais



Comentários

PUBLICIDADE

Responsive image
© Copyright 2007-2019 Noca -
O portal da credibilidade
Este site é protegido pelo reCAPTCHA e pelo Google:
A Política de Privacidade e Termos de serviço são aplicados.
Criado por: Desenvolvido por:
Criado por: Desenvolvido por: