PUBLICIDADE

Educação

IFMA Caxias oferta 142 vagas para graduados e transferidos

Inscrições seguem até 04 de dezembro. Vagas são para os cursos Ciências Biológicas, Ciência da Computação, Matemática, Química e Zootecnia.

O Instituto Federal do Maranhão (IFMA) Campus Caxias está com inscrições abertas para admissão de graduados e transferências interna e externa para o segundo semestre de 2020. Ao todo, são ofertadas 142 vagas, sendo 40 para licenciatura em Ciências Biológicas, 25 para licenciatura em Matemática, 44 para licenciatura em Química, 13 para bacharelado em Ciência da Computação e 20 para bacharelado em Zootecnia.

As inscrições são gratuitas e seguem até o dia 04 de dezembro, via formulário eletrônico, disponível no menu Editais no site do Campus. No ato da inscrição, o candidato deverá informar todos os dados solicitados e anexar os documentos em formato PDF conforme a categoria em que deseja ingressar na Instituição. 

Ainda na inscrição, o candidato deve optar por qual categoria das vagas residuais pretende ingressar: graduados, transferência externa ou transferência interna. Podem concorrer às vagas de graduados os candidatos que possuem diploma de curso superior registrado pelo órgão competente. Já para as vagas de transferência externa, dentre outros requisitos, o interessado deve estar regularmente matriculado ou com matrícula trancada em outra Instituição de Ensino Superior. Ele deve estar cursando a partir do segundo período e não pode estar no último período ou ano letivo do curso. Por fim, as vagas para transferência interna devem ser ocupadas por estudantes do IFMA que desejam mudar de curso ou Campi, desde que tenham condições de integralizar o currículo pleno do curso no prazo máximo estabelecido pela legislação.

Para as categorias de transferências interna ou externa, o candidato deve observar se o curso de origem tem afinidade com a graduação ofertada pelo Campus Caxias – essa relação consta no Anexo II do Edital de Abertura. Vale destacar que ao candidato graduado não será exigida afinidade entre o curso que já possui e o pretendido.

A seleção

A seleção será realizada em duas etapas. A primeira tomará como base o índice de rendimento acadêmico do candidato, constante no Histórico Escolar. Ao candidato graduado será aplicada a média global obtida em todo o curso; já para candidato por transferência, será analisada a média global ao longo do curso. A segunda etapa consiste na análise de currículo, de acordo com as normas de aproveitamento de estudos, e obedecerá aos critérios de: a) menor número de componentes curriculares para a integralização curricular; b) aproveitamento da maior carga horária cursada; e c) maior idade.

A previsão é que o resultado seja divulgado no dia 18 de dezembro. Os candidatos aprovados realizarão suas matrículas entre os dias 05 e 15 de janeiro de 2021, no Departamento de Registro e Controle Acadêmico (DRCA). Para efetuar a matrícula, o candidato deverá realizar agendamento na página Registro Acadêmico, no site do Campus Caxias, conforme definido no edital.

Para mais informações sobre a seleção, acesse a página do processo seletivo. Informações sobre os cursos superiores ofertados no Campus Caxias podem ser obtidas na página de cursos.

PUBLICIDADE

Veja Mais



Comentários

PUBLICIDADE

Responsive image
© Copyright 2007-2019 Noca -
O portal da credibilidade
Este site é protegido pelo reCAPTCHA e pelo Google:
A Política de Privacidade e Termos de serviço são aplicados.
Criado por: Desenvolvido por:
Criado por: Desenvolvido por: