PUBLICIDADE

Política

Governo do MA afirma que comprará doses de vacina contra a Covid-19, caso Plano Nacional seja descumprido

De acordo com o secretário de Saúde Carlos Lula, a perspectiva para o início da vacinação deve começar em janeiro.

Por: G1 MA | Data: 18/12/2020 17:13 - Atualizado em 18/12/2020 17:14
Compartilhar

Governador Flávio Dino durante entrevista coletiva nesta sexta-feira (18) — Foto: Reprodução
Governador Flávio Dino durante entrevista coletiva nesta sexta-feira (18) — Foto: Reprodução

Em entrevista coletiva nesta sexta (18), o secretário de Saúde, Carlos Lula, afirma que o Brasil perdeu tempo na corrida da imunização contra a Covid-19, visto que países da Europa e da América do Norte tentaram comprar várias vacinas, enquanto o Brasil apostou somente em uma.

“O Brasil apostou em uma única vacina e agora estamos tentando consertar esse erro, outros países já começaram o processo de imunização e cabe a gente correr atrás do prejuízo’’, diz o secretário Carlos Lula. 

Ainda de acordo com o secretário, a perspectiva para o início da vacinação deve começar em janeiro, mas depende do Ministério da Saúde, que apostou na vacina AstraZeneca, produzida em parceria com a universidade de Oxford. No Brasil, a vacina vai ser produzida por meio da FioCruz, que poderá produzir cerca de 1 milhão de doses por dia.

Segundo o secretário, em paralelo ao Ministério da Saúde, existe o estado de São Paulo, que conseguiu essa capacidade de produção com o Butantan, maior fornecedor de vacinas do Ministério da Saúde. Entretanto, o maior impasse dos problemas do Plano Nacional de Imunização, de acordo com Carlos Lula, é o plano que o Ministério da Saúde apresentou perante o Supremo Tribunal Federal (STF), que foi muito criticado durante a semana e na quarta-feira (16), o governo federal apresentou uma nova versão do projeto melhorado.

Nesta semana, o secretário Carlos Lula esteve em visita em São Paulo, onde assinou um memorando reafirmando a intenção do estado em adquirir a CoronaVac, imunizante desenvolvido pelo laboratório chinês Sinovac em parceria com o Instituto Butantan.

Plano B

O Maranhão ingressou no STF, com um pedido de compras de doses de vacinas, caso a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) não autorize em até 72 horas, após o registro internacional. Com isso, o STF autorizou o estado do Maranhão a comprar vacinas aprovadas pela Anvisa ou que tenham sido registradas e liberadas por uma das quatro autoridades sanitárias citadas em lei federal assinada em fevereiro passado: dos Estados Unidos, da União Europeia, da China ou do Japão.

“O plano aponta quem é prioridade na vacinação, e o ministro Pazuello já sinalizou que poderá utilizar a vacina do Butantan no PNI. Assim o Brasil terá condições efetivas de começar a vacinação em janeiro. Agora, depende do Ministério da Saúde, que poderá comprar toda a produção do Butantan, que junto com a da FioCruz poderá vacinar todo o país”, enfatizou Carlos Lula. 

Ao G1 Maranhão, o secretário já havia afirmado que não descartava a possibilidade do estado aderir a outro plano de vacinação a parte, mesmo com o Plano Nacional de Vacinação da Covid--19, ter sido anunciado pelo Ministério da Saúde, no início do mês.

Ainda durante a coletiva de imprensa, o governador Flávio Dino (PCdoB) fez um balanço atual da covid-19 no estado, afirmando que o Maranhão tem uma das menores taxas de letalidade em relação ao vírus no Brasil.

Segundo Flávio Dino, ainda que de modo tênue, existe uma tendência de crescimento de casos do coronavírus no Brasil inteiro, o país todo está vivendo um quadro de expansão do vírus. Ainda de acordo com o governador, isto ainda não impactou na taxa de ocupação hospitalar do Maranhão, pois o estado possui taxa de ocupação segura.

“Se até meados de janeiro, o governo federal não apontar uma data pra iniciar a vacinação, não apontar os meios necessários pra gente começar a vacinar, o Maranhão vai atrás de conseguir efetivamente imunizar sua população. Nessa semana assinei um memorando com o Butantan, para a compra de vacinas pelo Maranhão”, explicou Flávio Dino.

PUBLICIDADE

Veja Mais



Comentários

PUBLICIDADE

Responsive image
© Copyright 2007-2019 Noca -
O portal da credibilidade
Este site é protegido pelo reCAPTCHA e pelo Google:
A Política de Privacidade e Termos de serviço são aplicados.
Criado por: Desenvolvido por:
Criado por: Desenvolvido por: