PUBLICIDADE

Cultura

Youtube: Museu do Pontal mostra Folia de Reis no Rio de Janeiro e em Caxias

Evento aberto e gratuito acontecerá nesta segunda (18), às 17h, no canal do Museu no Youtube e contará com a presença de pesquisadores e foliões.

Por: Jornal do Brasil | Data: 18/01/2021 16:44 - Atualizado em 18/01/2021 16:47
Compartilhar

Foto: reprodução do Facebook
Folia de Reis Penitentes do Santa MartaCredit Foto: reprodução do Facebook

O Museu do Pontal retoma suas lives de arte e cultura popular com uma celebração: a jornada da Folia de Reis na cidade do Rio de Janeiro e em Caxias, no Maranhão. O evento aberto e gratuito acontecerá nesta segunda (18), às 17h, no canal do Museu no Youtube e contará com a presença de pesquisadores e foliões. 

"Estamos muito felizes com o convite do Museu em levar nossa jornada para a internet. Tivemos um ano muito difícil, perdemos nosso mestre Riquinho há poucos meses, e devemos a ele a continuidade da nossa Folia, mesmo com a pandemia." comenta Juninho, mestre palhaço da Folia de Reis Penitentes do Santa Marta, Rio de Janeiro.

O objetivo do Museu é usar seu espaço como instituição para trazer ao debate a riqueza e a diversidade do país. A live abre um calendário anual de eventos sobre as manifestações culturais e tradições populares de cada região do Brasil.

Com mediação de Cecilia Einsfeld, coordenadora do Programa Educacional do Museu do Pontal, os convidados para a conversa sobre a Folia de Reis são Juninho, mestre palhaço da folia de Reis Penitentes do Santa Marta há 35 anos, parte da terceira geração de reizeiros da favela Santa Marta, Rio de Janeiro, em Botafogo e um dos diretores da Afrerj (Associação das Folias de Reis da Cidade do Rio de Janeiro); Daniel Bitter, professor do departamento de antropologia da UFF, folião de reis e rabequeiro; Jandir Gonçalves, maranhense e pesquisador de cultura popular, e Sebastião Chinês, fundador e presidente do Reisado Encanto da Terra no povoado de Jussara, em Caxias (MA), e também agricultor, músico e artesão.

Esse projeto foi contemplado pelo Edital Fomento a Todas as Artes, da Secretaria Municipal de Cultura do Rio de Janeiro com recursos da Lei Aldir Blanc do Governo Federal, conta com o patrocínio da Vale, do Itaú e do BNDES por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. 

PROGRAMACAO: Dia 18/01, segunda-feira, as 17h / canal do Museu no Youtube / Live "Folia de Reis: na cidade do Rio e no Maranhão" com Juninho, Daniel Bitter, Jandir Gonçalves e Sebastião Chinês.

PUBLICIDADE

Veja Mais



Comentários

PUBLICIDADE

Responsive image
© Copyright 2007-2019 Noca -
O portal da credibilidade
Este site é protegido pelo reCAPTCHA e pelo Google:
A Política de Privacidade e Termos de serviço são aplicados.
Criado por: Desenvolvido por:
Criado por: Desenvolvido por: