PUBLICIDADE

Geral

Acidentes com quebra de postes da rede elétrica diminuem na Região dos Cocais

Equatorial Maranhão alerta para o perigo.

Por: Assessoria de Imprensa da Equatorial Maranhão | Data: 19/01/2021 18:20 - Atualizado em 19/01/2021 18:23
Compartilhar

As ocorrências de acidentes com quebra de postes da rede de energia elétrica são comuns na mídia. Situações como essas afetam não só o condutor e ocupantes do veículo, como também as unidades consumidoras próximas ao local do incidente, que têm o fornecimento de energia interrompido, além das complicações para motoristas que precisam trafegar e o trânsito acaba ficando complicado na localidade do acidente.

Em 2020, por conta do isolamento social, registros da Equatorial Maranhão mostram que o número de ocorrências diminuiu em relação a 2019. Ano passado foram registradas 1.525 em todo o estado, enquanto em 2019, a empresa teve o registro de 2.242 ocorrências de acidentes. Vale ressaltar que esses dados são referentes aos acidentes que envolvem apenas os postes da rede de distribuição de energia elétrica. Sobre postes de iluminação pública é necessário consultar dados da Prefeitura.

“Os transtornos causados por esse tipo de acidente são grandes, principalmente o desconforto pela falta da energia elétrica, sobretudo em áreas onde tem imóveis que prestam serviços essenciais, como postos de saúde, delegacias, clínicas, lotéricas e para as pessoas que moram na área desse acidente. Além disso, o dinheiro/recurso utilizado para repor o poste e os componentes danificados, poderia ser utilizado para ampliar as ações de melhoria da qualidade de energia fornecida para as cidades maranhenses, ” destaca Stephanie Machado, Executiva de Operações da Equatorial Maranhão.  

De acordo com os órgãos de trânsito, estes acidentes geralmente ocorrem durante a madrugada ou finais de semana e são provocados por excesso de velocidade, estado de embriaguez, sonolência do condutor ou falhas mecânicas por falta de manutenção dos veículos.

Para que o número de acidentes não cresça, o esforço de prevenção deve partir principalmente dos condutores de veículos. Respeitar os limites de velocidade, não dirigir sob efeito de bebida alcóolica e não utilizar o celular ao volante são regras que, quando cumpridas, resguardam a vida do motorista, dos passageiros e da população de modo geral.

Confira os números de acidentes com quebra de postes de alguns municípios da Região Leste do Maranhão:

ANO

ESTADO DO MARANHÃO

CAXIAS

CHAPADINHA

CODÓ

TIMON

2019

2.242 ocorrências

 

25 ocorrências

19

ocorrências

24 ocorrências

30 

ocorrências

2020

1.525 ocorrências

 

14 ocorrências

08

ocorrências

24 ocorrências

11

ocorrências

O que fazer quando acontece um acidente com quebra de poste?

Em caso de ocorrências dessa natureza, a Equatorial Maranhão ressalta que a população entre em contato por meio da Central 116 e informe o local com ponto de referência, e que ligue também para o SAMU (192). A orientação é que as pessoas não se aproximem de fios e cabos e que não toquem em pessoas ou objetos que estejam em contato com a rede elétrica. Nos casos em que a estrutura do poste caia sobre o carro, a orientação é que a vítima não saia de dentro do veículo até a chegada das equipes da Equatorial, que irão isolar a área e desligar a energia com segurança para todos.

PUBLICIDADE

Veja Mais



Comentários

PUBLICIDADE

Responsive image
© Copyright 2007-2019 Noca -
O portal da credibilidade
Este site é protegido pelo reCAPTCHA e pelo Google:
A Política de Privacidade e Termos de serviço são aplicados.
Criado por: Desenvolvido por:
Criado por: Desenvolvido por: